Segundo o que aprendi do meu avô, nestes dias de Canículas (2 de agosto a 13 de agosto) e de Caniculares (14 de agosto a 26 de agosto), as condições gerais do tempo durante o dia contam para a "previsão" para todo o ano seguinte (cada dia representa um mês).
Não podemos olhar para as condições meteorológicas simplesmente; não basta estar calor para o mês ser seco, chover para haver precipitação nesse mês, até porquê assim iríamos ter uma previsão para o ano seguinte de calamidade meteorológica. Apesar
deste estudo, creio que os princípios considerados há algumas décadas terão de ser observados com cautelas, pois é evidente que o mês de Agosto tornou-se muito mais estável do que o era há 30 anos atrás. Sinceramente creio que teremos de observar como o dia nasce, as diferentes alterações na direcção do vento, a nebulosidade existente ou extraordinária, o anoitecer e aquelas pequenas alterações que não se enquadrem normalmente num dia de Verão.
Assim sendo e com base na minha experiência pessoal (isto baseia-se mais na crença do que na ciência), considerando o que pessoalmente observei durante estes dias mantenho a seguinte previsão:
- Janeiro e Fevereiro de 2018 frescos e secos;
- Março, Abril instáveis e chuvosos;
- Maio seco e quente tal como este ano;
- Junho variável com grandes amplitudes de temperatura;
- Julho e Agosto quentes e estáveis, com temperaturas elevadas;
- Setembro quente mas com variações bruscas de tempo como de temperatura.
Por agora Outubro surge como mais do mesmo, como tem sido nos últimos anos, uma continuação do verão, mas só poderei dizer mais alguma coisa no final do dia.
Como já o disse antes, tudo isto poderá estar tudo errado, pois antigamente as pessoas tinham tempo para ver o dia com a calma habitual dos dias quentes do Verão e a experiência de anos após anos a observar estes dias era a base para "adivinhar" as pequenas diferenças que iriam determinar a evolução no ano seguinte. Sei aquilo que o meu avô contava que geralmente ajudava às pessoas um planeamento antecipado na agricultura, mas também todos sabemos que o tempo é variável e nunca há certezas quanto à sua evolução. Acrescentando as alterações ocorridas nos últimas décadas (que estão à vista de todas as pessoas que viveram no espaço rural e tiveram alguma dedicação ao sector primário da economia) estas "previsões" cada vez mais serão um mito que os modelos informáticos e os analistas irão refutar.
Mas nem os computadores ou os eruditos no tempo sentem o calor na pele e a alegria de dormir uma sesta debaixo de uma azinheira, cuja sombra atenua o estio, enquanto o rebanho de ovelhas pasta placidamente numa tarde de Agosto e alguém, calmamente, vai observando o horizonte e sentindo o mundo, enquanto fecha os olhos e respira as pequenas alterações que se presentem no final do Verão. Quando alguém deste fórum tiver tempo para uma tarde assim, com os telemóveis desligados e nenhuma preocupação, simplesmente ter tempo para nada fazer, irá entender um pouco aquilo que eu digo.
@António josé Sales também tenho as cartas do Tarot e posso fazer uma previsão à moda da Maya, mas terás de pagar o valor como se fosse na linha de valor acrescentado

Isto não está para borlas
Não meu rapaz, não estou a brincar
Quem quiser com algum conhecimento de causa ou por curiosidade participar neste tema, todos os contributos serão bem vindos