Mas AJB, falavam de tu discordares do lado público dos alertas. Mas isso terá sempre que existir, até por razões que indicaste. A meu ver é até aí que tudo pode ser melhorado.
O IPMA lança avisos que acabam por ser genéricos, de acordo com determinados critérios. É uma entidade centralizada, que não tem capacidade de especificar ao detalhe riscos conforme as regiões/localidades ou mesmo apenas partes de localidades, bairros.
Deste o exemplo hipotético dum aviso vermelho poder não dar origem a um alerta, eu percebi o que querias dizer, mas o exemplo contrário julgo ser mais adequado. Pode haver um aviso amarelo, e isso em determinado local/circunstância até poder ser de risco muito elevado. O IPMA não tem capacidade nem tem certas competências para alertar ao detalhe. Isso tem que caber a outra entidade, de comando central, mas com uma estrutura fortemente ramificada/descentralizada, até ao nível local, e para isso só pode ser toda a estrutura da protecção civil, desde o comando central até aos gabinetes municipais.
Vou pegar no exemplo que deste, cheias na Ribeira. O IPMA lança avisos de precipitação, mas que podem ser irrelevantes para esse risco. Esse risco exige conhecimento local que não cabe a uma entidade como o IPMA, exige conhecimento e informação do que se passa nas barragens, e exige por exemplo conhecimento de precipitação que está a cair em Espanha por exemplo, que nem faz parte dos avisos do IPMA, exige acompanhar as marés, saturação solos, etc,etc.
Não sei se percebeste aonde queria chegar. Eu entendi a diferença entre prevenção e resposta, mas terá que haver sempre algo a nível de alerta para além do IPMA. Isso de esperar que populações sejam proactivas é muito bonito, mas infelizmente sabemos como é na prática. Peguemos no exemplo de Lisboa anteontem, temos tido dias de bastante chuva e mesmo assim as pessoas vão estacionar carros em zonas de risco apesar de aviso laranja. (É também por aqui que eu acho que se deve ter muito cuidado com banalização de avisos excessivos, às vezes dá-me ideia que quase todos os eventos para alguma gente deveria ser tudo vermelho, ora se chegássemos a esse ponto, a certa altura ninguém ligaria a aviso nenhum, independentemente da gravidade da situação.)
E é nesse aspecto que acho que muita coisa também pode ser melhorada. Não só acho que devem haver alertas duma entidade como a ProtCiv como acho que esses devem também ser descentralizados. Pode ser uma coisa tão simples como alertas no site da câmara municipal, indicando as tradicionais zonas de maior risco, como pode até ser um alerta informal, por exemplo, dar uma volta por zonas tradicionais de risco e avisar moradores/comércio, para terem alguns cuidados. É claro que para isso também seria necessário que existissem mesmo profissionais minimamente capacitados, e infelizmente sabemos que muitas vezes certas estruturas locais são mais jobs-for-boys do que estruturas com knowhow. Mas isso é outra história que não interessa a esta discussão.