Avisos, Alertas e Previsões oficiais - Fevereiro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
O IMPA esqueceu-se e emitir alerta amarelo a partir desta tarde para a ondulação na costa do Minho até pelo menos Aveiro. E a partir das 00h de 06-02 até ao litoral de Lisboa.
Possivelmente entrar em alerta laranja a partir das 12h de quarta-feira também entre Minho e Beira Litoral.

Mas como não vivem do mar talvez não interessa.
Lamentável e infelizmente que quando as coisas correm mal não são chamados a responder por falta de aviso meteorológico. Dizem que são previsões e é essa a desculpa.

Mas para desculpas dessas é preferível ligar para a Maya para saber do estado do tempo e aí em caso de erro (certamente) o argumento "são previsões" é mais aceite.

Mas se houver pessoas a querer criar um organismo oficial e independente de meteorologia (como já as hão), possivelmente opôem-se e nem a lei permite. Por isso ficamos com os que nos dão. Talvez por que serão mais alguns Func publicos a serem desnecessários. Ó Passos porque não privatizas o IMPA?!

Como organismo não pode ser, mas talvez funcionasse e as pessoas se esforçassem mais pelo conhecimento cientifico nesta área.
Tal como muitos de nós aqui que não temos o "canudo" mas certamente temos tão grande conhecimento e capacidade quanto os que passaram anos na FAC a apreender a teoria "efemeramente" para a despejar nas frequências e que ficou em falta o conhecimento pratico e o mais importante, o verdadeiro gosto por esta ciência.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Informação especial

Comunicado válido entre 2013-02-07 13:36:00 e 2013-02-12 15:00:00
Assunto: PREVISÃO ESPECIAL CARNAVAL

Para os próximos dias, sexta-feira e sábado, prevê-se céu em geral pouco nublado e vento moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, com acentuado arrefecimento noturno e formação de geada nas regiões do interior.

A partir de dia 10, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria prevê-se um agravamento das condições do estado do tempo, com ocorrência de chuva, queda de neve, vento e continuação de valores baixos da temperatura.

A partir de domingo, prevê-se períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e passando a regime de aguaceiros a partir do final do dia. Queda de neve acima dos 1200/1400 metros nas regiões Norte e Centro, descendo a cota para os 400/600 metros para o final do dia e estendendo-se à Serra de São Mamede no dia 11.

Para terça-feira, haverá um diminuição da precipitação, com aguaceiros, em geral fracos , mais prováveis nas regiões do litoral oeste e que serão de neve acima dos 400/600 metros nas regiões Norte e Centro.

Durante este período o vento soprará moderado a forte no litoral oeste e forte a muito forte com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas.

Arquipélago dos Açores – Uma superfície frontal fria com actividade fraca atravessará nos próximos dias, sexta-feira e sábado, o arquipélago dos Açores, prevendo-se um aumento de nebulosidade bem como precipitação, em especial nas ilhas dos grupos Ocidental e Central. O vento inicialmente de sul moderado, rodará durante o sábado para norte, após a passagem da referida frente.

A partir de domingo, um centro de altas pressões localizado a norte influenciará todo o arquipélago, prevendo-se abertas em todas as ilhas. Com o deslocamento gradual do anticiclone para leste, verificar-se-á uma rotação do vento para o quadrante sul a partir de segunda-feira, tornando-se fraco a bonançoso.

Com a aproximação de um novo sistema frontal, prevê-se ainda para terça-feira aguaceiros fracos, especialmente para as ilhas Flores e Corvo. O vento, ainda de sul, tornando-se gradualmente moderado nos grupos Central e Oriental e fresco com rajadas até 50 km/h no Grupo Ocidental.

Arquipélago da Madeira – Para os próximos dias, prevêem-se períodos de céu muito nublado e ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte. O vento será fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras altas na sexta-feira dia 8.

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

CS.JPG

MetOffice

O cavamento de um centro de baixas pressões ao largo da costa ocidental de Portugal Continental, centrado a noroeste de Lisboa às 12h00 de Sexta-feira, condicionará o estado do tempo em todo o território de Portugal Continental durante esta Sexta-feira.
Assim, o território de Portugal Continental ficará sujeito à passagem de linhas de instabilidade procedentes do oceano Atlântico (rotação de massas de ar em torno do centro de baixas pressões, em sentido contrário aos ponteiros do relógio), relativamente húmidas que, em contacto com ar mais frio em altitude, proporcionará o desenvolvimento de nebulosidade e a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas, com possibilidade de queda de granizo. Esta grande instabilidade poderá afectar qualquer ponto do território de Portugal Continental ao longo do dia de Sexta-feira, em especial as regiões do litoral oeste e áreas expostas às massas de ar procedentes de oeste/sudoeste.
Durante a noite de Sexta-feira para Sábado dar-se-á à entrada de uma outra superfície frontal, que vai cruzar o território de Portugal Continental de norte para sul, estando associada a outro centro de baixas pressões, que se centrará no Mar Mediterrâneo Ocidental. Esta nova linha de instabilidade que atravessará o território de Portugal Continental ao longo da noite e madrugada de Sexta-feira para Sábado fará rodar o vento do quadrante oeste para norte e levará a uma descida significativa da temperatura, dando origem a um período de alguns dias de tempo frio e seco.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Agitação marítima na costa ocidental e arquipélago dos Açores

A previsão de agitação marítima, com ondas de até sete metros de altura, obrigou este sábado a fechar seis barras marítimas e a condicionar outras duas, segundo informações da Marinha Portuguesa. O acesso das embarcações está interdito nas barras de São Martinho do Porto, Figueira da Foz, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Vila Praia de Âncora e Caminha. As barras de Aveiro e Douro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para a manhã deste sábado, um agravamento do estado do mar com ondulação do quadrante de oeste, a aumentar até aos sete metros de altura, que afectarão em especial o arquipélago dos Açores e costa Oeste de Portugal.

Público
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Arquipélago dos Açores: Temporal

- Domingo, 24 de Fevereiro de 2013_00h00 -
24.02.2013_00h00.jpg

Uma profunda depressão localizada a oeste dos Açores influenciará o estado do tempo em todo o arquipélago, especialmente os grupos ocidental e central. Assim, uma superfície frontal fria encontra-se em deslocamento para nordeste, estando já a afectar as ilhas do Grupo Ocidental e atingirá o Grupo Central a partir do final da madrugada e início da manhã de Domingo.
O estado do tempo tornar-se-á bastante instável, com aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoadas. O vento será forte, com rajadas muito fortes, do quadrante sul, e a ondulação do mar poderá atingir os 7 metros.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
AÇORES: Tempo instável

28.02.2013_12h00.JPG


MetOffice
Carta Sinóptica de Superfície previta para 28.02.2013_12h00UTC

Um núcleo de baixas pressões estacionário a sudoeste dos Açores condicionará o estado do tempo em todo o arquipélago ao longo dos próximos dias. Assim, sucessivas linhas de instabilidade cruzarão o arquipélago, de oeste para este, dando origem a períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoada.
O vento predominante soprará do quadrante sul, moderado a forte, com rajadas. No mar, a ondulação poderá atingir os 6 metros de altura.