Avisos e Alertas - IPMA/ANEPC - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
IPMA a fazer o nowcasting, já teve hoje os distritos do Porto, Braga e Viana a amarelo, depois retirou, e agora volta a actualizar por precipitação por vezes forte.


rGDOm9V.jpg


No primeiro aviso a precipitação era a partir das 14 horas até às 18.

A frente parece algo desfeita e difícil de modelar, veremos. :unsure:

Para já nem uma pinga por aqui, pelo radar apenas deverá estar a chover bem lá para os lados de Viana :unsure:
 
Última edição:


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
IPMA a fazer o nowcasting, já teve hoje os distritos do Porto, Braga e Viana a amarelo, depois retirou, e agora volta a actualizar por precipitação por vezes forte.


rGDOm9V.jpg


No primeiro aviso a precipitação era a partir das 14 horas até às 18.

A frente parece algo desfeita e difícil de modelar, veremos. :unsure:

Para já nem uma pinga por aqui, pelo radar apenas deverá estar a chover bem lá para os lados de Viana :unsure:
Atenção que a hora que aparece como "início" no aviso de precipitação não significa que ele foi alterado. O aviso de precipitação foi colocado de manhã, e esteve (e está) sempre em vigor até às 18h. Essa hora terá sido a hora à qual foi colocado o aviso de neve para a Estrela (para amanhã).
Simplesmente todos os avisos são automaticamente actualizados sempre que se faz alguma alteração/atualização , aparecendo assim essa hora de "início" quando há já avisos em vigor.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Atenção que a hora que aparece como "início" no aviso de precipitação não significa que ele foi alterado. O aviso de precipitação foi colocado de manhã, e esteve (e está) sempre em vigor até às 18h. Essa hora terá sido a hora à qual foi colocado o aviso de neve para a Estrela (para amanhã).
Simplesmente todos os avisos são automaticamente actualizados sempre que se faz alguma alteração/atualização , aparecendo assim essa hora de "início" quando há já avisos em vigor.

Certo, mas eu refiro-me que tinhamos avisos que depois "desapareceram" do site ( no mapa para hoje não estavam esses distritos a amarelo e já tinham estado ) e agora voltaram a ser colocado/actualizados, no mapa de Portugal.

Não é uma crítica, pois acho muito bem o IPMA actualizar, seja para retirar ou colocar os avisos sempre e as vezes que se justifique, conforme a situação.

Refiro-me a este mapa, mas pode ter sido algum erro na visualização, já o vi hoje a amarelo, depois tudo a verde, e agora novamente amarelo nos distritos em causa ( também recebi os avisos por e-mail) contudo, quando estavam a verde não cliquei nos distritos, por isso pode ter sido erro. ( eventualmente na cache ) :unsure:

P3h7q5p.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Certo, mas eu refiro-me que tinhamos avisos que depois "desapareceram" do site ( no mapa para hoje não estavam esses distritos a amarelo e já tinham estado ) e agora voltaram a ser colocado/actualizados, no mapa de Portugal.

Não é uma crítica, pois acho muito bem o IPMA actualizar, seja para retirar ou colocar os avisos sempre e as vezes que se justifique, conforme a situação.

Refiro-me a este mapa, mas pode ter sido algum erro na visualização, já o vi hoje a amarelo, depois tudo a verde, e agora novamente amarelo nos distritos em causa ( também recebi os avisos por e-mail) contudo, quando estavam a verde não cliquei nos distritos, por isso pode ter sido erro. ( eventualmente na cache ) :unsure:

P3h7q5p.jpg
Por vezes quando entramos na página inicial, a mesma aparece desatualizada, surgindo a previsão de dias anteriores. Como os avisos também variam consoante o dia que se seleciona, pode ter sido por causa disso e não teres reparado. Pelo menos a mim já me aconteceu e só depois de achar a situação estranha é que olhei para o dia e realmente estava desatualizado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por vezes quando entramos na página inicial, a mesma aparece desatualizada, surgindo a previsão de dias anteriores. Como os avisos também variam consoante o dia que se seleciona, pode ter sido por causa disso e não teres reparado. Pelo menos a mim já me aconteceu e só depois de achar a situação estranha é que olhei para o dia e realmente estava desatualizado.

Acho que está explicado o "mistério" agora mesmo abri o site do IPMA e apareceu isto ( vejam a data de actualização) cliquei no distrito do Porto e dizia "sem avisos"

uGSMvKp.jpg


Fiz actualizar e ficou na mesma.

Fiz control F-5 ( para limpar a cache da página e actualizar) e ficou direito com os avisos.

Portanto, é mesmo erro da cache, isto usando o chrome, eu até costumo limpar a cache e cookies do chrome com frequência.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Avisos amarelos para alguns distritos, por precipitação por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada:

RRL7tUH.jpg



Frente a organizar-se ao largo, parece bem composta, com extensos ecos amarelos :rain:

UCGjryV.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Avisos para Madeira e Açores actualizados às 00:09utc de hoje dia 6: mantém-se o aviso vermelho para precipitação na ilha da Madeira (regiões montanhosas e costa sul) até às 15:00; o aviso laranja para a costa norte, também até às 15:00 e o aviso laranja para Porto Santo, mas este é prolongado também até às 15:00 (tinha amarelo até essa hora).

uzuCOlZ.png


Os avisos de vento mantém-se inalterados nos Açores, mas no Arquipélago da Madeira terminam às 18:00 agora para todas as regiões.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
IPMA:

#Tempo
ℹ️
Previsão do estado do tempo - semana de 31 de julho a 6 de agosto de 2023 - Portugal Continental
1f4e3.png
Depois da ocorrência de precipitação fraca na manhã de sábado no litoral Norte e Centro, a próxima semana será de tempo seco em praticamente todo o território do continente, havendo apenas de novo a possibilidade de chuva fraca na região Norte no dia 3 de agosto, 5ª feira.
1f321.png
Até dia 3 de agosto, a temperatura do ar irá manter valores próximos dos que se têm registado nos últimos dias, com máximas de 25 a 30 °C no litoral Norte e Centro, de 30 a 38 °C no interior Norte e Centro e de 32 a 37 °C na região Sul. A temperatura mínima será entre 12 e 18 °C em todo o território, com exceção do sotavento algarvio onde será entre 19 a 21 °C.
☀
A partir de dia 4 de agosto, com o provável estabelecimento de uma corrente de leste, prevê-se uma subida da temperatura máxima, que poderá atingir 35 °C no litoral Norte e Centro, 38 °C no interior Norte e Centro e 40 °C na região Sul. Em toda a semana haverá, em praticamente todo o território, uma anomalia positiva entre 0.25 e 3 °C em relação aos valores habituais nesta altura do ano (Imagem).
1f32c.png
Prevê-se que nos primeiros dias de agosto ainda se faça sentir o regime de nortada no litoral oeste, que será mais intensa no dia 31 de julho e com rajadas até 70 km/h, passando a ser menos provável o seu estabelecimento a partir de 4 de agosto.

IPMA
 
Estado
Fechado para novas mensagens.