jPdF
Nimbostratus
Um 3º factor pode ser também a sua grande proximidade com o Litoral encontrando directamente sobretudo pela frente Oeste as planuras que constituem boa parte do distrito de Aveiro; de sublinhar que dos seus pontos mais elevados se avista e muito bem (em dias razoavelmente limpos) toda a área costeira que abrange a linha de costa desde sensivelmente Ovar até à Figueira da Foz e que se sabe ser de grande exposição às massas de ar marítimo e uma das barreiras bem directas que este encontra é precisamente o Caramulo!
Outro fator que pode realmente fazer diferença aquando das situações limite é a quantidade de humidade no ar.
O fato de ter o mar próximo a Oeste não é só a única "fonte" de humidade!
Todo o vale do rio Dão e da bacia hidrográfica do Mondego pode ajudar num aumento de humidade naquela zona. Frequentes os dias no percurso Viseu - Tondela observo um aumento lógico e gradual da densidade do nevoeiro naquela zona, o vale de Campo de Besteiro, também chega por vezes a ter nevoeiro durante alguns dias seguidos quando as condições são propícias!
(Pode perfeitamente observar-se na imagem da satélite modificada que o André colocou aquilo a que me refiro)
Contacto pessoalmente todos os dias com pessoas daquela Serra que me dizem que desde a construção da barragem da Aguieira notaram um diminuição da queda de neve e da acumulação na zona. É conhecimento empírico, mas poderá ter por base alguns dados científicos.
Mas tudo isto põe nos a pensar... então e as histórias de antigamente, onde a neve no Caramulo alcançava os 50 cm de acumulação com facilidade?
E o episódio de 15 de Fevereiro de 2010? (Tópico Aqui)