Athens to experience 50°C during the summer/ Greek Ministry of Climate Change

Estado
Fechado para novas mensagens.

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Oi André entendo o teu ponto de vista...mas essa discussão é mt subjectiva e pode ser facilmente questionavel...mas para mim é muito mais importante verificar que as cidades portuguesas mais amenas nenhuma delas encontra-se sequer no top 20 das cidades mais amenas de toda Europa e isso para mim é um dado muito mas muito relevante.... agora quem em zonas inahabitadas em tese se possa especular que possa fazer essas tais temperaturas extremas isso já entramos num campo muito especulativo.
Agora o que eu digo é verdade a nossa cidade mais amena Faro não é sequer das cidades mais amenas da europa...isso para mim dá que pensar....

Há cidades mais quentes que Faro ( Funchal, por exemplo), que até é amena e duvido que haja muita cidade na Europa com a amenidade de Faro ( digo relativamente a variações grandes de temperatura). Mas isso climaticamente é irrelevante, pois Faro ocupa uma área minúscula em Portugal ( e mesmo que se ponha todas as cidades juntas!).
Sendo assim, quem lhe disse que esses artigos são baseados em especulações?
Acha que os cientistas publicam sempre artigos baseados em especulações?
Muitos desses dados foram tirados de abrigos meteorológicos que fazem medições nos locais e não de contas feitas ao acaso, não sabia?
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Faro é das cidades mais amenas da Europa, disso não duvido. Tem uma média anual de 17.5ºC, mas a média anual não diz tudo, pois Faro tem um Inverno quentinho se compararmos com o Inverno de Atenas, Roma, Barcelona, Ibiza, etc. Em Janeiro, o mês mais frio do ano, a máxima média supera os 16ºC e a mínima média supera os 7ºC na estação do Aeroporto, ora suponho que na cidade estes valores sejam superiores devido ao efeito «ilha urbana». Com um Inverno tão ameno na Europa Continental só Almeria, por exemplo. Já no Verão Faro não é tão quente quanto Atenas, Nicosia ou Sevilha, máxima média a rondar os 29ºC em Julho e Agosto, mínima média pouco acima dos 18ºC.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Há cidades mais quentes que Faro ( Funchal, por exemplo), que até é amena e duvido que haja muita cidade na Europa com a amenidade de Faro ( digo relativamente a variações grandes de temperatura). Mas isso climaticamente é irrelevante, pois Faro ocupa uma área minúscula em Portugal ( e mesmo que se ponha todas as cidades juntas!).
Sendo assim, quem lhe disse que esses artigos são baseados em especulações?
Acha que os cientistas publicam sempre artigos baseados em especulações?
Muitos desses dados foram tirados de abrigos meteorológicos que fazem medições nos locais e não de contas feitas ao acaso, não sabia?

Oi Belem tudo bem espero que a Pascoa lhe tenha corrido bem...apesar de ter sido uma pascoa molhada para mal dos pecados dos defensores do aquecimento de Portugal a deserto semi-arido,falando em semi-aridez não sei se ja la esteve mas aconselhava a ir a ilha de Tenerife principalmente na região sul para ver o que é realmente uma paisagem semi-arida praticamente impossivel em todo o territorio Nacional mesmo nesses Vales que voce fala escondidos não sei a onde que neste momento devem estar bem verdejantes....
Mas adiante não me confunda Belem... a pouco dizia ao Ferreiro que o Arquipelago da Madeira e da Canarias não estavam geograficamente em territorio Europeu penso que isso seja consensual, pois ate seria injusto falarmos da Madeira os espanhois das Canarias para dizerem ou dizermos que temos as cidades mais amenas da Europa quando na verdade ambos os arquipelagos encontram-se em territorio africano estando em Latitudes identicas ao Sul de Marrocos e á Mauritania ok? portanto excluou por completo a Madeira e as Canarias nesta analise pois não seria intelectualmente correcto da minha parte seria uma batotice intelectual....
cidades mais amenas que Faro a nivel de temperatura media anual???? zona sem expressão??' o quê todo o Algarve???? ok Mourão ou almodovar ou Vila Real Santo Antonio possam ter eventualmente valores de temperatura anual superiores a Faro.... mas contam-se pelos dedos por outro lado apresento-lhe centenas de cidades portuguesas mais frescas que Faro.... portanto não me confunda Belem a mim e aos Utilizadores deste forum....

cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Faro é das cidades mais amenas da Europa, disso não duvido. Tem uma média anual de 17.5ºC, mas a média anual não diz tudo, pois Faro tem um Inverno quentinho se compararmos com o Inverno de Atenas, Roma, Barcelona, Ibiza, etc. Em Janeiro, o mês mais frio do ano, a máxima média supera os 16ºC e a mínima média supera os 7ºC na estação do Aeroporto, ora suponho que na cidade estes valores sejam superiores devido ao efeito «ilha urbana». Com um Inverno tão ameno na Europa Continental só Almeria, por exemplo. Já no Verão Faro não é tão quente quanto Atenas, Nicosia ou Sevilha, máxima média a rondar os 29ºC em Julho e Agosto, mínima média pouco acima dos 18ºC.

é das mais amenas mas não entra no top 10 nem 20 das mais amenas sejamos rigorosos e falo a nivel de temperatura media anual pois não podemos ser selectivos e falarmos apenas nos valores da temperatura num mes uma numa estação do ano quando nos convem....

a frente de faro temos:
huelva
sevilha
malaga
alicante
murcia
palermo
alghero
la valleta
atenas
etc etc etc

lol falo de cidades mais ou menos conhecidas e relevantes.... porque se fosse falar das cidades genero vila real de santo antonio dessas regiões não saia daqui.

cumps Frederico....
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
VRSA é uma cidade fresca, devido à situação geográfica, digamos de de Inverno VRSA se encontra numa ilha de frio invernal que ocupa, diria eu, um raio de 4 ou 5 km em torno da cidade. A média anual para VRSA é de 17.4ºC, apenas uma décima inferior à de Faro. Mas o o Baixo Guadiana, de VRSA até Mértola tem média anual superior a 17.5ºC, aliás, Sanlúcar, a escassas dezenas de metros de Alcoutim tem média anual superior a 18ºC.

Já vi um estudo que refere médias anuais superiores a 17.5ºC no barrocal algarvio, infelizmente faltam estações que meçam temperatura, pois acredito que haja extensas áreas no sotavento a rondar os 18ºC de média anual.

O SocioMeteo não encontra muitas cidades com as temperaturas invernais de Faro, em toda a Europa, lamento mas discordo de si, Faro é mesmo uma das cidades mais amenas do continente europeu.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Oi Belem tudo bem espero que a Pascoa lhe tenha corrido bem...apesar de ter sido uma pascoa molhada para mal dos pecados dos defensores do aquecimento de Portugal a deserto semi-arido,falando em semi-aridez não sei se ja la esteve mas aconselhava a ir a ilha de Tenerife principalmente na região sul para ver o que é realmente uma paisagem semi-arida

Não preciso de ir a Tenerife, já fui ao Sahara. :D

praticamente impossivel em todo o territorio Nacional mesmo nesses Vales que voce fala escondidos não sei a onde que neste momento devem estar bem verdejantes....

Errado, existem as ilhas Selvagens e sim espero que algumas partes de Portugal ainda estejam verdes, mal de nós seria, se assim não fosse.


Mas adiante não me confunda Belem... a pouco dizia ao Ferreiro que o Arquipelago da Madeira e da Canarias não estavam geograficamente em territorio Europeu penso que isso seja consensual, pois ate seria injusto falarmos da Madeira os espanhois das Canarias para dizerem ou dizermos que temos as cidades mais amenas da Europa quando na verdade ambos os arquipelagos encontram-se em territorio africano estando em Latitudes identicas ao Sul de Marrocos e á Mauritania ok? portanto excluou por completo a Madeira e as Canarias nesta analise pois não seria intelectualmente correcto da minha parte seria uma batotice intelectual....

Batotice intelectual? :lmao:
Você falou em Portugal, não especificou se era no continente ou nas ilhas.


idades mais amenas que Faro a nivel de temperatura media anual???? zona sem expressão??' o quê todo o Algarve???? ok Mourão ou almodovar ou Vila Real Santo Antonio possam ter eventualmente valores de temperatura anual superiores a Faro.... mas contam-se pelos dedos por outro lado apresento-lhe centenas de cidades portuguesas mais frescas que Faro.... portanto não me confunda Belem a mim e aos Utilizadores deste forum....

cumps

Epah, eu explico tudo de novo.
Mesmo que junte as cidades todas de Portugal, estas têm uma extensão muito pequena comparada com a área geral do país. Entendeu?
Se a pessoa quer saber mais sobre climas em PORTUGAL tem que ler as obras literárias sobre o assunto.
Para começar, já leu o livro de Orlando Ribeiro?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
é das mais amenas mas não entra no top 10 nem 20 das mais amenas sejamos rigorosos e falo a nivel de temperatura media anual pois não podemos ser selectivos e falarmos apenas nos valores da temperatura num mes uma numa estação do ano quando nos convem....

a frente de faro temos:
huelva
sevilha
malaga
alicante
murcia
palermo
alghero
la valleta
atenas
etc etc etc

lol falo de cidades mais ou menos conhecidas e relevantes.... porque se fosse falar das cidades genero vila real de santo antonio dessas regiões não saia daqui.

cumps Frederico....

La Valleta e Palermo ficam em ilhas... aposto que se houvesse uma estação na ilha da barreta poderia haver uma surpresa...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
SocioMeteo, já visitou o vale do Côa? Já visitou o vale do Águeda? Já foi a Barca de Alva? Já visitou o vale do Erges? Já visitou o vale do Tejo Internacional? Já visitou o vale da ribeiras de Oeiras (Mértola)? Depois de visitar estes locais terá moral para falar sobre aridez em Portugal.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
VRSA é uma cidade fresca, devido à situação geográfica, digamos de de Inverno VRSA se encontra numa ilha de frio invernal que ocupa, diria eu, um raio de 4 ou 5 km em torno da cidade. A média anual para VRSA é de 17.4ºC, apenas uma décima inferior à de Faro. Mas o o Baixo Guadiana, de VRSA até Mértola tem média anual superior a 17.5ºC, aliás, Sanlúcar, a escassas dezenas de metros de Alcoutim tem média anual superior a 18ºC.

Já vi um estudo que refere médias anuais superiores a 17.5ºC no barrocal algarvio, infelizmente faltam estações que meçam temperatura, pois acredito que haja extensas áreas no sotavento a rondar os 18ºC de média anual.

O SocioMeteo não encontra muitas cidades com as temperaturas invernais de Faro, em toda a Europa, lamento mas discordo de si, Faro é mesmo uma das cidades mais amenas do continente europeu.


Big LOL
mas ai é que está carissimo Frederico eu concordo consigo a 300% existe é aqui uma questão de interpretação...
Porque se a discussão for Faro é das cidades com o Inverno(2,3 meses) mais ameno do territorio europeu???
sim é.....mesmo sem duvidas....
mas se for:
Faro/algarve são das cidades/regiões ao longo do ano mais amenas da Europa?
Mentira não é existem muitas cidades com valores de temperatura anual superiores a cidade de Faro....


algo faz com que Faro tenha valores de temperatura media anual inferiores a dezenas de cidades do mediterraneo certo??????
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
SocioMeteo, já visitou o vale do Côa? Já visitou o vale do Águeda? Já foi a Barca de Alva? Já visitou o vale do Erges? Já visitou o vale do Tejo Internacional? Já visitou o vale da ribeiras de Oeiras (Mértola)? Depois de visitar estes locais terá moral para falar sobre aridez em Portugal.

São locais conhecidos pela sua especificidade climática e devidamente diferenciados por isso mesmo, cientificamente.
Não é preciso saber de «rocket science» para entender que não são locais da imaginação.
Só a Bacia do Guadiana é muito maior que todas as cidades juntas de Portugal.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Big LOL
mas ai é que está carissimo Frederico eu concordo consigo a 300% existe é aqui uma questão de interpretação...
Porque se a discussão for Faro é das cidades com o Inverno(2,3 meses) mais ameno do territorio europeu???
sim é.....mesmo sem duvidas....
mas se for:
Faro/algarve são das cidades/regiões ao longo do ano mais amenas da Europa?
Mentira não é existem muitas cidades com valores de temperatura anual superiores a cidade de Faro....


algo faz com que Faro tenha valores de temperatura media anual inferiores a dezenas de cidades do mediterraneo certo??????

Mas existem algum conceito geral de amenidade? Cada pessoa tem uma percepção diferente de amenidade.
Quanto muito, é mais quente ou é mais frio, seja no inverno, no verão ou quando for.
Faro também é mais quente que dezenas de localidades da Bacia do Mediterrâneo e isso para mim, se quer saber, não me diz rigorosamente nada.
E até se encontram locais mais frios e mais quentes que Faro, em qualquer lado, seja no Algarve ou seja no Mediterrâneo.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Mas existem algum conceito geral de amenidade? Cada pessoa tem uma percepção diferente de amenidade.
Quanto muito, ou é mais quente ou é mais frio, seja no inverno ou no verão ou quando for.
Faro também é mais quente que dezenas de localidades da Bacia do Mediterrâneo e isso para mim, se quer saber, não me diz rigorosamente nada.
E até se encontram locais mais frios e mais quentes que Faro, em qualquer lado, seja no Algarve ou seja no Mediterrâneo.

Belem se você não quer saber eu explico...
Faro é capital de distrito e de região tem um aeroporto internacional que recebe milhões de turistas durante o ano... é um barometro meteoreologico ok.... representa o clima da região ok....
somos assim um pais tão quente que vejam bem.... não temos nenhuma cidade no top 20 das cidades mais amenas da europa anualmente...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
La Valleta e Palermo ficam em ilhas... aposto que se houvesse uma estação na ilha da barreta poderia haver uma surpresa...

LOL e???? se a serra da arrabida tivessem 2500 metros de altitude tinha neve quase todo o ano ao lado de casa....
Frederico não queira por uma estação metereologica na ilha da barreta so porque existem N de cidades mais amenas que as nossas...LOL e a Secilia é uma ilha mas não é propriamente uma ilhazita é só a 3ª maior ilha do territorio europeu.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.