Avaria no pluviómetro da minha Davis VP2

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por XtraNO 7 Fev 2017 às 22:49.

  1. XtraNO

    XtraNO
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    12 Fev 2011
    Mensagens:
    46
    Local:
    Vila Real
    Amigos,
    Pois é assim como vos disse, durante destes dias de temporal que nos atingiram a minha Davis deixou de registar a precipitação.
    A princípio começou por registar menos quantidade mas acabou por registar praticamente zero durante o diluvio da passada semana.
    Pensei que estivesse entupida mas não, está tudo limpo, o balde e aquele mecanismo de baloiço que se pode observar tirando o balde.
    Embora fora da garantia por ter já 2 anos, enviei desde logo um email à Davis na passada semana ao qual nunca me responderam. Face a isto, reenviei-o hoje acrescido de "umas verdades" que tinham de ler. Isto foi de manhã e até agora NADA.
    É a minha segunda (e última) Vantage Pro. A primeira vinha com problemas no sensor de humidade exterior que nunca registou valores fidedignos. Acabou por "morrer assim" mas tudo o resto funcionou sem problemas mais de 10 anos. Acabei por deixar caír a consola e foi o fim definitivo da unidade.
    Por achar que tinha sido um azar aquela história da humidade, virei-me de novo para a Davis e adquiri com sacrifício a "nova" VP2.
    Desde início que tinha a sensação que nunca media a chuva com exactidão face ao modelo anterior e era afinal o prenuncio do que estava para acontecer.
    Como o fabricante não deu notícias virei-me para o Google.
    Parece que afinal esta avaria é bastante frequente nas Davis, por culpa do "Reed Switch" que é uma espécie de interruptor magnético minusculo que fica por baixo do mecanismo de baloiço e que é actuado pelo iman situado na base do dito.
    Já encomendei dois aqui na loja de electrónica da minha cidade e preparo-me para substituir o original o que implica dessoldar o antigo e soldar um novo, coisa para que tenho pouco jeito mas lá terá de ser.
    Pelo que li são componentes muito frágeis, inclusivé o próprio calor da soldadura pode ser o bastante para os danificar! Fico a pensar se os reed switch novos terão as especificações adequadas mas o senhor da loja disse que o fornecedor só tinha aquele modelo, não havia outro pelo que decidi arriscar.
    Já alguém fez esta operação?
    Cumprimentos
     
    Thomar gostou disto.
  2. XtraNO

    XtraNO
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    12 Fev 2011
    Mensagens:
    46
    Local:
    Vila Real
    Com a vossa ajuda já reparei o pluviómetro :D
     
    Thomar gostou disto.

Partilhar esta Página