Avisos e alertas oficiais (Maio 2016)

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,197
Local
Belas
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faço-o nos tópicos de previsões ou outros.
 
O IPMA actualizou os avisos Meteorológicos (SAM) para amanhã:

Distritos de Beja, Évora, Setúbal e Faro:
Aviso Amarelo - Precipitação

Amarelo De Qui, 5 Maio 2016 05:59 UTC a Qui, 5 Maio 2016 17:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Última atualização: quarta-feira, 4 de maio de 2016 9:9 UTC

E está actualmente em vigor no distrito de Faro, um aviso para ondulação:

Aviso Amarelo - Agitação Marítima

Amarelo De Qua, 4 Maio 2016 09:10 UTC a Qua, 4 Maio 2016 17:59 UTC
Altura Significativa das Ondas
Na costa Sul, ondas de sueste com 2 metros, em especial no Barlavento
 
Proteção Civil alerta para possibilidade de inundações durante o fim de semana
  • A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis devido à chuva, por vezes forte, que deverá cair em todo o país durante o fim de semana.


O alerta da Proteção Civil surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e acompanhados de trovada entre o início da tarde de sábado e o fim da madrugada de domingo em todo o país.

A ANPC adianta que a chuva pode acumular mais de 40 milímetros (mm) em seis horas e cerca de 50 mm em 12 horas, em especial a partir da tarde de sábado e início da madrugada nas regiões do centro e litoral norte e sul.

A ANPC chama ainda a atenção para o vento que vai soprar forte, podendo ocorrer fenómenos extremos em especial no litoral e nas regiões do interior centro e sul, e para a agitação marítima.

Em comunicado, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis.

Face às previsões meteorológicas, alerta-se para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações, além da possível queda de ramos de árvores devido ao vento.

A proteção civil avisa a população sobre as medidas preventivas, considerando que devem ser adotados os comportamentos adequados, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Nesse sentido, recomenda a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias rodoviárias, e não atravessar as zonas inundadas.

A ANPC aconselha ainda a garantir uma adequada fixação de estruturas que possam estar soltas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, prestando atenção para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte, além de cuidados especiais ao circular junto à orla costeira, evitando a prática de atividades relacionadas com o mar.



CMP // CC

Lusa/fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...ilidade-de-inundacoes-durante-o-fim-de-semana
 
ItwJmtQ.jpg

O AEMET aumentou o aviso para o Norte de Cáceres, onde se prevê acumulações de até 80 mm em 12 horas. Creio que estão a considerar a condensação provocada por causa da Cordilheira Central e a Serra de Gata, dada a sua orientação O/E. Pena o IPMA não considerar a altitude como elemento fundamental para uma adequada previsão, pois creio que as elevações do Centro do País (Gardunha, Estrela, Lousã, etc) e a Serra de S. Mamede irão ter precipitações elevadas neste evento.