Avisos, Alertas e Previsões oficiais - Julho 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Ao início da tarde, 17 distritos de Portugal Continental entraram em período de aviso. De entre amarelos e laranjas, todos seguem a mesma linha lógica: "Persistência de valores elevados de temperatura máxima.".

zpo.png
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Tempo quente em Portugal Continental
Nos próximos dias uma vasta região anticiclónica afetará o Atlântico Norte desde a região a oeste dos Açores até às Ilhas Britânicas, originando o transporte de uma massa de ar muito quente, com uma circulação de leste sobre Portugal continental.

Nestas condições, o IPMA prevê para o período de 5 a 7 de julho de 2013 (sexta-feira a domingo):

- Tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior;

- Valores de temperatura máxima entre 38 e 44ºC nas regiões do Vale do Tejo e do interior sul, 32 a 40ºC nas regiões do litoral oeste e do interior norte e centro e 27 a 32ºC no litoral sul;

- Valores de temperatura mínima entre 17 e 27ºC, sendo mais elevados nas regiões do litoral norte e na região Centro.

Informa-se ainda que deverão continuar a registar-se valores elevados de temperatura máxima e mínima até meados da próxima semana sendo, a partir dessa altura, menos provável que as temperaturas se mantenham tão elevadas podendo, no entanto, ainda se manter acima da média.

A atualização da previsão deverá ser consultada no endereço www.ipma.pt

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
O plano actual dos avisos meteorológicos lançados pelo IPMA.

Lisboa e Setúbal com aviso vermelho, e máximas esperadas de 42ºC e 43ºC para amanhã, respectivamente.

rcj5.png
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempo quente em Portugal continental

Um vasto anticiclone localizado na Dinamarca e estendendo-se em crista na direção do Arquipélago dos Açores, conjuntamente com uma massa de ar muito quente e seca - Ar Tropical Continental, deu origem a valores iguais ou superiores a 40ºC nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Évora, Beja, Portalegre, Coimbra, Bragança e Vila Real no dia de hoje (sábado).
Prevê-se que até dia 8 (segunda-feira):
- Se mantenha o tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior;
- Valores de temperatura máxima superiores a 40ºC no Alentejo e nas regiões do Vale do Tejo e valores da ordem de 35 ºC ou superior, nas outras regiões, com exceção do litoral algarvio onde serão da ordem de 30ºC; havendo uma tendência para uma pequena descida da temperatura nas regiões do litoral oeste no dia 8.
- Valores de temperatura mínima superior a 20 ºC em quase todo o território.
A partir de dia 9 (terça-feira) prevê-se uma descida da temperatura no litoral oeste Norte e Centro, estendendo-se essa diminuição às regiões do interior no dia 10 (quarta-feira). A partir do dia 11 (quinta-feira) os valores da temperatura deverão ficar dentro dos valores normais para julho em todo o território.

A atualização da previsão deverá ser consultada no endereço www.ipma.pt
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Update no comunicado do IPMA:

Como estava previsto, hoje o território do continente continuou sob a influência de uma massa de ar muito quente e seco, transportada num fluxo de leste. A temperatura máxima não sofreu alterações significativas, atingindo valores próximos dos 40 º C em todo o território do Continente à excepção da faixa costeira sul, onde a entrada de ar marítimo forçada pelo vento de sueste, não permitiu que a temperatura ultrapassasse 31 º C. No litoral da região Norte a temperatura máxima sofreu uma pequena subida, aproximando-se de valores máximos absolutos no Porto e em Viana do Castelo, uma vez que a entrada de ar marítimo forçada pelo vento do quadrante oeste se fez sentir só a partir do fim da manhã.

Para amanhã., a pesar da pequena descida de temperatura prevista, o tempo vai continuar muito quente com avisos laranja e amarelo para todos os distritos excepto Faro.

Há tendência para uma descida progressiva da temperatura que, no entanto, só será significativa para quarta-feira, dia 10, com a temperatura mínima a descer para valores abaixo dos 20 º C e a temperatura máxima para valores abaixo do limite de aviso, nas regiões do litoral.

A atualização da previsão deverá ser consultada no endereço www.ipma.pt

Data de edição: 2013-07-07 18:45:20

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp