fonte: http://jn.sapo.pt/2006/07/19/sociedade_e_vida/calor_quatro_mortos.htmlEuropa está a ser assolada por uma vaga de calor que já causou quatro vítimas mortais, em França e Espanha. Na Inglaterra, se as previsões se confirmarem, hoje podem ser batidos todos os recordes de temperatura. A Alemanha espera amanhã o dia mais quente do ano.
Dois idosos de Bordéus (França) e dois trabalhadores espanhóis morreram, desde domingo, devido às temperaturas anormalmente elevadas que se têm verificado em alguns países europeus. Para fugir ao calor, turistas e habitantes de Paris refugiam-se em centros comerciais e outras zonas climatizadas.
Várias cidades inglesas, incluindo a capital Londres, registaram, nos últimos dias, temperaturas superiores a 34 graus, o que não sendo inédito é relativamente raro. O ano de 2003 continua a deter o recorde das temperaturas mais altas de sempre no país, quando se mediram 38,5 graus, mas os meteorologistas estimam que os termómetros subam hoje até aos 37 graus, não descartando a possibilidade de se fixarem novos máximos.
No metropolitano londrino, os termómetros atingiram, ontem, os 47 graus. Centenas de cartazes aconselham os passageiros a andar sempre com garrafas de água e a usar roupas leves. O incómodo pelo calor é tão grande que uma das maiores centrais sindicais britânicas, a TUC, pediu às empresas que autorizem os seus empregados a vestir de uma forma mais informal, nomeadamente, os homens poderem evitar o fato e gravata.
A Alemanha também não escapa à onda de calor. Este mês poderá ser um dos mais quentes dos últimos cem anos. Se as previsões se confirmarem, os alemães viverão amanhã o dia mais quente deste ano (38 graus).
Na Bélgica, foram anunciadas "temperaturas tropicais" de 29 a 33 graus, com picos de 35 na região Norte. Na Holanda, os termómetros registam, há três dias, temperaturas acima dos 30 graus. E, na República Checa, as previsões apontam para máximas de 36 graus até ao fim de semana. A Itália está mergulhada numa das maiores secas dos últimos 30 anos, causando grande preocupação no sector agrícola.
Acho pouco...mas estas coisas de mortos...calor e saude...andam sempre nos segredos dos deuses...