Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo por causa da chuva O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para o agravamento do tempo nos Açores, já a partir da próxima madrugada, colocando sete ilhas sob aviso amarelo por causa da chuva. Segundo o IPMA, o agravamento do estado do tempo nos Açores deve-se à "passagem de uma frente fria de atividade moderada", pelo que as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) ficam sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, referente a precipitação, entre as 00:00 de segunda-feira e a 01:00 de terça-feira. Também as ilhas do grupo ocidental (Corvo e Flores) ficam sob aviso amarelo, por causa da chuva, mas entre as 00:00 e as 15:00 de segunda-feira. DESTAK
Tempo instável típico da Primavera Carta aos 500 hPa prevista para 18.06.2013_00h00UTC (MeteoPT - Modelo GFS) Carta Sinóptica de Superfície prevista para 18.06.2013_00h00UTC (MetOffice) Um núcleo de ar frio em altitude (20º C negativos a 500 hPa, sensivelmente a 5500 metros de altitude), a que corresponde um centro de baixa pressão atmosférica em superfície, encontra-se esta Segunda-feira em aproximação ao noroeste da Península Ibérica; tal facto em muito se deve ao posicionamento do anticiclone localizado estes dias sobre o Arquipélago dos Açores, quando geralmente se localiza mais próximo da Península Ibérica e em cunha sobre o Golfo da Biscaia. Assim, o estado do tempo em Portugal Continental vai ficar condicionado pela passagem de uma superfície frontal que penetrará pelo noroeste às ultimas horas de hoje e que atravessará as regiões do norte e centro ao longo da próxima noite, madrugada e manhã de Terça-feira, caracterizando-se por um aumento da nebulosidade e do vento. O elevado gradiente térmico entre as temperaturas registadas à superfície com o ar muito frio em altitude, aliado à presença de humidade, irá favorecer o desenvolvimento de nebulosidade do tipo vertical (cumulonimbos) que estarão na origem de aguaceiros e trovoadas, pontualmente fortes e acompanhadas de queda de granizo. A temperatura do ar registará uma significativa descida, nomeadamente nas regiões do interior e nos valores máximos.