Avaliação do potencial eólico em Cascais

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estudo bem interessante.


1zlajix.png


5vdson.png


k1td1h.png



http://projecto-cascais-igot.weebly...a-instalaccedilatildeo-de-micro-turbinas.html
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Gilmet


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muito interessante... É pena as pessoas competentes não estarem atentas aproveitarmos as coisas como devíamos aproveitar!

Segundo me contaram ( um dos autores deste estudo), existe a hipótese de implementarem algumas turbinas eólicas ( com 20 mts de altura) em vários pontos do concelho, pelos menos o presidente da Câmara Municipal de Cascais ficou bastante agradado com o projecto, vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Segundo me contaram ( um dos autores deste estudo), existe a hipótese de implementarem algumas turbinas eólicas ( com 20 mts de altura) em vários pontos do concelho, pelos menos o presidente da Câmara Municipal de Cascais ficou bastante agradado com o projecto, vamos ver.

Não compreendo a necessidade de colocar no pequeno concelho de Cascais turbinas eólicas. Vão pô-las aonde? Só falta destruirem a paisagem da serra de Sintra, Peninha, Pedra Amarela, Pisão ou o pouco que resta do litoral "protegido" Biscaia, Guincho, Raso. Criminosa ideia. Pela forma como a Câmara de Cascais tem delapidado o que ainda há de verde no concelho (veja-se o projecto aprovado para a Mata dos Ingleses em Carcavelos, última mancha florestal junto ao litoral) espera-se tudo.:disgust:
Será que os sucessivos incêndios na Biscaia e os "fogos preventivos" na encosta da Peninha/Malveira já têm algo a ver com isto?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Segundo me contaram ( um dos autores deste estudo), existe a hipótese de implementarem algumas turbinas eólicas ( com 20 mts de altura) em vários pontos do concelho, pelos menos o presidente da Câmara Municipal de Cascais ficou bastante agradado com o projecto, vamos ver.

Se fossem só com essa dimensão, mas não acredito que se fiquem por aí. Mesmo assim uma turbina de 20m já é um atentado a um Parque Natural. O mapa das zonas com maior potencial eólico é aterrorizante, os melhores locais coincidem todos com o que ainda resta de "natural" no concelho. É que se não fossem tão ventosos já estavam também urbanizados, claro.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se fossem só com essa dimensão, mas não acredito que se fiquem por aí. Mesmo assim uma turbina de 20m já é um atentado a um Parque Natural.

A ideia será essa, turbinas de 20 mts, não será atentado pois áreas como litoral a norte do Cabo Raso ou serra propriamente dita, são automaticamente excluídas, por motivos obvios.
Existe potencial em zonas urbanas, por exemplo aqui em Alcabideche fazia todo o sentido instalarem algumas, locais para tal? No topo de uma pequena colina nas traseiras do hospital de Alcoitão,apenas um exemplo.

Os meses da Nortada, de Maio a Agosto, podiam gerar muita energia, acho que instalar uma mini turbina para mais uns testes seria interessante.
A estação meteorológica amadora de Alcabideche (instalada próxima do alto da Cidreira,Carrascal de Alvide) chega a ter longas horas do dia com ventos médios na ordem dos 60 km/h,uma loucura, na minha opinião, este recurso, o vento, deve ser aproveitado, mas claro conscientemente.
 
Última edição: