Se te pareceram mesmo lado a lado é porque não estavam à mesma altitude, altitude exacta que do solo não consegues minimamente estimar, ainda menos à hora que foi
Pela hora que disseste, viste o KLM vindo de Amesterdão para Lisboa e o BA vindo de Londres também para Lisboa, pareciam que se cruzavam, mas o primeiro voava a 10.400 pés, o outro a 6550 pés.
23:07utc:
Quando dois ou mais aviões estão a chegar ao "mesmo tempo" vindo de norte para Lisboa, o tráfego aéreo direcciona um deles para uma volta mais alta e larga pela costa da Caparica, o outro dá uma volta curta directa para o aeroporto de Lisboa. Em alturas de muito tráfego chegas até a ver 3 ou 4 aviões, cada um a dar uma volta mais larga e alta, por exemplo por Sesimbra, em certas alturas passam uns em cima dos outros.
Se morasses perto de aeroportos bem mais movimentados do que o de Lisboa verias isso mais vezes. Há alturas em que em Heathrow por exemplo até faz alguma aflição (sem razões para tal) quando ainda dentro do avião andas nestas voltas e vês da janela muitos outros aviões a fazer o mesmo.
Mesmo em altitudes de cruzeiro, que foi o que o
@Duarte Sousa pensou que te referias e não foi bem o que deves ter visto, nada tem de estranho aviões andarem na mesma altitude e direcção. No céu os aviões de transporte passageiros andam geralmente por uma espécie de estradas e autoestradas virtuais, desconhecidas da maioria das pessoas, mas existem. São corredores aéreos em que existe uma separação vertical e horizontal do tráfego, rotas com nomes entre diversos pontos que também tem nomes.
Enquanto a gente aqui em baixo a andar de carro fala por exemplo que vamos apanhar a A5 e depois a CREL e a seguir a A1, os pilotos lá em cima também tem as suas "estradas" e siglas, UN872, ATLEN, ABUPI, XAMAX, etc

Dá uma olhadela aqui e ficas com uma ideia:
https://skyvector.com/
Por exemplo estes 4 aviões voavam esta tarde todos no mesmo corredor, a 37 mil pés.