Olá!
Eu acho o mapa bem melhor que aqueles muito genéricos, em que agrupam a variável a medir em 2 ou 3 intervalos apenas e com pouco detalhe (definição em km2/pixel), mas está muito longe de ser um bom mapa representativo de Portugal, é claro que estou sendo exigente, sabendo que a informação de que se dispõe para fazer estes mapas é limitada e pouco representativa.
Um bom mapa devia ter um detalhe inferior a 1km2 (zona representativa) colorida com uns 5 ou 6 níveis de intervalo.
O mapa ideal das geadas deveria reflectir inequivocamente o efeito estufa urbano bem como o efeito de proximidade das zonas ribeirinhas ou de zonas muito ventosas mais secas.
De qualquer forma a maior incidência de geada, nem sempre coincide com zonas de maior altitude o mais afastadas possível do litoral. Na verdade, para aumentarmos a probabilidade de ocorrência de geada, deve haver alguma humidade, temperatura inferior a 5ºC (depende da humidade e das características dos solos e vegetação), ausência de vento (pois seca as superfícies, transporta e quebra os cristais formados). Por isso se diz que é mais favorável ocorrer geada em locais mais abrigados, isto para temperaturas positivas, porque para negativas qualquer sítio serve!
Por exemplo em Castelo Branco, o efeito de estufa urbano em dias anticiclónicos, estáveis e sem vento é da ordem dos +3 a +5ºC! Basta sair 1km fora da cidade e lá está aquele frio, aquela geada acumulada. Enquanto que no interior da cidade, o ar é mais quente e seco. Imaginem que na cidade estão 2ºC, fora da cidade estão -2ºC e se pararmos o carro a temperatura desce para uns -5ºC em 15 min apenas (refletindo, claro está, neste último caso a temperatura de orvalho).
Quando ocorre inversão térmica, pior ainda! A apenas 8km da cidade (400m alt) a este ou a oeste (junto aos rios) com uma descida de 300m (alt), a temperatura pode chegar a ser 5ºC inferior a Castelo Branco. São mesmo camadas extratificadas de ar, que variam cerca de 1ºC numa questão de 200m de estrada.
Daí que não me choca nada que a cidade da Guarda (1056m alt) possa ter menos dias de geada que muitas zonas do país mais baixas, mais abrigadas, com menos vento, mais vegetação e que não sejam urbanas.
Ou seja, o mapa é melhor que muitos que deve haver por aí, mas não é lá muito representativo, pois não me parecer refletir algumas características essenciais que não apenas a interioridade e altitude, como sejam:
- Exposição aos ventos;
- Tipo de vegetação (cor e estado seco ou em crescimento), influencia na humidade junto ao solo e na taxa de reflexão do calor;
- Encostas mais soalheiras ou mais sombrias (as mais sombrias favorecem acumulações de geada);
- Efeito de estufa urbano;
- Zonas ribeirinhas;
- Zonas baixas sujeitas a inversão térmica;
- Etc..