Avisos e Alertas oficiais Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas. Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc. Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faço-o nos tópicos de previsões ou outros. Links úteis: http://www.ipma.pt/ http://www.prociv.pt/
Avisos meteorológicos Amarelos para os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja para Temperaturas Máximas para hoje e amanhã,
A AEMET já lançou um comunicado devido à onda de calor do próximo fim de semana: http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/20170613112800_p52tesp1.pdf Veremos se o IPMA também o faz.
Já foram lançados os avisos por parte do IPMA. Alertas para os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real e Viseu: Lisboa, Leiria, Santarém, Faro, Coimbra, Setúbal e Braga:
Informação especial Comunicado válido entre 2017-06-14 16:12:00 e 2017-06-18 23:59:00 Assunto: Previsão Especial Tempo Quente Continente 15 a 18 junho Devido a uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, prevêem-se temperaturas elevadas, em especial a máxima, pelo menos até domingo. Os valores da temperatura máxima irão variar, na generalidade do território, entre 30 e 36ºC, com exceção de alguns locais do interior, onde se poderão atingir valores entre 37 e 40ºC, e da faixa costeira a norte do Cabo Raso, onde as temperaturas não deverão ultrapassar 26ºC, aproximadamente. Entre os dias 16 e 18, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC nas regiões do interior e entre 35 e 39 ºC nas regiões do litoral. A temperatura mínima irá subir gradualmente esperando-se, a partir do dia 17, valores da ordem de 20-22ºC em quase todo o território, podendo mesmo atingir 23/25ºC em muitos locais, em especial do interior. Nesta situação de tempo quente, destaca-se ainda a persistência de dias com temperaturas elevadas nas regiões do interior, tanto os valores da mínima como da máxima. Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Fonte: IPMA
Os avisos para temperatura não requerem uma duração do evento superior ou igual a 48h? O laranja atual só dura 25 horas.
Na minha opinião, nestas situações de temperaturas, devia ser conforme os valores previstos e não pela sua duração apesar de ser assim que está nos critérios.
Todos os distritos que estão sob aviso laranja têm 1 ou mais concelhos com temperaturas máximas dentro dos parâmetros para aviso laranja durante, pelo menos, 3 dias (portanto >48h). Isto segundo a previsão automática do IPMA.
É o que os espanhóis fazem. Então a que se deve o aviso temporalmente reduzido? Podem não estar certos da duração do evento mas tecnicamente não estão a cumprir os seus próprios critérios. É mais provável que a malta comum veja os avisos do que a previsão.
Avisar preventivamente a população que o calor vai durar uns penosos 3 dias é muito diferente de avisar a população para 1 dia. A CS poderá dar - sem culpa - uma ideia de que o evento será breve. Esticando repetidamente o aviso dificilmente terá o mesmo impacto social.
Acho que o ipma devia Meyer mais avisos laranjas porque lisboa têm no fim de semana dois dias com critério nível laranja , evento quente temporalmente reduzido , então os dias 19 e 20 também vão ser dias bem quentes .