Atualização de Dados - dúvidas

Meteo_curioso

Cirrus
Registo
14 Mai 2018
Mensagens
1
Local
Porto
Caros Utilizadores,

Boa tarde.

A dúvida que irei colocar pode parecer inadequada porém tentei encontrar respostas mas até ao momento ainda não consegui:
Refiro-me ao tempo de atualização dos dados provenientes dos sensores exterior para a consola interna.
O intervalo de atualização diverge muito entre marcas, sendo que a Davis apresenta o tempo mais curto 2,5 segundos.

No caso de uma estação cujo tempo seja maior por exemplo 12 S para vento e 24 S para outros dados, isso significa que no caso de haver duas rajadas diferentes no intervalo dos 12 segundos, o que acontece?
Qual a rajada que vou ter como leitura?A primeira, a última, a maior...?
Ou será que os sensores enviam um pacote / Bloco - com todas os valores ao longo dos 12 segundos desde o ultimo envio? - Neste caso não há perda dos dados. No primeiro caso há sempre perda de dados...

Os vossos comentários irão ajudar imenso para a escolha de uma possível estação que tenciono comprar.

Muito agradecido pelo tempo despendido em responder a uma dúvida de principiante e curioso...

Jorge Ferreira
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Nas estações mais conhecidas com intervalos de atualização maiores, a rajada representada na consola nesse período é sempre a maior. Se durante os 12 ou 24 segundos, houver uma rajada de 60 km/h e outra de 85 km/h, será a de 85 km/h que é mostrada. Nas estações de mais baixa gama (onde isto acontece) é inevitável a perda de dados que refere. No fundo, em termos de extremos, não é considerada perda de dados, visto que o máximo é sempre medido, mas valores constantes serão perdidos, sim.
Se formos mais a fundo, mesmo com os 2 segundos da Davis haverá perda de dados, visto que há um segundo em que a estação não mede nada, mas isso já seria aprofundar de mais, provavelmente. :D
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho