Avisos e alertas oficiais (Fevereiro 2016)

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faço-o nos tópicos de previsões ou outros.
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Proteção Civil avisa população para queda de neve, vento e agitação marítima
  • ACTUALIDADE
  • LUSA
  • 15:43
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de neve, vento e agitação marítima para o fim de semana, em especial nas regiões do norte e centro.


Em comunicado, a ANPC refere que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para sábado e madrugada de domingo, em especial nas regiões a norte do rio Tejo, do Minho e Douro litoral.

Segundo a ANPC, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros podem ser forte, em particular nas regiões do norte e centro, e o vento vai soprar de moderado a forte, especialmente no litoral e terras altas, onde existe a possibilidade de fenómenos extremos no sábado.

O IPMA prevê ainda queda de neve acima dos 800 metros nas serras da região norte e acima dos 1.200 metros na serra da Estrela e a agitação marítima será forte na costa ocidental.

Tendo em conta as previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC chama também a atenção para inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda à população para adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais.

A ANPC aconselha ainda à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, além de não praticar atividades relacionadas com o mar.



CMP // SO

Lusa/fim
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
ALERTA! Perigo de inundações.

O Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, na sequência de informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, hoje atualizada, salienta que nos próximos dias existirá um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência para as regiões a norte do rio Tejo e, em particular, no Minho e Douro Litoral.

bTa7MPxl.jpg


Está prevista a com a ocorrência de Precipitação persistente, por vezes forte (10 a 20 mm/h e 40 a 60 mm em 6 horas), cujos acumulados podem ultrapassar os 200 mm entre sexta-feira e sábado.

Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste entre 4 e 5 metros de altura significativa a partir de amanhã sexta-feira e aumentando a partir da madrugada de domingo para 6 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir uma altura máxima entre 10 e 12 metros.

Possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água.

Vento forte de oeste-sudoeste com rajadas da ordem de 70 km/h no litoral e terras altas.

Queda de neve acima de 1000 metros de altitude nas regiões do norte e centro, podendo ocorrer abaixo da cota de 800 metros nas regiões do norte, no domingo. Informação hidrológica relevante.

As condições de saturação dos solos a favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado.

Notícias de Coimbra
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
AVISO À POPULAÇÃO DE COIMBRA
A Câmara Municipal de Coimbra e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra alertam as populações residentes ou com instalações situadas em zonas ribeirinhas ou com possibilidade de cheia/inundação para que, no mais curto espaço de tempo, adotem medidas tendentes a minimizar estragos e se coloquem em posições seguras, desde logo a si próprias, bem como animais e bens que possam sofrer danos.

Prevê-se que, nas próximas horas, se verifique um aumento do caudal dos rios Mondego e Ceira, bem como de outras linhas de água, o que motivou a emissão do presente aviso, além da já anunciada ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra.
Esta situação de alerta deverá manter-se, pelo menos, até às 17h00 de amanhã, dia 14 de fevereiro
 

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Alerta da Proteção Civil

AVISO À POPULAÇÃO AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide – Portugal
T.: 351 21 424 7100
www.prociv.pt

N.º 09/2016 DATA 25/02/2016
HORA 14h00
PRECIPITAÇÃO, NEVE, VENTO, AGITAÇÃO MARÍTIMA
SITUAÇÃO

Situação Meteorológica: No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo IPMA, salienta-se para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência para as regiões a norte do rio Tejo e Alto Alentejo, em particular, no Minho e Douro Litoral, com a probabilidade de ocorrência de...
 

Attachments

  • Aviso_09_ Precipitação_neve_vento_agitação_maritima.pdf
    433.8 KB · Visto: 64
  • Gosto
Reactions: CptRena