Avisos e Alertas Oficiais - Novembro 2016

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
ok acham que podem por mais distritos com aviso?

Se se justificar (e tendo em conta o tempo que falta) serão certamente emitidos.

Por favor não continuem a discutir os avisos ou eventuais avisos aqui: Este tópico é para divulgação de avisos e alertas. Críticas aos mesmos devem ser feitas no tópico "ipma: sugestões, dúvidas e críticas". Para outras considerações usem o "seguimento meteorológico livre" que existe precisamente para esse efeito.
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O IPMA lançou aviso amarelo para queda de neve acima dos 800 metros para todos os distritos do Norte e quase todos do Centro.
Também lançados avisos amarelos para vento e precipitação.

P.S. Se o IPMA acredita na queda de neve com acumulação acima dos 800 metros, se calhar também acredita na Hipótese de nevar alguma coisa a cotas mais baixas.
Digo eu... :rolleyes:
 

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
Aviso à População: precipitação, queda de neve e vento

AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL·QUINTA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2016
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 24 de novembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, prevê-se para as próximas 24 horas um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se a ocorrência de:
  • Precipitação intensa no Minho e Douro Litoral, atingindo, de forma sequencial, a Serra do Gerês, a Serra de Montemuro e a Serra da Estrela, com valores que poderão atingir 30 a 40 mm em 6 horas. Prevê-se ainda intensificação do vento de sudoeste a partir das 21 horas de hoje, a prolongar-se durante o período noturno;
  • Precipitação intensa, na madrugada do dia 25 de novembro na região Centro (com valores que poderão atingir 20 mm em 6 horas), não sendo de excluir a possibilidade da região Sul, em particular os distritos de Lisboa e Setúbal, poderem ser afetados por este fenómeno de precipitação forte;
  • Queda de neve à cota dos 1000/1200 metros, descendo para a cota dos 800 metros durante a noite, podendo, nas serras do Gerês e Montemuro e na região de Chaves e Montalegre, serem atingidos valores de 40 mm de neve, em 12 horas.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tem piada que o IPMA não tem avisos de chuva onde ela vai ocorrer com maiores acumulações, mas ainda bem é sinal que vai mesmo ocorrer, quando metem nunca acontece nada...

Não vejo grandes acumulações para Lisboa e Setúbal nas próximas horas, pelo menos segundo o ECMWF que o IPMA usa, talvez isso justifique a ausência de avisos?

GWZwEbY.gif


Neste evento o ECMWF tem acertado bem aqui para o Norte, que é a zona neste momento com maiores acumulados, além da neve prevista nas terras altas, daí os avisos amarelos e laranja.

SQEoJ04.gif


Apenas o AROME está mais ( demasiado) agressivo:

vTcXCrN.gif


Uma coisa é certa, a haver avisos , os mesmos já deveriam ter sido lançados com a devida antecedência..
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
eu também acho que está a faltar avisos para o Centro (sul) e para o Sul (norte), leiria,santarém,lisboa,portalegre e talvez setúbal e évora, deixo um exemplo, lá para a minha terra, Coruche, sul do distrito de Santarém, o próprio IPMA mete isto, não sei o que consideram chuva forte durante tanto tempo seguido com nenhum aviso:

2h2qvjm.png


eu acho que vale mais estar aviso e depois não acontecer nada de especial, do que não estar aviso e acontecer algo mais grave (mesmo já sendo um pouco em cima da hora)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e meko60

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Tão a falhar redondamente nos avisos para o Centro Sul o vento por exemplo é tão forte como no Norte a chuva até acho que vai acumular mais no Centro e alto Alentejo que no Norte. Dão valor a neve que nem sequer é o factor mais importante neste evento de chuva e vento...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Vamos só reiterar o que foi dito no primeiro post desta página:

Por favor não continuem a discutir os avisos ou eventuais avisos aqui: Este tópico é para divulgação de avisos e alertas. Críticas aos mesmos devem ser feitas no tópico "ipma: sugestões, dúvidas e críticas". Para outras considerações usem o "seguimento meteorológico livre" que existe precisamente para esse efeito.

Qualquer post com críticas aos avisos do IPMA, ou que seja off-topic será movido/removido, dependendo da circunstância, com um aviso dado ao utilizador. Já houve vários posts que clarificam que este não é o tópico certo para esse tipo de discussão.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego