fernandinand
Cumulus
Para quem quer acompanhar e perceber de perto a situação na Islândia
Deixo aqui um vídeo explicativo sobre a erupção. A erupção é muito maior que as anteriores e pode por em risco a cidade de Grindavik.
Depois duma espetacular erupção do tipo fissural transmitida em direto pelos múltiplos streams, erupção que em poucas horas foi rasgando o terreno ao longo de 4km, depois acalmou.
![]()
Para uma noção de distâncias, a fissura rasgou tipo do Tejo até ao Campo Pequeno em poucas horas, no primeiro dia largou imensa lava com variados focos mais ativos, no dia seguinte foi diminuindo a ponto de sobrar apenas 2 ou 3 focos mais intensos, um deles mais intenso formando mesmo um cone.
Mas hoje só sobram montes e paisagens fumegantes.
![]()
Mas é esperado que haja novo fluxo de lava para a superfície nos próximos dias.
Para já Grindavik não está em perigo, dada a localização parte da lava até tem escorrido para muitos lados sem ser para sul.
![]()
No curto/médio prazo o maior risco para Grindavik é quando ocorrer o novo fluxo de lava a fissura expandir para sul em vez de sair pela região aonde ocorreu inicialmente a erupção.
Entretanto parabéns ao serviço meteorológico/vulcanólogo islandês, a erupção ocorreu mesmo na área que eles tinham demarcado como a mais provável.
Como é habitual nestas circunstâncias, foram imensas semanas de stress a serem criticados, no Domingo passado houve mesmo pessoas que tiveram que ser tiradas à força de Grindavik pela polícia.