Calcular a pressão média



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Como se calcula a pressão média ?

Referes-te à pressão média durante um dia ?

Há vários métodos, uns mais grosseiros que outros.


O mais simples baseia-se em somar a mínima e a máxima e fazer uma média, mas induz muito em erro, pois a pressão pode ter estado todo o dia mais perto da máxima ou da mínima correspondente e a média acabar por não corresponder minimamente à realidade.

Normalmente o mais aconselhável é optar por um segundo método.

Imaginando que mediste 24 vezes a pressão atmosférica durante um dia, ao longo das suas 24h, desde as 0h às 0h do dia seguinte. Soma todos os registos e divide pelo número de observações feitas, neste caso 24.

Quanto mais curto for o intervalo entre medições e maior for o número de medições ao longo do dia, mais fiável vai ser o resultado final da média. Fazendo os cálculos com base em medições a cada minuto é tanto melhor que a cada hora, por exemplo, escapam menos dados e a média é mais precisa.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pressão média de 1 mês :rolleyes:

O mesmo se aplica. Normalmente faz-se a média de todas as horas desse mês, funcionando como uma média das pressões médias de cada dia, mas ao longo de todo o mês, fazendo-se a pressão média total do mês.

Da tal forma mais simplista e errónea, no caso de ser feito manualmente, aqui já teria menor margem de erro somar as pressões mínimas e máximas de cada dia e fazer a respectiva divisão, pelos 30 dias, porque ao envolver muitos mais dados o erro associado diminui.

Ainda assim, ninguém tem esse trabalho porque o que calcula é o software e portanto calcula-o da forma mais correcta. :lol: