Vila Real, Março é um mês ideal!
Estatisticamente a maioria das auroras são observadas em Setembro e Outubro, e Março, juntos aos equinócios, por motivos não muito bem compreendidos. Março é melhor que Setembro porque chove menos.
Para ver auroras precisas de 4 condições:
1. Céu com poucas nuvens ou limpo. De preferência frio e seco O clima islandês tende a mudar muito de dia para dia, e é frequentemente chuvoso e nublado. Observa os ventos: é muito importante, ventos de norte trazem geralmente céus limpos para o sul do país, ventos de sul trazem tempo melhor para o norte. Situações de anticiclone sob a Islândia, como a que se observa neste momento também são ideais, pois trazem céus limpos. Caso contrário o tempo pode estar cinzento durante dias seguidos! Reykjavík costuma ser mais nublado por estar junto ao mar, frequentemente apenas alguns kms mais para o interior já costuma estar mais limpo. Vê as previsões em
http://en.vedur.is
2. Actividade solar. Já me aconteceu quando estive a viver na Islândia, estar um céu limpíssimo (o que por ocorre apenas algumas vezes por mês) mas não havia actividade solar significativa. Vê em
http://spaceweather.com Verifica o kp (nível de actividade) Com kp1 pode ser que consigas ver qualquer coisa, mas provavelmente só por breves minutos, ou em muitas ocasiões nada. Precisas de um kp 2 mínimo e recomendável um kp 3, para teres a certeza de umas boas auroras. Actividade kp 4 provoca auroras fantásticas.
3. Existência de... Noite! Entre Maio a início de Agosto, é impossível ver auroras boreais, pois o céu está muito iluminado ou mesmo de dia, durante a "noite". Entre 1 de Setembro a 15 de Abril, existe escuridão suficiente para se observarem auroras. Março tem metade noite escura, metade dia.
4. Paciência, persistência, gostares de frio. Se houver alguma actividade solar e perspectivas de abertas no céu, tem paciência e espera. As auroras por vezes duram apenas 5-10 minutos e surgem a cada 1 ou 2 horas. Isto é a actividade habitual. Durante uma "tempestade" a actividade pode durar horas e ser absolutamente fantástica. Mesmo em dias habituais, podem estar tudo calmo (sem qualquer autora) num momento, e passado uma hora veres um fantástico display de 20 minutos, e depois de novo nada. É mesmo assim, imprevisível. O tipo de autora também varia muito. Procura a norte, acima do horizonte uma faixa de luz inicialmente ténue, que com o passar dos minutos se torna verde e começa a ondular, como se fosse uma cortina de cores; noutras ocasiões a cortina permanece fixa. Por começar ténue, é melhor observares duma zona fora da cidade, na escuridão, para poderes apreciar a autora como algo fantástico, que te digo, é aterrador, fabuloso!!! embora possas ver perfeitamente dentro do centro de Reykjavík também, mas é mais fácil passar-te despercebido. O mesmo em relação à lua cheia. Por vezes, vai reduzir-te muito a visibilidade da autora, mas noutras ocasiões a autora é tão brilhante que pode ser vista em qualquer zona do céu, mesmo junto à lua cheia (a fotografia abaixo foi em lua cheia!). O brilho varia desde tipo a via láctea até quase tipo fogo de artifício. Umas vezes só visível a norte, acima do horizonte, noutras enche o céu todo.
Fotografia, é dificil fazer, pois a aurora move-se muito rápido. Mas se estiver parada, acontece quando está menos activa, podes fotografar. Apesar de tu veres muitas cores com o olho (roxo, vermelho, azul, verde e por vezes amarelo e rosa, na fotografia aparece sempre verde!)
Sugestões na Islândia. Se vais à Islândia em Março, vais poder ir a tudo, excepto ao interior do pais (absolutamente impossível nessa altura do ano). Aconselho-te Skogar, Vík e Hverargerdi/hot river hike no sul, Golden Circle e Blue Lagoon junto a Reykjavik, Akkureyri, Myvatn, Dettifoss, no norte. Por último, eu vou estar em Março na Islândia também!!!
Em Março vou à Islandia. Acham que é uma boa altura para ver auroras boreais?
Em baixo. Fotografia de aurora boreal, em zona rural a 1 hora de Reykjavík (Selfoss), final de Agosto (2010), com 5 segundos de exposição.