Baviera debaixo de neve - 3 fevereiro 2019

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já aqui postei as fotografias da Lapónia, de quando fui ver as auroras boreais em março deste ano. Era um dos objectivos para este ano, e tendo 9 dias de férias que me sobraram do ano de 2018 para gastar até março, marquei a semana da Lua Nova de fevereiro e a de março para ir à Lapónia.

Como fui em março, foi porque em fevereiro não deu. Estive até às vésperas das férias começarem com o olho nos modelos meteorológicos, que ora punham ora tiravam a nebulosidade, mas na quinta-feira prévia já estavam todos de acordo de que iria haver bastante nebulosidade na Lapónia para a semana seguinte. Deste modo, accionei o plano B e adiei para março a ida às auroras.

O plano B que tinha em mente era passar uns dias na zona do vale do Reno, indo para Frankfurt na segunda 4 de fevereiro e voltando por Colónia a 8. Quando ia a marcar as férias na sexta-feira anterior resolvi dar uma olhada nas previsões meteorológicas e vi que estava previsto um grande nevão para domingo na Baviera. Decidi então que em vez de ir dia 4 para Frankfurt, iria dia 2 à tarde para Munique, passava o domingo na Baviera e iria dia 4 de autocarro para Frankfurt.

Já havia estado na Baviera em 2012, mas tinha ficado um local por visitar, Garmisch-Partenkirchen, uma pequena cidade no sopé do Zugspitze, o ponto mais alto da Alemanha, a poucos quilómetros da região austríaca do Tirol.

Parti então para Munique na tarde de dia 2, chegando à capital bávara perto das 18h sob intenso nevoeiro. Dormiria em Munique e de manhã partiria de comboio para Garmisch (1:30 de viagem), voltaria a meio da tarde para Munique e a noite seguinte iria dormir a Nuremberga. Estavam previstos entre 30 a 40mm de precipitação sob a forma de neve para Garmisch-Partenkirchen, um pouco menos para Munique, pois as primeiras horas de precipitação ainda seria líquida.

Acordo no domingo e já neva em Munique:

eUsPnWV.jpg


O habitual rebuliço da Marienplatz foi substituído pelo silêncio que a neve faz ao cair, apenas interrompido por alguns limpa-neves.

diDIiPS.jpg


YPfsYgx.jpg


SwyugSx.jpg


Parto então para Garmisch, atravessando paisagens brancas.

3mY9s7t.jpg


Chego a Garmisch sob intenso nevão e rodeado por um mar de neve. A cidade é tipicamente bávara, com edifícios bastante bonitos.

a5FuAou.jpg


60O99Hw.jpg


SXBn7YX.jpg


VTGVsoH.jpg


eIkDfpF.jpg


lgVrHbC.jpg


kHkOaGY.jpg


awtO8w2.jpg


8FTfxK7.jpg


vjLihWs.jpg


kAlGooJ.jpg


QLPl7wy.jpg


Rds8c0p.jpg
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Garmisch foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936, tal como Berlim fora dos de Verão no mesmo ano, eventos que os nazis utilizaram para propagandear a superioridade germânica, por vezes sem grande sucesso.

t837zO5.jpg


JH04csD.jpg


AOkLYe2.jpg


O grande ex-libris da cidade é o desfiladeiro do rio Partnach, situado uns 2 km a Sul de Garmisch, percorridos a pé e por uma estrada bastante escorregadia.

5X9BdTh.jpg


N22BODh.jpg


ax1Vs7o.jpg


Wj3PPJU.jpg


3PWbPQK.jpg


Durante algumas centenas de metros o rio passa entre rochas com uma largura mínima. Isto no verão deve ser bastante giro, no inverno com estalactites de gelo é absolutamente deslumbrante. Pena que as fotografias não estejam brilhantes, devido à reduzida iluminação.

JFHUCGP.jpg


xgIwtzy.jpg


xyplSiQ.jpg


0eT52dC.jpg


0eT52dC.jpg


ocbIDxr.jpg


KWt2LpL.jpg


NV5j16m.jpg


5G8ECNo.jpg


Volto para Garmisch, fico um pouco a aquecer-me na estação, tinha os pés encharcados, a temperatura era relativamente alta (0, +1ºC) e em alguns locais havia água na forma líquida misturada com a neve.

XtQ3K1D.jpg


Apanho o comboio para Munique, quando lá chego ainda neva abundantemente. O habitual parque de bicicletas desta cidade alemã:

CcP7B7a.jpg


bv4HjVg.jpg


Chego a Nuremberga e poucos indícios há de neve. Alguns canteiros têm uma fina película branca. Foi um fenómeno mesmo concentrado na zona a barlavento dos Alpes.