Realizou-se, no dia 23 de maio, a cerimónia de assinatura do contrato entre o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – ZASNET, AECT e o consórcio luso-espanhol responsável pela elaboração do projeto “Biosfera Transfronteiriça”, que diz respeito à candidatura à UNESCO para classificação de Reserva de Biosfera.
Esta candidatura engloba, em Portugal, o Nordeste Transmontano e, em Espanha, as províncias de Salamanca e Zamora e deverá ser apresentada em março de 2013, prevendo-se que a avaliação da UNESCO seja comunicada em setembro de 2013.
Em caso de aprovação, será a maior reserva transfronteiriça da Europa, com uma área de 1.768.284 hectares, e que integra os Parques Naturais de Montesinho, do Douro Internacional, de Sanabria e das Arribas do Douro, territórios inseridos em Rede Natura, como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Romeu, Sierra de la Culebra, Lagunas de Villafafila, Rio Sabor e o Rio Maçãs.
Recorde-se que o projeto “Biosfera Transfronteiriça” visa a promoção, a conservação e a proteção das áreas naturais transfronteiriças, a definição dos recursos naturais para uma gestão conjunta como Reserva de Biosfera e o fortalecimento da cooperação das autoridades responsáveis da REDE Natura 2000, prevendo a implementação de algumas ações, como a catalogação e inventário dos recursos naturais, a promoção conjunta dos espaços protegidos com a denominação de qualidade de Reserva de Biosfera Transfronteiriça, a criação de quatro “Rotas turístico-naturais” e implementação conjunta de uma marca de qualidade, entre outras.
© Câmara Municipal de Bragança
Acho fantástico mas está muita coisa por clarificar. Será que a UNESCO vai aceitar a inclusão do Rio Sabor no projeto com a barragem a avançar a toda a velocidade ou é mais uma que devia parar de imediato.
E os 8.000 hectares de carvalhal contínuo da Serra de Nogueira não entram no projeto
Uma reserva com uma área de 1.768.284 hectares
Como é que se vai gerir esta enorme reserva?
E como se vão gerir tão diferentes vontades? Por exemplo na questão do lobo e do veado será que na Sierra de la Culebra se vai continuar a permitir a sua caça?
Em todo caso é um projeto que parece muito interessante.