Registo
26 Abr 2017
Mensagens
2
Local
Salvador, Bahia
Olá, pessoal, tudo bom?

Sou estudante de Ciência da Computação e desenvolvi em um projeto acadêmico uma mini estação utilizando Arduíno capaz de coletar algumas variáveis climáticas, incluindo umidade do ar, umidade do solo, temperatura, índice pluviométrico, velocidade do vento e radiação solar. Nesse projeto, utilizei as coletas dessas variáveis através da minha estação em um processo de machine learning para determinar se uma planta precisa ser irrigada ou não.

Recentemente, me deparei com um quesitonamento se as variáveis que estava coletando conseguiriam determinar a probabilidade de chuva em uma determinada região. Fiz algumas pesquisas, mas por falta de conhecimento na área de meteorologia não obtive muito sucesso. Vocês poderiam me auxiliar nessa dúvida? Consigo determinar a probabilidade de chuva utilizando essas variáveis? Poderiam me indicar materiais para me auxiliar nesse cálculo?


Agradeço a ajuda.
[]s,
 


weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Para determinar se planta precisa ser irrigada ou não essas variáveis são suficientes e você não precisa de nada complicado como machine learning.
Para probabilidade de chuva em determinada região já é outra história muito mais complicada, e apenas essas variáveis não dão.
 
Registo
26 Abr 2017
Mensagens
2
Local
Salvador, Bahia
Para determinar se planta precisa ser irrigada ou não essas variáveis são suficientes e você não precisa de nada complicado como machine learning.
Para probabilidade de chuva em determinada região já é outra história muito mais complicada, e apenas essas variáveis não dão.
Quais recursos adicionais precisarei para conseguir determinar a probabilidade de chuva?
 

jorgeanimal

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
182
Local
Lourinhã
A interpretação dos modelos meteorológicos determina a probabilidade de chuva numa certa área. Se a tua intenção é automatizar esse sistema para dizer qual a probabilidade de chuva nos próximos minutos, usando as características da atmosfera em tempo real, então a história já é outra.
Por exemplo, quando a pressão da atmosfera baixa significa um aumento da humidade relativa. Ou em certas zonas um vento de SW significa chuva nas próximas horas...
Decerto que tens aí algo para investir muito tempo para ir calibrando de acordo com o nowcasting.