Calcular a quantidade de chuva.

Santi

Cirrus
Registo
26 Jan 2014
Mensagens
3
Local
Riba de Ave
Bom dia
Gostaria que me ajudassem numa situação, recebi uma justificação de uma seguradora nestes termos:
"No caso concreto, apesar da chuva intensa, esta não atingiu os
10mm em 10 minutos no pluviómetro, nem foi reportado a ocorrência
de trombas de água na região."

É possível saber a quantidade de água que cai de uma forma exata ou aproximada nde uma localidade, no caso Riba de Ave que fica cerca de 15km de Famalicão e Guimarães?
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Bom dia
Gostaria que me ajudassem numa situação, recebi uma justificação de uma seguradora nestes termos:
"No caso concreto, apesar da chuva intensa, esta não atingiu os
10mm em 10 minutos no pluviómetro, nem foi reportado a ocorrência
de trombas de água na região."

É possível saber a quantidade de água que cai de uma forma exata ou aproximada nde uma localidade, no caso Riba de Ave que fica cerca de 15km de Famalicão e Guimarães?

Indo ao Wunderground por ex. poderás ver as estações amadoras que o pessoal tem à disposição. Basta ir ver os dados para os dias e hora em causa. No entanto não creio que hajam estações disponíveis na zona específica que sugeres.

O mais próximo mais ou menos fiável da zona que referes deverá ser a da escola secundária nas Caldas das Taipas ou algumas em Braga.

Agora lá está, as trombas de água são eventos localizados que não se refletem numa região inteira. Pergunta ao seguro em que dados eles se baseiam. Se forem buscar os dados das estações distritais como a de Braga no teu caso então talvez tenhas legitimidade para ir rebuscar dados em outras estações que, da mesma forma, não são referentes à tua zona exata.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e CptRena

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
boas mais uma vez as seguradoras e as suas ideias. Antes de mais entra em contacto com a deco em matéria legal é a melhor opção podes também falar com o ipma. So por curiosidade qual o dia da ocorrência e a que pluviometro estão eles a referir é que eles vão pegar em tudo o que poderem, se é oficial, se o pluviometro e o data logger estão calibrados e quem os calibrou. Estações amadores não servem de prova pois eles veem com as cenas oficiais e se tens a sorte de haver uma basta estar mais longe e não dá eles fogem de pagar como o Diabo da cruz. Vai dando noticias de como correm as coisas
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Como estamos em Portugal, acredito que as seguradoras passem este tipo de seguros, em que é o segurado quem tem de provar tudo com estações oficiais no local e mais alguma coisa. Tudo serve para fugirem com o rabo à seringa.

Num país sério, no contrato teria de estar tudo bem definido, qual a estação de referência, oficial ou não, desde que esteja no contrato tudo bem. Caso estivesse por definir, que fosse responsabilidade da seguradora provar que não choveu mais de 10litros/m2 em 10min. Assim já era um contrato à seria!
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e CptRena

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Não o desgraçado que paga todos os anos é que tem de se mexer convido todos a lerem os contractos eles pensam em tudo em seguro habitação ja vi sismos vulcões queda de objectos celestes fenomenos metereologicos extremos, eles lembram-se de tudo mesmo que tenhamos contra todos os risco eles arranjam alguma para não pagar. Doque sei nos usa os inspectores vão mais longe doque as autoridades em caso de fogo
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boa Noite
Alguém entendido poderia me dar uma ajuda, no gráfico de Rainfall. A minha dúvida é se com os dados do gráfico poderei saber se entre as 11 e as 12h a Intensidade da chuva atingiu os 10 mm em 10 minutos.
Aqui vai o link. Obrigado
http://www.wunderground.com/weather...y.asp?ID=IPORTUGA45&month=12&day=24&year=2013

Não sei qual o intervalo em que é medida a intensidade, mas se os valores são registados com grande frequência (por exemplo de 30 em 30 segundos) é impossível que tenha ocorrido essa intensidade de precipitação. 10 mm em 10 minutos corresponde a um rain rate de 60 mm/h durante 10 minutos, e o máximo que a estação mediu ficou abaixo dos 20 mm/h.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A estação é uma Oregon e o programa que utiliza é o WeatherDisplay. O WeatherDisplay não envia o rain-rate exacto da estação para o Wunderground mas sim o valor de chuva horária naquele momento. Dados de rain-rate no Wunderground apenas com uma Davis e o WeatherLink.
Portanto o WU de nada serviria para isso, apenas calculando-o manualmente (tendo em conta a resolução da estação, nas Oregon é 1mm).
 

Santi

Cirrus
Registo
26 Jan 2014
Mensagens
3
Local
Riba de Ave
Depois de pedir explicações à seguradora eles justificaram-se assim:
"para que a ocorrência participada pudesse ser enquadrada nas garantias da
apólice teria de ter existido pluviosidade de 10mm em 10 minutos,
que no local de risco à data do sinistro não se registou (poderá
ser consultado o site www.wunderground.com para obtenção de
referências)."

No wunderground a estação mais próxima é a de Fermentões, Guimarães que fica a 8km da minha casa e é amadora. Será possível eles conseguirem terem alguma noção da quantidade de chuva que caiu, e já agora no wunderground existem estações não amadoras?
Obrigado
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Depois de pedir explicações à seguradora eles justificaram-se assim:
"para que a ocorrência participada pudesse ser enquadrada nas garantias da
apólice teria de ter existido pluviosidade de 10mm em 10 minutos,
que no local de risco à data do sinistro não se registou (poderá
ser consultado o site www.wunderground.com para obtenção de
referências)."

No wunderground a estação mais próxima é a de Fermentões, Guimarães que fica a 8km da minha casa e é amadora. Será possível eles conseguirem terem alguma noção da quantidade de chuva que caiu, e já agora no wunderground existem estações não amadoras?
Obrigado

Boas é o que já te disse eu acho que não:
1. O equipamento e amador e nada te diz que funciona em condições
2. Para valer tem de estar calibrado volto a bater no velhinho fica atento as bombas de gasosa, as balanças em todas as lojas os radares e os "balões" da moina os parquimetros se não esta calibrado eles podem ir dar banho ao cão porque se achasses uma estação que fosse a teu favor eles diriam o que estou a dizer.
3.É muito longe imagina que éra um tornado que so tem alguns metros de estenção a 8 km podiam nem estar vento.
Digo fala com a deco e o ipma são a tua melhor ajuda o radar pode ser muito util. e antes demais segue com a luta eles querem que desistas mostra que das luta