Caçada " Guida " MeteoAlerta 22 / 23 de Maio 2009

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Na Noite de 22 para 23 de Maio MeteoAlerta convidou o Miguel "Storm Chaser de Setúbal" para uma caçada de 2 dias.

A caçada teve inicio dia 22 no Cabo Espichel às 21h, logo na chegada fomos brindados com umas descargas eléctricas a Oeste, antevendo uma noite perfeita.

A noite teria sido memorável, se o centro da depressão "Guida" não se colocasse tanto a norte, tendo sido o Cabo Carvoeiro em Peniche, o local perfeito para apreciar tal fenómeno, nós apenas podiamos ver os clarões ao longe e esperar que algo se formasse a sul do centro da "Guida" , isso não sucedeu e apenas foi possível fotografar umas descargas a norte de Lisboa.

claraooo.jpg


nuvemrelampago.jpg


relampago1.jpg



Por volta das 5h da madrugada, decidimos, ir para casa descansar e estarmos prontos no dia seguinte às 13.30h, para ir em direcção de Évora ou um pouco mais a norte, como estava a ser modelado.

No dia seguinte, depois de uma passagem pelos sites MeteoAlerta e Meteopt, decidimos arrancar em direcção a Évora, tentando apanhar uma linha de instabilidade que se deslocava de Sul para Norte, onde as Serras de Monchique e do Caldeirão pareciam ser as rampas de lançamento.

Imagem de satélite de toda a tarde de dia 23

20090523satvis.gif


Já no cruzamento da N10 com a N5/IC1 em direcção a Alcácer do Sal, fomos brindados com o nascimento de uma célula a Este, a visibilidade era muito pouca devido à vasta floresta daquela zona,, então colocamos pé a fundo, não nos importando com os 15L aos 100km que o jipe estava a consumir, em direcção a Alcácer.

Na descida para Alberge, começamos a ver uma formação maravilhosa, sendo agora a preocupação parar num local perfeito para captar algumas imagens, paramos então numa ponte por de cima da IC1 que nos deixava a O uma localidade chamada Talhada e a SE a cidade de Alcácer, ficando com o monstro a E, mesmo perfeito para umas fotografia.

mapadaclulaalcacr.png


image00001l.jpg


image00002czo.jpg


image00003beh.jpg


image00005k.jpg


image00011v.jpg


image00012f.jpg


image00013g.jpg


image00016.jpg


image00018.jpg


image00020p.jpg


image00036l.jpg


image00033.jpg


image00034.jpg


Panorâmica em Filme



Depois de algum tempo a apreciar tal fenómeno que nos pode levar a pensar em Wall Cloud ou em Arcus, decidimos tentar outra perspectiva e visto que a deslocação da célula era para N tentamos a vertente sul, seguindo a N253 em direcção de Montemor-o-Novo e aí fazer de novo uma paragem, para captar novas imagens.

Já na N253 entre Monte Olival e Santa Susana apanhamos o crescimento de uma nova célula, ficando literalmente por baixo, apanhando com chuva forte e descargas eléctricas bem fortes que mesmo de vidros fechados se faziam ouvir bem alto.



Já em Montemor e com estradas para todas as direcções e uma rede wireless disponível, decidimos apanhar a N4 em direcção a Arraiolos e tentar interceptar uma nova célula que estava a E desta bela terra, com uma deslocação de SE para NO, na N4 paramos para ver o desenvolvimento e foi quando ela deu a 1 descarga eléctrica, decidimos então avançar mais um pouco e fazer mais umas imagens.

Vídeo



Fotos

img8185.jpg


img8187.jpg


A célula era potente produzindo muitas descargas e muita chuva, o que fez com que tivessemos que nos colocar de novo em andamento em direcção a Arraiolos e de lá tentar fazer umas novas imagens.

Vídeo



Fotos

img8297.jpg


img8302.jpg


img8303g.jpg


Aí chegados e como era da praxe neste dia a célula rapidamente começou a desfazer-se, decidimos rumar a Mora e fazer uma nova avaliação das condições meteorológicas. Em Mora o quadro clínico não era o mais favorável parecia que tudo estava terminar acompanhando com o descer da temperatura, fomos então andando até Coruche e lá fazer uma nova pausa e nova avaliação esta sim já tirando qualquer duvida, o dia tinha acabado.

Ainda houve tempo na volta para descobrir a caminho de Pegões um local muito bom, com uma vista 360º fantástica.

Aqui fica o mapa com o caminho percorrido.



Quero agradecer ao Miguel a excelente companhia, a todos os contactos telefónicos que recebi durante a tarde relatando o que se passava virtualmente.

Fiquem ALERTA

Abraços
 
Editado por um moderador:


Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Mais um maravilhoso espectáculo , foto-meteorológico tirado por estes foristas.
Deixo aqui os meus parabens ao Rebelo e Miguel por mais um momento por eles captado , que devido a boa qualidade quase me imagino no local aquando eles , força e continuem a nos supreender:thumbsup:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Grande reportagem, parabéns ao grande MeteoAlerta:thumbsup:;) e ao Miguel por ter participado na mesma e ter assistido a grandes fenómenos meteorológicos!!!:thumbsup:;)
:palmas:PARABÉNS!!!:palmas:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Bem o que dizer!! foi uma caçada magnifica! adorei mesmo...já fiz várias mas esta foi sem duvida a melhor de todas de longe! ;) Um obrigado aos ajrebelo (Meteoalerta) por me ter proporcionado mais esta caçada :thumbsup:

Já agora deixo esta foto que já foi aqui muito bem postada mas com alguns retoques, espero que gostem!