Calor no Outono - quando acaba?

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Olá.
Confesso que já estou fartíssimo deste calor. Desde Março deste ano que, praticamente, tem sido ininterrupto (pelo menos, é a sensação que tenho).
Algum de vós sabe dizer quando é que se prevê que definitivamente as temperaturas máximas desçam abaixo dos 20 ºC? :huh:
E é impressão minha ou temperaturas de 24 ºC, 25 ºC e até 26 ºC não são normais em pleno fim de Outubro? Por esta altura já na Europa central e do norte anda tudo abaixo dos 15 ºC!
Enfim, já nem me lembro do que é frio neste país...
VENHA O FRIO!!! :cold:
 


Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Ainda é bastante normal as temperaturas atingir os 25/26ºC no final de Outubro. Basta comprovar pelos dados dos últimos anos:

(Estação Lisboa/Geo.)

2009
klibild


2008
klibild


2007
klibild


2006
klibild


2005
klibild


2004
klibild


2003
klibild


2002
klibild


2001
klibild
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Olá.
Confesso que já estou fartíssimo deste calor. Desde Março deste ano que, praticamente, tem sido ininterrupto (pelo menos, é a sensação que tenho).
Algum de vós sabe dizer quando é que se prevê que definitivamente as temperaturas máximas desçam abaixo dos 20 ºC? :huh:
E é impressão minha ou temperaturas de 24 ºC, 25 ºC e até 26 ºC não são normais em pleno fim de Outubro? Por esta altura já na Europa central e do norte anda tudo abaixo dos 15 ºC!
Enfim, já nem me lembro do que é frio neste país...
VENHA O FRIO!!! :cold:



Não é normal, MAS acontece, e tal como o membro Costa colocou não vejo qual a admiração de Outubro está a ser quente?

Ponho um adagio (que os antigos já sabiam):

"" Outubro quente trás o diabo no ventre""
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não é normal, MAS acontece, e tal como o membro Costa colocou não vejo qual a admiração de Outubro está a ser quente?

Ponho um adagio (que os antigos já sabiam):

"" Outubro quente trás o diabo no ventre""

Esperemos que seja verdade porque em 2006 funcionou assim, mas se não me engano em 2000 funcionou ainda melhor :D

Neste momento agrada-me mais o ECM do que o GFS, mas os modelos estão-se tornando mais instáveis e isso é bom !!
A meu ver parece-me que o ECM compõe um cenário interessante ás 180h, sendo que aquela depressão que aparece nos modelos mais ou menos ás 140h, depois parece descer em direcção a nós, sendo que poderá ficar isolada e os AA ficarem a norte.
Poderá ser o principio da mudança!!
o GFS tem algo semelhante mas apenas lá para a eternidade !!

Esperemos que a partir de agora as coisas evoluem favoravelmente, pois neste momento a unica coisa que me parece garantida é a Nortada do Mário Barros
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A média das máximas em Lisboa para Outubro é de 22,1ºC, e as temperaturas mais altas neste mês costumam registar-se ao início, portanto todos estes dias consecutivos com máximas a rondarem os 24ºC/26ºC já no final do mês com mínimas quase tropicais não é nada normal. Este mês está bem lançado para ser tornar no Outubro mais quente de sempre em Lisboa, e também noutras estações.

Esse adágio do diabo no ventre também existe para outros meses, por isso tem o valor que tem.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Esse adágio do diabo no ventre também existe para outros meses, por isso tem o valor que tem.



Desculpa Fil mas este adagio só tem como referencia o mês de outubro, isto fazendo a pesquisa no livro do Drº Costa Alves "" Mudam os ventos mudam os tempos ""

Ponho outro para ver como o mês de outubro é quente(por vezes)

""outubro secão(suão), negaças de verão""

ps: Suão que tem como origem suar

Ponho também outro de novembro.

"" novembro é quente no começo e frio no fim ""
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Dizer que este Outubro está a ser normal,é o mesmo que dizer que Outubro em Lisboa ainda é Verão. Temperaturas quase sempre a cima dos 24 é normal ,mas em Julho ou Setembro.
E o mais engraçado é que esses gráficos são a comparar com Outubros muito quentes, pois os Outonos dos últimos anos foram quase sempre acima da média,e ainda assim este Outubro vai-se destacando.Frio,ainda não senti nem uma amostra :unsure:

Outra coisa engraçada é a nortada,tão normal em Portugal,e este ano( com excepção de Julho)tão fraquinha. Não sinto aqui a nortada que tudo leva há muito tempo.E se a sinto,é um dia e acabou! Nada mexe,está calor,e não há forma do ambiente refrescar...
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Bom, este ano parece que pode dizer-se que Outubro em Lisboa ainda é Verão.:lol: Os princípios de noite parecem-me de Verão... E segundo o site do Instituto de Metereologia dão 25 ºC para 31 de Out. e tudo indica que o primeiro dia de Novembro vai ter uma máxima acima dos 20 ºC. Será que Novembro também vai ser anormalmente quente? Estou a ver que tenho de emigrar para a Escandinávia...:lol:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bom, este ano parece que pode dizer-se que Outubro em Lisboa ainda é Verão.:lol: Os princípios de noite parecem-me de Verão... E segundo o site do Instituto de Metereologia dão 25 ºC para 31 de Out. e tudo indica que o primeiro dia de Novembro vai ter uma máxima acima dos 20 ºC. Será que Novembro também vai ser anormalmente quente? Estou a ver que tenho de emigrar para a Escandinávia...:lol:

Vá, já falta pouco para o "Verão" se despedir.
Tudo indica que com a entrada de Novembro, o Outono (e ainda não estamos a falar de frio de Inverno), vai chegar. E Lisboa não ficará de fora.


Sobre as temperaturas em Lisboa, neste mês de Outubro, os valores não enganam:
1 dia "fresco", contra todos os outros quentes.



Monitorização Clima de Portugal - 2009
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Dizer que este Outubro está a ser normal,é o mesmo que dizer que Outubro em Lisboa ainda é Verão. Temperaturas quase sempre a cima dos 24 é normal ,mas em Julho ou Setembro.
E o mais engraçado é que esses gráficos são a comparar com Outubros muito quentes, pois os Outonos dos últimos anos foram quase sempre acima da média,e ainda assim este Outubro vai-se destacando.Frio,ainda não senti nem uma amostra :unsure:

O mês de Outubro foi bastante quente em 2006, mas nos últimos 7 anos até não tem andado muito longe dos valores normais e em 2003 registou uma boa anomalia negativa, pelo menos aqui na região.

Mesmo em Lisboa, nos últimos anos, nem sempre Outubro foi quente, pelo menos isso não ocorreu em 2003, 2004 ou 2008
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Ainda hoje a conversar com amigos, a pergunta que todos fazem é estamos quase em Novembro calor que parece ser Setembro e chuva nem vê-la, e todos dizem uma coisa que estou de acordo as alterações climáticas estão à porta, seja aquecimento ou não, o clima anda louco, e em Novembro e os campos iguais como se fosse Agosto ou Setembro. Ervas o que é isso, todas as terras estão secas, é uma desilusão ver o que se passa á nossa volta. Só em comparação este ano e neste dia o ano passado neste dia a temperatura máxima foi menos 6 graus e a temperatura mínima foi menos 11ºC. Em termos de precipitação, Em 2007 , Outubro registei 93 mm, o ano passado foi 32 mm e este ano 11 mm, se isto não é preocupante então o que será. Nós não precisamos de frio, mas sim temperaturas na média e bastante chuva. Frio é sinónimo de seca, por isso, frio não quero, mas sim muita chuva isso é o mais importante, senão 2010 vai ser complicado se as coisas continuarem assim.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O mês de Outubro foi bastante quente em 2006, mas nos últimos 7 anos até não tem andado muito longe dos valores normais e em 2003 registou uma boa anomalia negativa, pelo menos aqui na região.

Mesmo em Lisboa, nos últimos anos, nem sempre Outubro foi quente, pelo menos isso não ocorreu em 2003, 2004 ou 2008

Sim,mas foi quente em 2005,2006 e 2007 :D E ter nos ultimos 4 Outubros,3 quentes,faz-me ter a ideia dessa tal entrada quente no Outono.
Este ano pelo gráfico do Andre,bem se ve o Outubro que foi este.Há claro anos que o Outubro até pode ter sido fresco nos últimos 10 anos,mas nos últimos 4/5 anos foram mais os quentes,que frios,isso parece-me,pelo menos aqui em Lisboa.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sim é verdade há referencia a esses 2 meses mas ele é mais aplicado a outubro.



Este é de referente a fevereiro

"" fevereiro quente trás o diabo no ventre(deixa vir o meu irmão março, que de oito te deixará quatro e esses quatro pelados).""

Com razão janeiro tem o mesmo tipo de adagio, mas tem como unica referencia de calor um adagio, o resto ou tem haver com chuva ou com a geada ou frio.

"" janeiro quente traz o diabo no ventre ""