Aviso MeteoPT.com Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.
Aviso do IPMA de precipitação forte para as zonas montanhosas da Madeira para esta madrugada e manhã:
Desta vez o IPMA não perdeu tempo em emitir os avisos de precipitação forte e vento forte para o evento de Terça Feira. Estará o IPMA para já reticente quanto às quantidades de precipitação? Pelo menos para aqui se o GFS não amenizar a situação em termos de precipitação acumulada, justificar-se-á um aviso laranja.
O IPMA não faz as previsões com base no GFS, que é para já dos únicos modelos que prevê também bons acumulados bem a sul do Minho. O ECM, que é o modelo base do IPMA prevê que o grosso da precipitação seja no Minho, na saída das 0Z, vamos ver nesta.
Eu sei que o modelo que IPMA utiliza mais é o ECMWF, mas não deixa de ser interessante a batalha entre os dois na distribuição da precipitação. Prova disto é que o GFS na saída das 00h amenizou um pouco a precipitação. Neste momento a área que deverá ter maiores acumulados é a linha mais costeira desde o distrito de V.Castelo ao de Aveiro. Entretanto o IPMA agravou a situação, atualizando os avisos de precipitação nos distritos de V.Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real. Desta feita os avisos para os distritos de V.Castelo, Braga e Porto foram alterados para o seguinte: Em Viseu e Vila Real, o aviso amarelo de precipitação forte passou a laranja: Em Aveiro a situação de aviso amarelo de precipitação também passou a aviso laranja:
Informação especial Comunicado válido entre 2015-09-14 12:23:00 e 2015-09-16 23:59:00 Assunto: Precipitação forte e vento intenso a norte do Mondego nos dias 15 e 16 de setembro de 2015 Uma depressão com origem no ex-ciclone tropical Henri, centrada no início do dia de hoje, 14 de setembro 2015, a norte dos Açores, irá aproximar-se da Corunha na madrugada do dia 15, dirigindo-se para o Golfo da Biscaia durante a tarde. Neste trajeto irá verificar-se uma descida acentuada dos valores da pressão, atingindo o valor mais baixo, inferior a 980 hPa, no Golfo da Biscaia no início da tarde do dia 15. Os efeitos desta depressão no território do Continente irão prolongar-se até ao final do dia 16, originando precipitação forte e vento intenso as regiões a norte do Mondego. As maiores quantidades de precipitação irão ocorrer no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, na tarde de 15 e noite de 16, onde poderão ultrapassar 100mm em 24 horas. O vento forte começará por atingir as regiões do litoral Norte, na manhã do dia 15, e depois as regiões do interior Norte e Centro, prolongando-se até ao final da manhã do dia 16, afetando com menor intensidade a região Sul. Rajadas de vento da ordem de 90km/h atingirão a generalidade das regiões a norte do Mondego, prevendo-se rajadas superiores a 110 km/ nas terras altas. Esta depressão irá causar agitação marítima forte na costa ocidental portuguesa a norte do Cabo Raso. Para mais informações consultar os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA: https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ Data de edição: 2015-09-14 12:23:58
aviso da anpc AVISO À POPULAÇÃO AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide – Portugal T.: 351 21 424 7100 | www.prociv.pt 1 de 2 N.º 17/2015 DATA 14/09/2015 HORA 13h50 PRECIPITAÇÃO, VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARITIMA 1. SITUAÇÃO No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 14 de setembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se para as próximas 72 horas um agravamento excecional das condições meteorológicas nas regiões Norte e Centro: – Precipitação forte a partir da próxima madrugada e até à tarde de 16 de setembro, sendo muito forte no período 12H-24H de 15 de setembro, prevendo-se acumulados da ordem de 150 mm/24H e configurando valores que podem superar 40 mm/h ou 60 mm/6H; – Vento médio a soprar de sudoeste forte de forma persistente (até 100 km/H) nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas que podem atingir 130 km/h. No litoral vento a soprar moderado a forte (até 45 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h. Não são de excluir eventuais fenómenos extremos de vento, – Agitação marítima com ondas até 4m na costa ocidental a Norte do cabo Raso. Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt http://www.prociv.pt/Lists/Noticias...ipitação, vento forte e agitação maritima.pdf