Aviação

Lá vai ele outra vez. :D

1QDJVO1.png



Prepara-se para aterrar no Porto. É pena estes aviões de grande porte não passarem por aqui, ao contrário dos outros que passam mesmo aqui por cima, quando aterram pelo lado norte.

Penso que esse saiu esta tarde do Porto , passou aqui por cima quando estava a levantar.

Penso que era o mesmo :unsure:, todo branco ...


Apanhei-o ontem no Francisco Sá Carneiro, está estacionado no terminal de carga, cá fica a foto:

Hi Fly Malta
AirbusA340-313
9H-TQM ( anterior registo era CS-TQM )

9h-tqm-hi-fly-malta-airbus-a340-313_PlanespottersNet_645343.jpg


https://www.planespotters.net/Member/NunoMilheiro/photo.search
 
Estranho, estava a olhar para o céu e reparei que hoje está um bom dia para a formação de contrails. Depois reparei num contrail estranho que vinha de SW e praticamente fazia uma curva de 180º sobre Viseu em direcção SE onde observei o avião a seguir nessa direcção. Acedi ao flight radar e nenhum dos aviões nas redondezas de Viseu tem essa trajectória ou sequer ia na direcção SE. :huh:
 
Estranho, estava a olhar para o céu e reparei que hoje está um bom dia para a formação de contrails. Depois reparei num contrail estranho que vinha de SW e praticamente fazia uma curva de 180º sobre Viseu em direcção SE onde observei o avião a seguir nessa direcção. Acedi ao flight radar e nenhum dos aviões nas redondezas de Viseu tem essa trajectória ou sequer ia na direcção SE. :huh:

A que horas foi isso? Era bi ou quadrimotor?
 
Foi entre 10 a 15 minutos antes do meus post. Pelo contrail parecia quadrimotor mas não tenho 100% de certeza.

Realmente não aparece nada. Por volta dessa hora, também foi visto sobre V.N.Gaia um quadrimotor que não aparecia no FR24:

12143272_10205453496633004_5785789971375190107_n.jpg

Foto de Ricardo Toga

Ultimamente o espaço aéreo português tem sido invadido por aeronaves militares, provavelmente ligadas ao exercício da NATO que tem início (em Portugal) no dia 20 de Outubro, o TRIDENT JUNCTURE 2015.

Só hoje em Lisboa, aterraram 5 aeronaves de carácter militar (e está prevista uma 6ª), e ainda houve uma low-pass de 2 F-16 da FAP pela hora de almoço.

The exercise involves 36,000 personnel from more than 30 Allied and Partner Nations, will take place throughout Italy, Portugal, Spain, the Atlantic Ocean, the Mediterranean Sea and also Canada, Norway, Germany, Belgium and the Netherlands. Trident Juncture 2015 will demonstrate NATO’s new increased level of ambition in joint modern warfare and will show-case a capable, forward-leading Alliance equipped with the appropriate capability and capacity to meet present and future security challenges. More than 12 major International Organizations, aid agencies and non-governmental organisations, such as the EU and AU will also participate in the exercise, demonstrating NATO’s commitment and contribution to a comprehensive approach.

As the culminating event for units, military and civilian staff belonging to more than 30 participating Nations, Trident Juncture 2015 will provide an opportunity for them to refine their operational capabilities. Air, Land, Maritime, and Special Forces will participate simultaneously in several locations and from different Headquarters to train in a complex environment to improve Alliance’s full spectrum capabilities.

At the conclusion of Trident Juncture 2015, the Headquarters Staff from Joint Force Command Brunssum will be officially certified to lead the NATO Response Force, if activated, throughout 2016.


http://www.jfcbs.nato.int/trident-juncture.aspx

O exercício da NATO “Trident Juncture”, que tem Portugal como um dos países anfitriões, mostra que a Aliança Atlântica está pronta para qualquer missão para a qual seja chamada, comentou hoje em Bruxelas o secretário-geral da organização.

Numa conferência de imprensa durante uma reunião de ministros da Defesa da NATO, na capital belga, Jens Stoltenberg referiu-se ao “maior e mais ambicioso exercício da NATO em mais de uma década”, a realizar sobretudo em Portugal (onde já teve início), Espanha e Itália, comentando que o mesmo demonstra a capacidade da organização para entrar em ação quando e onde for necessário.


“O exercício mostra que a NATO pode ir onde formos necessários, quando formos necessários e para fazermos o trabalho que nos for pedido. Essa sempre foi a nossa missão, e vamos continuar a estar à altura”, declarou.

O exercício ‘Trident Juncture 2015’ teve início a 03 de outubro e estende-se até dia 06 de novembro, em Portugal, Espanha e Itália, juntando cerca de seis mil efetivos portugueses, entre mais de 30 mil militares de 30 países, na totalidade.

Considerado o maior exercício militar desde 2002, o ‘Trident Juncture 2015’ é constituído por duas fases, o exercício de Postos de Comando (CPX), que decorre até 16 de outubro, e o exercício com Forças (LIVEX), entre 21 de outubro e 06 de novembro.

Além dos militares que participam diretamente no exercício (940 integrados na Força de Resposta da NATO — Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN na sigla em inglês – 2016 e 2220 nos meios complementares), Portugal disponibilizará ainda mais 3000 militares que funcionarão como forças de apoio (Host Nation Support), totalizando em cerca de 6000 os efetivos portugueses envolvidos neste exercício.

Segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas, os exercícios aéreos concentrar-se-ão em Itália, os terrestres em Espanha, e em Portugal decorrerá maioritariamente a componente marítima.

O exercício militar de grande visibilidade em Portugal vai decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal e contará, em território nacional, com mais de 10 mil efetivos de 14 países.

http://observador.pt/2015/10/08/trident-juncture-mostra-que-nato-esta-pronta-para-qualquer-missao/

nato-allied-land-command.jpg
 
  • Gosto
Reactions: dahon
Muito provavelmente será isso, pois o contrail que vi é igual ao da foto.
Eu na altura quando vi aquela mudança de rota ainda pensei que o avião tivesse algum problema e fosse para o A. de Lisboa, o que pensando bem não fazia grande sentido pois o A. do Porto fica mais próximo. Contudo quando fui ao flightradar e não aparecia nada, achei muito estranho. Mas sendo assim faz todo o sentido.
Obrigado pela informação.:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa
A antiga pintura da SATA-Internacional:

RARNX98.jpg


A nova pintura e 'novo' avião (tem 7 anos) da 'Azores Airlines':

UCxje5a.jpg


Eyr3Prk.jpg


SCC0Fjw.jpg


AO5pRbU.jpg


https://www.facebook.com/asasdosacores?fref=photo

http://www.correiodosacores.info/in...luis-parreirao-na-apresentacao-do-airbus-a330

A Alaska Airlines é semelhante. Em vez de um cachalote tem um salmão :lol:

X871U13.jpg


http://www.alaskaair.com/content/travel-info/our-aircraft/738-salmon2.aspx

Duvido que a SATA mantenha a nova pintura por muito tempo. Antes tivessem pintado uma paisagem de uma qualquer ilha. Ou uma vaca como escreveram no facebook :lol:
 
  • Gosto
Reactions: lserpa
A manhã de hoje foi marcada pela retirada de 15 aeronaves da companhia russa Transaero, que deverá terminar as suas operações até 15 de Dezembro de 2015.

VnMHqGr.png


12188916_1163584700337537_1614745352018830293_n.jpg
 
  • Gosto
Reactions: lserpa
Pareceu-me ouvir caças a passar sobre Coimbra, fui ao flight radar e apanhei estes 3.

dbphvt8.png



Edit. Dois desapareceram a sul de Viseu.


Edit2: Bastante actividade provavelmente algum exercício da Nato.


tD1gFYB.png
 
Última edição: