Avistamento de meteoro nos Açores

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Anda a circular na Internet uma notícia sobre um possível avistamento de um meteorito ou de um avião supersónico perto da Ilha Graciosa.

Segue-se um post do Facebook do OASA (Observatório Astronómico de Santana - Açores).


Ao que parece ontem, pelas 20h20 dos Açores, vários açorianos viram um fenómeno luminoso no céu. Agradecíamos os vossos testemunhos de forma a tentar descobrir o que era.

Deixamos aqui 4 imagens para ajudar a ilustrar os vossos testemunhos: Nestas imagens é possível ver um meteoro, uma 'fireball' (fenómeno luminoso resultado do mesmo mecanismo dos normais meteoros), um 'Grazzer' (idem) e um jacto supersónico visto à noite.

Partilhem pelas vossas redes. Obrigado.


Há vários relatos de graciosenses de um clarão, de ruído e de movimentação do ar. Já vi alguns comentários de pessoas aqui de São Miguel nos quais referem que também avistaram um clarão ao longe.

Algumas estações sísmicas, desde a ilha de São Jorge até à Ilha de São Miguel, registaram alguma vibração. Até agora, não há registos fotográficos deste fenómeno.

Seria interessante ver as fotos da câmara do Spotazores da Graciosa nessa hora...


Notícias
- http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/graciosa/index.php
- http://tcf.blogs.sapo.pt/sera-um-meteorito-sera-um-aviao-nao-se-765411
- https://www.facebook.com/CCRG.OASA (Facebook do OASA)
- http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=39121&visual=3&layout=10&tm=10 (Som)
 
Última edição:


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Segundo as últimas informações, o fenómeno em questão tratou-se de um meteoroide, mais especificamente de um asteroide que, ao embater na atmosfera provocou uma onda de choque, que foi registada pelas estações sísmicas do CIVISA.


Post do Facebook do OASA

Antes de mais agradecemos imenso a participação de todos, sem a qual nós não teríamos permitido identificar o fenómeno. Dito isto, a nossa pequena colecta fez com que todos identificassem o fenómeno com a imagem que voltamos a deixar. Agradecíamos que nos enviassem fotos do evento caso tenham conseguido capturar, para o geral@oasa.pt

Ao que tudo indica tratou-se mesmo de um asteróide (meteoróide) que devido a alguma à sua "maior" dimensão terá chocado com a nossa atmosfera. Este ambatimento foi, ao que parece, facilmente audível e provocou uma onda de choque que foi registada pelos sismógrafos do CIVISA.

A situação é a semelhante ao que aconteceu na Rússia o ano passado, mas no nosso caso terá sido um asteróide de menores dimensões. Foi possível ver o meteoro (o fenómeno luminoso no céu), mas tendo caído provavelmente no mar, será muito difícil confirmar um meteorito (quando o meteróide atinge a superfície terrestre).

Veja aqui o registo na Rússia: http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/noticia/meteorito-caiu-na-rússia-e-provocou-vários-feridos

Veja aqui a notícia avançada pela RTP Açores: http://www.rtp.pt/acores/?article=39121&visual=3&layout=10&tm=10
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Pelas redes sociais há relatos de faialenses que também dizem ter visto o asteróide a deslocar-se de sul para norte ... Aqui pela Terceira não vi nenhum relato ainda de alguém que tenha presenciado a situação ... Mas provavelmente se alguém avistou terá sido para os lados da Serreta e zona norte da ilha já que são as zonas mais próximas da ilha Graciosa ...


EDIT1 - Parece que houve uma pessoa da freguesia das Fontinhas que se situa perto da cidade da Praia da Vitória que estava a pescar e avistou o fenómeno ...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Declaração do IPMA - Açores:

Meteoro observado na Ilha Graciosa:

O IPMA confirma a ocorrência de um meteoro no dia de ontem (2 de fevereiro de 2015) pelas 21:20 TUC sobre a Ilha Graciosa. Na sua entrada na atmosfera terrestre terá causado uma onda de choque que foi registada à superfície sequencialmente nas estações sísmicas das ilhas do Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira. O impacto da onda de choque sobre a ilha Graciosa terá causado um abalo semelhante a um sismo de grau II na escala de Mercalli.
Na figura são apresentados os registos da onda de choque sentida nas estações sísmicas da Graciosa.
10945645_960048314020167_4617047319199156883_n.jpg


Fonte: https://www.facebook.com/dra.ipma.p...3660158992320/960048314020167/?type=1&theater
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Possível desintegração de meteoro registada pela rede sísmica do CIVISA
Entre cerca das 20:20 e as 20:35h (hora local; UTC-1) do dia de ontem, 2 de Fevereiro, a rede sísmica do CIVISA registou uma sequência de vibrações nas estações sísmicas situadas nas ilhas de S. Jorge, Graciosa, Terceira e S. Miguel. Estes sinais correspondiam à propagação de ondas com velocidade idêntica à velocidade do som. Ao mesmo tempo foi recebida uma comunicação da ilha Graciosa a dar conta de algumas pessoas terem sentido uma vibração semelhante à de um sismo.



O tipo de sinal registado e a informação prestada pela população era concordante com a ocorrência de um estampido sónico gerado por algo em deslocamento com velocidade superior à do som, como por exemplo um avião supersónico. Contactado o Centro de Controlo Oceânico da NAV na ilha de Santa Maria, foi obtida a informação de que não havia trafego aéreo na região dos Açores à hora indicada.



Ao longo do dia de hoje, foi reunido um conjunto de informações transmitidas pela população da ilha Graciosa, sobre a observação de clarões, audição de ruído e vibração sentida em praticamente toda a ilha. Relatos mais detalhados de alguns habitantes sobre terem observado em primeiro lugar um clarão no céu e apenas momentos depois é que foi ouvido o ruído e sentida a vibração, conjugados com a informação fornecida pelas estações sísmicas apontam para que o fenómeno que terá estado na origem tenha sido a desintegração de um meteoro ao entrar na atmosfera. O ruído e vibração sentida e registada corresponderão assim à chegada do som e das ondas de choque à superfície da terra em resultado da entrada do meteoro na atmosfera a velocidades superiores à do som.



Este evento foi também registado pela estação de infrassons localizada na ilha Graciosa e integrada no sistema internacional de monitorização (IMS) da CTBTO - Comissão Preparatória do Tratado para a Proibição Total de Ensaios Nucleares.

CIVISA%20-%20Registo%20201502022020.png



Fonte: CVARG[/URL]
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Seria curioso o CIVISA ou o IPMA fazer uma animação com as estações sísmicas a aparecerem no momento em que a onda de choque atinge a estação sísmica..

Chegada da onda de choque registado pelas estações sísmicas do CIVISA (ordem crescente do tempo de chegada). Se as estações sísmicas da imagem estiverem à mesma "escala", a estação 3, foi a estação sísmica que registou a onda de choque com maior amplitude.
meteoro_azores_20150202.png

Google Maps.