Bom dia a todos, Talvez a pergunta seja um pouco básica mas alguém sabe calcular a direcção média do vento?? Tenho valores de minuto a minuto e precisava de ter uma média para determinados intervalos de tempo, existe alguma fórmula específica para isso? Agradeço a quem me possa esclarecer essa dúvida. Obrigado.
Olá. 1 -Tens que dividir o Vento nas componentes U e V através da velocidade e direcçao medidas na torre. 2 - Calculas as médias de U e V 3- Com a U e V médias calculas o módulo e direcçao do vento. Cumps
PCorreia obrigado pela tua resposta, Média= Arctan (Ux/Uy) Ux = (E sen ângulo)/N Ux = (E cos ângulo)/N Encontrei essas fórmulas, achas que estão correctas? Será necessário fazer alguma correcção ao valor final? Obrigado cumps
Nao é bem isso. Deixo-te aqui uma parte de um programa para a calculares(está em Python, mas é parecido com Matlab): Basicamente, calcula u e v para todos os pontos(partindo da direcçao em graus), determina as medias dessas componentes(entre os alcances que eu quero[IN:FIN]) e calcula a velocidade e direcçao média. Finalmente ajusta essa direcçao por quadrante. Se passares a outra linguagem de programaçao verifica se as funçoes usam os mesmos limites e se os ângulos têm que ser em graus ou radianos(arctan, sen,cos), ou seja, calcula algumas direcçoes para todos os quadrantes e assegura-te que estao bem calculadas.