Avião da Quantas atingido por um raio



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Já agora, alguém me sabe dizer o que é que faz o avião conduzir a electricidade e ao mesmo tempo não deixar que esta perturbe o seu voo? é extraordinario a máquina seguir ilesa o seu voo como se nada tivesse passado.


Videos espectaculares :thumbsup:

A resposta é Gaiola de Faraday que é o mesmo que se aplica aos automóveis, que ao contrário do senso comum, não é devido à borracha dos pneus que é seguro estar dentro de um automóvel numa trovoada.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Videos espectaculares :thumbsup:

A resposta é Gaiola de Faraday que é o mesmo que se aplica aos automóveis, que ao contrário do senso comum, não é devido à borracha dos pneus que é seguro estar dentro de um automóvel numa trovoada.

Obrigado Minho!:thumbsup:

Mas obrigado especialmente pela dica do carro e da trovoada!
Acabaram-se as desculpas da dona Lurdes (minha mãe) para não me emprestar o carro para ir ver trovoada! :lol::lol::lol::lol:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Grandes videos...:shocking:

Uma questão...A gaiola de faraday protege o avião, mas, quando o avião é atingido, os passageiros e a tripulação sentem, não é? Deve ser uma sensação...:hehe:
Impressionante a imponencia do avião... o raio atinge e este, continua na sua vida...:lol:

Se não fosse a "Gaiola de Faraday"...:sweat:

Uma vez vinha de viagem e, na aproximação a Lisboa, o avião foi atingido por um raio. Só o soube porque estava a olhar para asa por onde entrou o raio. A esmagadora maioria dos passageiros não deu por isso! Isto porque a sensação é confundível com a turbulência normal quando se atravessa a uma nuvem. Os pilotos deviam estar distraídos e não viram aquela zona no radar meteorológico.

Resumindo, o raio entrou pela asa direita e saiu pela esquerda. Eu sei que os outros passageiros não se aperceberam de nada, pois eu comentei isso com o meu amigo que ia ao lado e nem ele reparou. As outras pessoas que ouviram o meu comentário ficaram admiradas porque não notaram nada!:eek:

Quando viajarem de avião tentem ficar com o lugar da janela e próximo da asa, especialmente se forem "aero-loucos", como eu!!! (podem ver os movimentos dos slats, flaps e speed brakes. Em modelos mais antigos do B-737 podem ver a capota do reactor a abrir para trás para servir de speed brake ):rolleyes::confused::w00t:

Saudações!
 
Última edição: