Avisos e Alertas - Novembro 2019

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,177
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faça-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
i-jwmDPQx.gif
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
logo_ipma_hp.png

Depressão AMELIE - Portugal Continental

Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2019-11-02 03:49 e 2019-11-04 00:00
Depressão AMELIE - Portugal Continental
Informação EspecialDepressão AMELIE - Portugal Continental
No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela AEMET (Agencia Estatal de Meteorología ? Espanha) o nome AMELIE a uma depressão centrada a sul da Islândia às 21UTC* de dia 1 de novembro de 2019 e em deslocamento para leste-sueste, em direção ao Golfo da Biscaia.Assim, prevê-se que a depressão AMELIE, às 23UTC* do dia 2 de novembro se encontre centrada em 48.18N e 07.10W, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 977 hPa.Em Portugal continental a referida depressão não deverá ter impacto significativo no estado do tempo, prevendo-se ocorrência de precipitação e intensificação do vento a partir do final do dia 2 no litoral Norte e Centro e nas terras altas, devido à aproximação e passagem de um s istema frontal associado à depressão. A acumulação de precipitação não deverá atingir valores correspondentes ao aviso Amarelo, no entanto a rajada máxima nas terras altas irá ter intensidades até 90 km/h, ou seja, já no limiar mais baixo do aviso Amarelo podendo vir a ser emitido esse aviso para as respetivas regiões.As zonas marítimas de responsabilidade nacional serão afetadas com agitação marítima forte e consequente emissão de aviso Amarelo a norte do Cabo Raso para o dia 3.*Nesta altura do ano as horas UTC correspondem às horas locais de Portugal Continental e da Madeira e a mais uma hora do que a hora local dos Açores.Para mais detalhes para a navegação marítima consultar:http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
Sáb, 02 Nov 2019 04:38:00
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau Tempo: Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores nas próximas 48 horas
MadreMedia / Lusa
14 nov 2019 14:32

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas em Portugal continental.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa que, face ao mau tempo, o piso rodoviário pode tornar-se escorregadio, formando lençóis de água e gelo e que até à madrugada de sexta-feira, poderá haver cheias rápidas nos centros urbanos, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

A ANEPC aleta ainda para a possibilidade de danos em estruturas, dificuldades de drenagem, quedas de ramos e árvores por causa do vento forte.

Para o eventual impacto das condições atmosféricas adversas, a Proteção Civil apresenta algumas medidas preventivas a adotar pela população.

Na nota, a ANEPC informa que os cidadãos devem adotar uma condução defensiva, com especial atenção para a acumulação de neve e formação de água nas vias, alertando que os sistemas de escoamento das águas pluviais devem ser desobstruídos.

A ANEPC acrescenta que devem ser colocadas correntes de neve em viaturas, ter atenção às zonas arborizadas, às zonas costeiras e não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Seis distritos estão sob aviso vermelho desde as 12:00 de hoje e até à madrugada de sexta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir até 15 metros de altura máxima.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...ias-e-quedas-de-arvores-nas-proximas-48-horas
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Avisos IPMA:

7SDnME9.jpg


ZEPihFD.jpg


AwUum8j.jpg


LmUFqCv.jpg