Calçoene - O município mais chuvoso do Brasil

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Após analisar séries históricas de chuvas em mais de 400 estações meteorológicas localizadas na região Amazónica, o município de Calçoene, no Amapá, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil com uma precipitação média anual de 4.165 mm. A análise dos dados foi realizada em 2006 pelo pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de Agro-meteorologia da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). O município, de apenas sete mil habitantes, está localizado no extremo Norte do Brasil, na micro-região do Oiapoque, e abrange uma área de aproximadamente 14 mil km2. Anteriormente, a literatura citava a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, com uma precipitação média anual de 3.600 mm, como o local mais chuvoso do país.
Segundo Daniel Guimarães a falta de dados de registos históricos consistentes e de longa duração limitava esses estudos. A partir da criação da Agência Nacional das Águas (Ana) foram organizados bancos de dados contendo milhares de séries históricas em todos os estados da Federação. "Era natural de se supor que, na Amazónia, estariam os locais de maior pluviosidade", conclui o pesquisador. Segundo ele, a caracterização climática de uma região deve-se basear em dados consistentes e colectados por, pelo menos, 30 anos, facto ocorrido recentemente com a estação de Calçoene. O Atlas Climatológico para a Amazónia Legal, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 2001, baseou-se em apenas 100 estações e registos de séries históricas de dez anos. Com essa nova abordagem informações mais detalhadas puderam ser obtidas para a região.
A precipitação em Calçoene é cerca de três vezes maior que a registada na cidade de São Paulo. Entre Janeiro e Junho foram registados mais de 25 dias de chuvas em todos os meses, ou seja, chove quase todos os dias. No ano de 2000 foram registados quase sete mil milímetros de chuva. A pesquisa também permitiu a elaboração de um novo mapa da precipitação na região Amazónica e mostra que existe uma enorme variação nos padrões de distribuição das chuvas. Roraima apresenta áreas no nordeste do estado onde a precipitação é muito inferior à média regional e a distribuição das chuvas mostra maior concentração nos meses de Maio a Julho, enquanto, nos demais estados, essa concentração se dá entre Janeiro e Abril. Áreas de baixa pluviosidade são também observadas no sul dos estados de Tocantins e Rondônia.
Conforme o pesquisador, no Pantanal Matogrossense, as precipitações são tão baixas quanto as registradas no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, região do Polígono das Secas. As áreas de maiores precipitações ocorrem no litoral do Amapá e na região do estado do Amazonas conhecida como "Cabeça de Cachorro". Em ambas existem zonas onde as precipitações médias superam os quatro mil milímetros mensais.
* * * * * * * * * * * *
Fonte: Correianeto
 


andre shimutz

Cirrus
Registo
15 Nov 2006
Mensagens
42
Local
mundo
de fato, a contribuição é de patente.

deveras estive em 2004 pello estado do Amapá. fui prestar concurso pra juiz e fiquei na última fase.

esse estado é o que mais se preserva no brasil.

92% dele é formado por reservas florestais e indígenas, muito perigosos que protegem com unhas e dentes suas terras.

olha, o clima lá é extremante propício para fomentar a chuva. muito, mas muito chuvoso. excessivamente úmido.

mas o povo é bom, clima quente sempre e baixo custo de vida.

tem a cidade mais fria de lá qeu já registrou 15ºC... imaginem, isso tudo a 0º de latitude.