Bermuda vs Madeira



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

As bermudas estão sob a acção da corrente do Golfo, uma massa de água enorme e bastante mais quente do que as águas atlânticas que banham a Madeira. Só por isso as temperaturas médias tendem a ser mais altas do que na Madeira, com as médias em TODOS os meses do ano a serem superiores a 18ºC.

Apenas quando a madeira é afectada pelas massas de ar provenientes do norte de África quentes e secas, é que as temperaturas se tornam bastante mais altas e podem chegar perto dos 40ºC, situação que nas Bermudas será raríssima pela elevada humidade relativa do ar.

Esta é a minha leitura e poderão existir outros factores que também condicionam a tropicalidade dessas ilhas.;)
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Devido à corrente do golfo diria eu. A temperatura da água do mar nas Bermudas tende a ser um pouco mais quente que na Madeira, excepto no Inverno. No Inverno (Jan-Mar) a temperatura da água é de ~18ºC, sensivelmente a temperatura da água do mar na Madeira, para o mesmo período. Mas durante a primavera esta aquece mais rapidamente e acaba por atingir temperaturas superiores.

Quanto às médias do ar, estas são de 18.2ºC em Janeiro, 17.7ºC em Fevereiro e 18ºC em Março e média anual de 22ºC. Portanto ali na corda bamba entre a definição de clima tropical e subtropical.

Uma boa comparação seria com o Porto Santo, que assim como as Bermudas tem relevo mínimo e aí sim podemos observar que embora à mesma latitude trata-se de uma zona mais fria. Já no caso da Madeira em si, devido às características da ilha, parte da costa sul tem temperaturas praticamente chapadas às das Bermudas, embora com muito menos precipitação.

Relativamente aos extremos, devido ao Sahara a Madeira regista recordes mais altos. Quanto às mínimas recorde, estas são mais amenas na Madeira, visto esta não ser tão susceptível a massas de ar polar como aquelas que por vezes se deslocam até tão a sul como a Florida.