Calor no Outono - quando acaba?

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
parece que ha gente aqui que nao conhece muito bem o inverno de regioes como lisboa, algarve, etc.
o algarve, lisboa, alentejo litoral e litoral S de espanha sao os locais do continente europeu que mais quentes sao no inverno, tao ou mais quentes que estas zonas só mesmo o sul da sicilia, creta, malta, os açores, a madeira e as canarias.
a temperatura media no mes mais frio ronda os 10-13º nestes locais sendo que somente nas ilhas do mediterraneo e atlantico acima referidas os valores podem ser uns graus superiores.
deixo aqui graficos da evoluçao anual da temperatura em lisboa:



analizando da para ver o quao raro é a temperatura descer dos 5º...no maximo acontece umas 5 vezes por ano e as maximas sao sempre superiores a10º excepto uma ou duas vezes em que pode descer ligeiramente desse valor;)
depois ha que ver as vezes em que em janeiro temos dias agradabilissimos com minimas de 10º e maximas de 18º...sempre sao alguns;)
basicamente nós desconhecemos o frio a sério...é a pura das verdades...
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Ainda me lembro em LIsboa termos quase todos os Invernos uma semaninha de frio a sério( 5 dias como dizes),com as temperaturas nos 2,3 graus. Vamos lá ver se este ano isso sucede.No ano passado praticamente não senti Inverno. 18 graus em Janeiro nem todos os anos acontece,acho eu :eek:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Ainda me lembro em LIsboa termos quase todos os Invernos uma semaninha de frio a sério( 5 dias como dizes),com as temperaturas nos 2,3 graus. Vamos lá ver se este ano isso sucede.No ano passado praticamente não senti Inverno. 18 graus em Janeiro nem todos os anos acontece,acho eu :eek:

Acontece quase todos os anos temperaturas de 18ºC em Janeiro em Lisboa. A média das máximas anda à colta dos 15ºC.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
parece que ha gente aqui que nao conhece muito bem o inverno de regioes como lisboa, algarve, etc.
o algarve, lisboa, alentejo litoral e litoral S de espanha sao os locais do continente europeu que mais quentes sao no inverno, tao ou mais quentes que estas zonas só mesmo o sul da sicilia, creta, malta, os açores, a madeira e as canarias.
a temperatura media no mes mais frio ronda os 10-13º nestes locais sendo que somente nas ilhas do mediterraneo e atlantico acima referidas os valores podem ser uns graus superiores.
deixo aqui graficos da evoluçao anual da temperatura em lisboa:



analizando da para ver o quao raro é a temperatura descer dos 5º...no maximo acontece umas 5 vezes por ano e as maximas sao sempre superiores a10º excepto uma ou duas vezes em que pode descer ligeiramente desse valor;)
depois ha que ver as vezes em que em janeiro temos dias agradabilissimos com minimas de 10º e maximas de 18º...sempre sao alguns;)
basicamente nós desconhecemos o frio a sério...é a pura das verdades...

Nas locais do Mediterrâneo que mencionastes não conheço nenhum acima de 13ºc de média para o mês mais frio.
Algarve, Sicília, Creta e Malta são praticamente idênticos nesse aspecto, com temperaturas a rondar os 12ºc para o mês mais frio ( e convém ter em conta que estamos a comparar um local da Europa continental com locais da Europa insular...).

Canárias, Madeira e Açores, são bem mais quentes.
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Se calhar este Outono/Inverno vai ser dos mais quentes (e curtos, em termos de temperaturas) de que há registo (isto falando aqui para a zona de Lisboa), ou não? Lembro-me daquelas manhãs em que saía para a rua bem encasacado e mesmo assim a tremer, com as mãos a congelar e o vapor de água da respiração a condensar... Este ano ainda não experimentei um único dia assim, pelo contrário, às 7:00-8:00 da manhã, basta estar a fazer o percurso, p.ex., do metro para a faculdade, a caminhar, para começar a sentir calor e ter de tirar o casaco. :hehe: De facto as mínimas estão demasiado altas... O que me vale é que dia 28 vou 5 dias para Copenhaga, este calor por aqui já é insuportável...:lol: Às tantas já nem sei o que é frio...:cold:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Lembro-me daquelas manhãs em que saía para a rua bem encasacado e mesmo assim a tremer, com as mãos a congelar e o vapor de água da respiração a condensar...

Vai lá com calma...é que ainda não chegou essa altura do ano. Estarem temperaturas acima da média é um facto mas ainda não ter sentido essa sensação das mãos geladas é outra coisa. :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nas locais do Mediterrâneo que mencionastes não conheço nenhum acima de 13ºc de média para o mês mais frio.
Algarve, Sicília, Creta e Malta são praticamente idênticos nesse aspecto, com temperaturas a rondar os 12ºc para o mês mais frio ( e convém ter em conta que estamos a comparar um local da Europa continental com locais da Europa insular...).

Canárias, Madeira e Açores, são bem mais quentes.

concordo, eu nao disse que os valores eram superiores, em media, a 13º e referi que as ilhas, especialmente as atlanticas, sao bem mais quentes ( no inverno) com medias entre os 13º e os 18º no mes mais frio;)
deixo aqui os graficos termicos anuais de multiplas cidades: