Astronomia - Observar o céu

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na sequência do novo telescópio do Flaviense21 e do mapa do céu do Rogpacheco, recomendo este site: (a quem não conheça)

http://www.heavens-above.com/

Após selecionarmos a nossa localização (Select your location), temos acesso a um mapa do céu (Whole sky chart) em tempo real, bem como informação detalhada sobre planetas, cometas ou até passagens de satélites, etc,etc.

Às vezes costumo utilizar este site para ver as passagens favoráveis da ISS (Estação Espacial internacional ) por vezes com passagens espectaculares visiveis a olho nu (quando a magnitude/brilho é inferior a -2) e impressionar os amigos :) que ficam em choque ao avisá-los antecipadamente da passagem lenta duma estranha "estrela" a determinada hora exacta hehe ;)

Se tiverem mais link's úteis para observar o céu, coloquem aqui.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Na sequência do novo telescópio do Flaviense21 e do mapa do céu do Rogpacheco, recomendo este site: (a quem não conheça)

http://www.heavens-above.com/

Após selecionarmos a nossa localização (Select your location), temos acesso a um mapa do céu (Whole sky chart) em tempo real, bem como informação detalhada sobre planetas, cometas ou até passagens de satélites, etc,etc.

Às vezes costumo utilizar este site para ver as passagens favoráveis da ISS (Estação Espacial internacional ) por vezes com passagens espectaculares visiveis a olho nu (quando a magnitude/brilho é inferior a -2) e impressionar os amigos :) que ficam em choque ao avisá-los antecipadamente da passagem lenta duma estranha "estrela" a determinada hora exacta hehe ;)

Se tiverem mais link's úteis para observar o céu, coloquem aqui.

Mas bom é ver um flare iridium, então se for mag. -8, os desprevenidos ainda pensam que é um ovni:lol: já mostrei alguns a amigos e conhecidos que não acreditavam ser possivel ver satélites ficaram de boca aberta:lol:

Qto à ISS, penso que as mag. estam incorretas, as passagens mais favoráveis que permitem ver de um lado ao outro do céu, colocam a ISS com mag. no máximo de até -1, embora na realidade possa chegar até -3.

Já agora que tipo de telescópio utilizam?
Tenho um reflector de 150mm de abertura.
Embora o fiel amigo das noites seja mais os binóculos, e então para observações mais detalhadas utilizo o telescop.
 
M

Membro excluído 274

Olá amigos! Estou com algumas dificuldades em usar o bicho! O tempo também não tem ajudado, e para encontrar as estrelas é uma carga de trabalhos... A lua é linda! Por isso agradeço todas as dicas que me puderem facultar!

PS: Outra funcionalidade interessante é espreitar para dentro das casas das vizinhas!:lmao: Aliás modalidade extremamente interessante! :lol:
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Eu possuo um pequeno telescópio refractor (Galilei), que adquiri enquanto estudante, mas nunca lhe dei o devido uso... :( Além de ter uma posição de observação terrivelmente incómoda (principalmente se o objecto a observar estiver demasiado alto no firmamento ), não possui também um mecanismo de rotação, pelo que eu, se focar a lua e for chamar a minha esposa para a vir observar, quando ela espreitar, a lua já foi....:angry:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Tantos que gostam de astronomia por cá... e então como fazem as vossas observações?

Flaviense21 disse:
Olá amigos! Estou com algumas dificuldades em usar o bicho! O tempo também não tem ajudado, e para encontrar as estrelas é uma carga de trabalhos... A lua é linda! Por isso agradeço todas as dicas que me puderem facultar!

PS: Outra funcionalidade interessante é espreitar para dentro das casas das vizinhas! Aliás modalidade extremamente interessante!
Ainda não colocaste cá fotos do bicho, então?:D Tem cuidado não vá os maridos das vizinhas te porem a ver estrelas:brucelee: :lol:

Zoelae13 disse:
Eu possuo um pequeno telescópio refractor (Galilei), que adquiri enquanto estudante, mas nunca lhe dei o devido uso... Além de ter uma posição de observação terrivelmente incómoda (principalmente se o objecto a observar estiver demasiado alto no firmamento ), não possui também um mecanismo de rotação, pelo que eu, se focar a lua e for chamar a minha esposa para a vir observar, quando ela espreitar, a lua já foi....
Os refractores são exelentes telescópios com boa qualidade de imagem quando comparados com igual abertura dos refletores... mas são bem mais caros. Por vezes são esses pequenos pormenores de mobilidade de de uzo confortável que nos faz desanimar do seu uso.. tenta utilizar outro tripé, pode ser que resulte...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Tantos que gostam de astronomia por cá... e então como fazem as vossas observações?


Ainda não colocaste cá fotos do bicho, então?:D Tem cuidado não vá os maridos das vizinhas te porem a ver estrelas:brucelee: :lol:


Os refractores são exelentes telescópios com boa qualidade de imagem quando comparados com igual abertura dos refletores... mas são bem mais caros. Por vezes são esses pequenos pormenores de mobilidade de de uzo confortável que nos faz desanimar do seu uso.. tenta utilizar outro tripé, pode ser que resulte...


Pois eu afastei-me muito da observação astronómica com o passar dos anos... fruto da poluição luminosa.
Cá em Melgaço é o exemplo típico de poluição luminosa e os estragos que esta provoca nas observações. Lembro-me perfeitamente que no início da década de 90 conseguia observar a via láctea do meu quintal. Agora só se conseguem ver estrelas de magnitude 3 :sad:
Devia ser obrigatória desligar as luzes dos monumentos/edifícios públicos a partir das 00h. Cá em Melgaço são sem dúvida os que mais contribuem para a poluição luminosa, esses potentes focos virados para cima a iluminar paredes e muralhas são terríveis!