Astronomia e Ciências Espaciais 2023



vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Um cometa para os próximos dias...

https://visao.sapo.pt/visaojunior/2023-01-16-queres-ver-um-cometa-verde-que-os-neandartais-tambem-viram/

Onde procurar C/2022 E3 (ZTF)?​

“A partir do dia 20, passa a ver-se logo ao anoitecer e nunca passa abaixo do horizonte; entre os dias 27 e 31 passa na constelação da Ursa Menor”, aponta o astrónomo Ricardo Cardoso Reis, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

1 de fevereiro será o dia em que o cometa estará mais próximo da Terra, a 42,5 milhões de quilómetros de distância – chama-se a isto o perigeu – e será nessa altura que, em princípio, estará mais brilhante.


“Estará na constelação da Girafa (Camelopardalis), que infelizmente não tem nenhuma estrela particularmente brilhante, pelo que se não tiver brilho suficiente para ser visto a olho nu, será difícil de encontrar”, explica o astrónomo.

A 6 de fevereiro, apesar de já não estar tão brilhante, talvez o consigas encontrar com mais facilidade. “Por volta das 9 da noite, o cometa está praticamente no zénite (ponto do céu “por cima das nossas cabeças”), e a cerca de 2 graus da estrela Capella, na constelação do Cocheiro, uma das mais brilhantes do céu à noite”, acrescenta.

Se não estás muito a par de constelações e astronomia, aconselhamos-te a procurar mais informações sobre a sua localização na Wikipédia, que disponibiliza um mapa entre dia 14 e 16 de fevereiro.

Se o tempo ajudar e a luz lunar não incomodar, é possível que o possas observar com uns binóculos ou mesmo a olho nu. A questão é saber se o C/2022 E3 (ZTF) irá manter o seu brilho durante o percurso."
Noticia Visão
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
1674305496812.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Registo da queda de um meteorito ontem, desde a Via do Infante:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

A novidade é que já se sabia exactamente a hora e o local de entrada, de tal forma que foi possível a observadores posicionarem-se e prepararem-se para o registo de imagens.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Não encontrei melhor tópico para postar isto, por isso fica aqui.

Desde os anos 2000 que vários cientistas apontavam a possível existência de uma estrutura dentro do núcleo interior da Terra, e as evidências continuam a crescer, essa estrutura terá entre 300Km a 600km, desconhece-se a composição, mas poderá ser composta de ferro puro.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estou em querer que existe por aí um alinhamento de planetas estes dias...

No dia 1, às 19:14:28 estavam Júpiter e Vénus bem juntos ao crepúsculo na constelação de Piscis, terá sido a menor distância aparente entre ambos por estes dias: cerca de 27', ou seja menos do que o diâmetro aparente da Lua.

Sem recursos fotográficos de jeito à mão, apenas registei isto:

Y6dNyCO.jpg


Marte também se vê ao crepúsculo, anda pela constelação de Taurus; Urano em Aries mas obviamente invisível a olho nu em ambiente urbano.

Saturno e Mercúrio muito perto do Sol, em Aquarius, mergulhados no raiar do dia e praticamente invisíveis, e também juntinhos (menos de 1º)!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima

Nos primeiros dias desta semana foram visíveis auroras boreais em lugares onde estas não são muito comuns, como em França e no Reino Unido.

A minha irmã vive em Helsínquia e conseguiu ver a aurora pela primeira vez. Segundo ela mesmo dentro da cidade e apesar da intensa poluição luminosa a aurora boreal foi bem visível. :)
 
Última edição: