Calor no Outono - quando acaba?

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Mas olha que eu que já sigo o tempo diariamente desde 1995, não me lembro de ter tanto tempo com temperaturas à volta dos 20-25ºC como nestes últimos anos!
Os outonos parecem estar bem mais quentes nos últimos anos.

Com ventos de sul-sudoeste a imperarem, as temperaturas são amenas, até no Inverno isso acontece:(.

Não me recordo é de tantos dias seguidos com o vento a soprar desse quadrante, o normal eram as nortadas, vento de noroeste e de norte, menos húmido, mas bastante mais frio.;)
 


Huelva-Espanha

Cumulus
Registo
20 Out 2008
Mensagens
161
Local
Huelva-Espanha
Olá amigos de Portugal:

Hoje em Espanha batemos records de máximas para o mês de Novembro,
Sevilla com 31,1º e Cordoba com 30º têm as maximas despues de 100 anos.

O record de Espanha é de Huelva 32,8º de 1949.

Informaçao de outubro: www.MeteoHuelva.Blogspot.com

Ate logo
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Já se sabe que desde o vale do Guadalquivir até à zona de Faro é o local propicio para temperaturas altas fora de época (e não só claro).
Este mês tem sido anormalmente quente, tendo havido pouquissimos (uns 3 ou 4 se tanto) dias em que a máxima ficou aquem dos 24ºC, o que está mais de acordo com Setembro!
Confesso que não sabia dos recordes de Sevilha e Córdoba.
Os 30,4ºC de Tavira ontem também devem constituir em record, provavelmente só não o são porque foi dia 31 de Outubro e não hoje dia 1.
A mínima de 20,4ºC de hoje em Tavira e a máxima de 29ºC em Faro certamente constituem um record para Novembro. Alguém é capaz de me esclarecer nesse sentido?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A mínima de 20,4ºC de hoje em Tavira e a máxima de 29ºC em Faro certamente constituem um record para Novembro. Alguém é capaz de me esclarecer nesse sentido?

O record de temperatura máxima para Faro em Novembro é 28,8ºC, registados no dia 13 de Novembro de 1977.

Hoje a máxima em Faro foi de 28,6ºC.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não é assim tão anormal o registo de temperaturas tão elevadas no início de Novembro; o mesmo ocorreu há 2 anos (5 e 6 de Novembro de 2007) e há 3 anos (1 e 3 de Novembro de 2006).

2001062530230175669_fs.jpg


Porque será que apenas se recordam dos dias em que neva e depois não se lembram dos dias em que há calor a mais?
:D

EDIT: Mais dados de Novembro de 2007 no meu blogue aqui
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que talvez a diferença em relação a outros anos não seja especialmente nas máximas. Dias soalheiros quentes são relativamente vulgares, mas suponho que nas mínimas e médias talvez os dados sejam mais invulgares. Mas estou apenas a especular sem ter olhado para dados nenhuns, aguardemos pelo relatório do IM de Outubro.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Em Novembro de 2006 também se registaram temperaturas muito altas ao início do mês, mas nesse ano as temperaturas também foram tal como hoje anormais. E se para o ano voltar a acontecer, voltará a ser anormal.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em Novembro de 2006 também se registaram temperaturas muito altas ao início do mês, mas nesse ano as temperaturas também foram tal como hoje anormais. E se para o ano voltar a acontecer, voltará a ser anormal.

Exacto. Não foi por termos 2 anos seguidos neve em Lisboa,que passa a ser normal.

Os Outonos pelo menos por aqui nos últimos anos começam muito tarde.Já está a Europa toda tomada pelo frio,e aqui nos 20 e tais graus e sol. O Outono este ano só apareceu hoje,dia 1 de Novembro :shocking:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Penso que talvez a diferença em relação a outros anos não seja especialmente nas máximas. Dias soalheiros quentes são relativamente vulgares, mas suponho que nas mínimas e médias talvez os dados sejam mais invulgares. Mas estou apenas a especular sem ter olhado para dados nenhuns, aguardemos pelo relatório do IM de Outubro.

Vince, plenamente de acordo. Não obstante estes dois últimos dias que trouxeram umas máximas e mínimas a roçar o extremo, o que mais impressionou neste último mês foram as mínimas e, quanto a mim, o número de dias de temperatura igual ou superior a 25ºC. Acima dos 20ºC já nem falo, porque julgo terem sido todos. As máximas andaram quase sempre iguais ou superiores a 24ºC. Isto sim vai trazer uma forte anomalia positiva. Falo daqui da minha zona claro. Mas esperemos pelo relatório.
André obrigado pelo esclarecimento. Ficou por décimas :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vince, plenamente de acordo. Não obstante estes dois últimos dias que trouxeram umas máximas e mínimas a roçar o extremo, o que mais impressionou neste último mês foram as mínimas e, quanto a mim, o número de dias de temperatura igual ou superior a 25ºC. Acima dos 20ºC já nem falo, porque julgo terem sido todos. As máximas andaram quase sempre iguais ou superiores a 24ºC. Isto sim vai trazer uma forte anomalia positiva. Falo daqui da minha zona claro. Mas esperemos pelo relatório.
André obrigado pelo esclarecimento. Ficou por décimas :D

Também sou da mesma opinião.
Então aqui nos arredores de Lisboa, as mínimas foram mesmo muito altas.

Se não vejamos:
A estação do Mário Barros, localizada em Queluz, local característico pela forte nortada e consequentes noites frescas de verão, teve uma média de mínimas este mês de Outubro de 17,3ºC. Uma temperatura média das mínimas que nem no mês mais quente do ano é normal. :hehe:
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Que bom que hoje já se sente uma brisa fresca na face aqui por Lisboa e arredores... :) Acho que hoje sim, terá sido o primeiro dia de Outono (a não ser que isto ainda suba), porque ontem, 1 de Novembro, aqui em Lisboa ainda esteve um pouco quente (de manhã, no carro, o termómetro não baixou dos 24ºC, mas à tarde lá passou para os 20ºC).

As previsões do IM é que andam um bocado instáveis: ontem previam para hoje uma máxima de 18, hoje já lá aprece 19; para amanhã previam 20, hoje já lá aparece 21... Quanto aos modelos numéricos, neste momento apontam todos para temperaturas < 20ºC nos próximos dias. A ver se se mantém abaixo desse valor!!