Atividade Vulcânica 2022/2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
25.508 descargas eléctricas em 5 (cinco) minutos! Conseguem imaginar? São 85 DEA por segundo!
Quase 400.000 descargas durante 6 horas do evento.

Foi a cadência máxima atingida durante a explosão do Hunga Tonga-Ha’apai em 15 de Janeiro.

 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
-> https://phys.org/news/2022-02-deep-temperature-shifts-eruptions.html

deep-down-temperature-1.jpg
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Episódio eruptivo no Etna: atualização



O Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia (INGV) divulgou através de um comunicado, no dia 21 de fevereiro, que registou às 08:07 h (UTC) algumas variações nos padrões de monitorização do vulcão Etna. Estas variações foram identificadas pelas câmaras de vigilância e referem-se a uma anomalia térmica detetada na cratera sudeste.

Ainda segundo os comunicados divulgados pelo INGV, a partir da madrugada, e através da análise das imagens das câmaras de vigilância, foi possível identificar atividade estromboliana de fraca intensidade, na cratera sudeste, acompanhada por algum tremor vulcânico, que aumentou e depois manteve-se num nível médio.

Algumas horas mais tarde, registou-se um aumento significativo na atividade estromboliana na Catera Sudeste. A coluna eruptiva decorrente dessa atividade explosiva atingiu os 10 km de altitude e, com base nos modelos de previsão, dispersou-se para sudeste. Mais tarde, a amplitude do tremor vulcânico aumentou significativamente, mantendo-se por algumas horas em valores elevados.

Através da visualização das imagens transmitidas pelas câmaras de vigilância, foi possível identificar o transbordo da lava na Cratera Sudeste, e o fluxo produzido seguiu para SW. Registaram-se, ainda, algumas alterações nos valores padrão de monitorização do solo, nomeadamente variações nas inclinações das estações instaladas no cume do Etna.

Entretanto, a coluna eruptiva atingiu os 12 km, e a nuvem de cinzas dispersou-se na direção SSE, atingindo algumas localidades como Viagrande, Trecastagni e Zafferana.

Os fluxos de lava decorrentes da atividade efusiva propagaram-se nas direções SW e E, continuando a serem alimentados. A amplitude do tremor vulcânico diminuiu e passou a ser registado numa zona entre a cratera Bocca Nuova e a Cratera Sudeste.

Devido à emissão de cinzas, o aeroporto internacional Vincenzo Bellini (Catânia) esteve encerrado durante a hora de almoço, tendo sido cancelados alguns voos.

O vulcão Etna é considerado um dos vulcões mais ativos da Europa, tendo registado, por exemplo, em outubro de 2021, mais de 50 episódios eruptivos.






Fontes

INGV

VolcanoDiscovery

DW


20220222-Etna.jpg

INGV
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Vulcão Kilauea (Havai): atualização


Segundo um comunicado divulgado pelo Hawaiian Volcano Observatory (HVO), a taxa de efusão de lava na cratera Halema’uma’u do vulcão Kilauea, entre os dias 16 e 22 de fevereiro, foi bastante variável. A partir do dia 22 de fevereiro verificou-se uma queda bastante acentuada na taxa de emissão de lava, que permanece estável desde então.

O nível do lago de lava formado na cratera Halema’uma’u sofreu algumas flutuações ao longo do mesmo período e neste momento desceu para 50%, sendo possível visualizar algumas crostas que se formaram à superfície.

O HVO informou que neste momento o cume do vulcão está a sofrer uma deflação, o que é indicativo que este episódio eruptivo possa estar perto do fim.

O vulcão Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo, estando em atividade eruptiva contínua desde 1983. Desde então, os fluxos de lava emitidos pelo vulcão cobriram dezenas de quilómetros quadrados de terra, destruindo várias habitações.





Fontes

VolcanoDiscovery

HVO/USGS

20220224-Kilauea.png

HVO/USGS
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Vulcão Ilha Branca/ Whakaari (Nova Zelândia): atualização


No dia 17 de fevereiro, um grupo de vulcanólogos da GeoNet realizou um voo de observação sobre o vulcão Ilha Branca, situado na Nova Zelândia.

Foi possível visualizarem e identificarem a emissão de vapor de água, gases e uma pequena quantidade de cinzas de cor castanha, a serem libertadas numa abertura formada em 2019.

Verificaram ainda a formação de geiseres que, devido à sua atividade, deram origem a uma espécie de cratera rasa, com lama no seu interior. Ocasionalmente, registam-se pequenas explosões de vapor de água e lama que formaram um pequeno cone de cor escura.

Relativamente aos dados térmicos recolhidos naquela zona foram de 435ºC e em 2019, na mesma zona, foram de 172ºC.

O nível de água no lago também registou uma diminuição nas últimas semanas.



Fontes

VolcanoDiscovery


20220224-VulcaoIlhaBranca.png

Imagem: GeoNet in VolcanoDiscovery
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Atividade eruptiva no vulcão do Fuego (Guatemala)




Há alguns dias que o Instituto de Sismologia e Hidrologia da Guatemala (INSIVUMEH) tem vindo a registar um aumento gradual da atividade eruptiva no vulcão do Fuego, localizado na Guatemala.

A atividade eruptiva tem sido marcada pela abundância de atividade efusiva alternada com atividade explosiva, tendo sido registada, às 19:35h (hora local) do dia 7 de março, uma forte explosão que originou a queda de material piroclástico e cinzas, devido ao colapso da coluna eruptiva.

Esta explosão foi acompanhada pelo aumento significativo do tremor vulcânico.

Formaram-se ainda dois fluxos de lava que já percorreram cerca de 250 m e 100 m de distância.

Este tipo de episódio é bastante recorrente, e quase todos os meses é registado um novo episódio eruptivo com estas características.

O vulcão do Fuego é o vulcão mais ativo do país.






Fontes

VolcanoDiscovery


20220308-VulcaoFuego.png


Imagem: INSIVUMEH in VolcanoDiscovery
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Vulcão Askja (Islândia) apresenta deformação do solo




Segundo o relatório divulgado pelo Icelandic Meteorological Office (IMO), desde agosto de 2021 que os dados de GPS recolhidos e os mapas de deformação elaborados evidenciam que o vulcão Askja, localizado na Islândia, está a sofrer inflação.

A deformação, até há algumas semanas atrás, correspondia a aproximadamente 5 cm/mês (movimentação na vertical), e estava centrada no bordo ocidental da caldeira de Oskjuvatn.

Nas últimas seis semanas, a deformação verifica-se no mesmo local, tendo aumentado mais 2 cm relativamente ao período anterior, contabilizando-se desta forma uma movimentação na vertical de aproximadamente 7 cm.

Segundo o modelo geodésico utilizado, a fonte que está a provocar esta deformação no solo encontra-se a uma profundidade de 2-3 km, havendo a possibilidade de, a curto prazo, ocorrer uma erupção vulcânica no Askja.

Foi elevado para amarelo a cor do código referente à aviação.





Fontes


VolcanoDiscovery

IMO

Icelandic Volcanoes


20220309-Askja.jpg


Icelandic Volcanoes
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Evacuação das encostas do vulcão do Fuego na Guatemala


Entre os dias 6 e 8 de março, o vulcão do Fuego, localizado na Guatemala, sofreu um incremento na atividade eruptiva, tendo-se registado a emissão de material incandescente e alguns fluxos de lava, que se depositaram e percorreram o vale de Ceniza.

Segundo o Instituto de Sismologia e Hidrologia da Guatemala (INSIVUMEH), foram registadas algumas explosões de fraca intensidade, que diminuíram na madrugada do dia 8 de março.

Esta situação forçou as autoridades a procederem à retirada de cerca de 500 pessoas, que deixaram as suas habitações, localizadas nas encostas do vulcão do Fuego, de forma voluntária, para a cidade de Escuintla, até que as condições de segurança estivessem reunidas.

Um dos maiores perigos vulcânicos identificados no vulcão do Fuego é a formação de lahars (escoada de detritos ou de lama) que, na presença de uma grande quantidade de água ou devido à instabilização dos depósitos decorrentes de uma erupção, têm a capacidade de soterrar uma grande área.

O vulcão do Fuego é o vulcão mais ativo da América Central, tendo em 2018 registado uma erupção que provocou a morte a cerca de 194 pessoas e deixou cerca de 234 desaparecidos.




Fontes

ABC News

Global Volcanism Program

20220316-VulcaoFogo.jpeg

INSIVUMEH