Calor no Outono - quando acaba?

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Já diz o ditado: "Outubro, ou seca tudo ou rebenta tudo"
Segundo o meu pai a normalidade de outubro é feita de extremos: ou seca ou abundância de água. Claro que há sempre outubros normais - mas as normais são feitas com os extremos que, ao que parece - na gíria popular, fazem parte da noção do estado do tempo neste mês.
O calor também se comporta conforme: nuns anos quente, noutros frescos. Já saboreei, em pleno mês de Outubro, de banhos no rio Homem na serra do Gerês na década de 90...o calor não é de agora.

:huh::)
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Nos últimos anos os Outubros tem sido sido quase sempre quentes; as excepções foram 2003 e 2008. Em 2006 o valor médio da temperatura mínima do ar foi o mais elevado de sempre.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
em outubro as temperaturas medias em lx rondam os 14ºmin-23ºmax e em novembro os 11ºmin-19ºmax.
no dia 1 de novembro de 2005 ( acho que foi 2005...) registrei 27.2º de maxima na lagoa de santo andre...800mts do mar....:thumbsup:;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vocês aí no Norte ou Centro não sei, mas só vos digo o seguinte:
- Aqui as noites são quase iguais aos dias, ou seja, tanto ando de t-shirt de dia como de noite !!
Esses gráficos que voçes apresentaram, aqui para mim não servem, porque quando vocês tiveram 18º eu tive 24/25, quando tiveram 24/25 eu tive 27º e quando tiveram 27º eu tb tive !!
Esse gráfico aqui seria bem linear bem como as noites, apenas quando tiveram 18º aí de máxima é que devo ter tido isso mas de mínima !!
Ainda estive a trabalhar de t-shirt e fartei-me de transpirar ... apanhar azeitonas é duro, no prato sabem melhor :D
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
E realmente não me digam que este tempo está dentro da normalidade, uma vez que eu saio de casa com um "casaquinho" às 8 da manhã e às 10 fico em manga curta porque está calor...isto quase em Novembro...em Bragança!

Como eu em Lisboa. Ainda hoje saí de casa às 6:15 com um casaco ultra leve (corta-vento ou lá como lhe chamam) e ao chegar à faculdade pelas 8:00 já o estava a tirar e a ficar de manga curta por causa do calor. Mas bom, digamos que eu também não me dou propriamente bem com o calor, nem gosto muito dele, e bastam-me dois meses no máximo para ficar farto.:lol:

Encontrei num site as temperaturas deste mês em Lisboa/G.Coutinho e deu-me uma média de tmáx de 23,4 ºC (de 1 a 29 Out).
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O El Niño deste ano pode ter alguma influência nas temperaturas e precipitações?

É que este ano foi mais quente, mas até agora, bem chuvoso...:D
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Mas olha que eu que já sigo o tempo diariamente desde 1995, não me lembro de ter tanto tempo com temperaturas à volta dos 20-25ºC como nestes últimos anos!
Os outonos parecem estar bem mais quentes nos últimos anos.

Já diz o ditado: "Outubro, ou seca tudo ou rebenta tudo"
Segundo o meu pai a normalidade de outubro é feita de extremos: ou seca ou abundância de água. Claro que há sempre outubros normais - mas as normais são feitas com os extremos que, ao que parece - na gíria popular, fazem parte da noção do estado do tempo neste mês.
O calor também se comporta conforme: nuns anos quente, noutros frescos. Já saboreei, em pleno mês de Outubro, de banhos no rio Homem na serra do Gerês na década de 90...o calor não é de agora.

:huh::)