Carros a GPL, alguém tem um ?

Tópico em 'Ciência Geral, Tecnologia e Energia' iniciado por Mário Barros 12 Jun 2011 às 12:20.

  1. Pedro

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    Super Célula

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    Cá em casa mora um GPL alterado em 2002, no problems. Não sei quantos quilómetros já fez, nem a capacidade do depósito (mais tarde posto).;)
     
  2. Daniel Vilão

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    Fala-se muito em consumos, mas algumas pessoas ignoram um factor preponderante: a pressão utilizada nos pneus.

    Outro truque e hábito que tenho, uma vez que tenho pneus ZR no carro, de elevada aderência, embora com as medidas exactamente de origem, é utilizar pressões um pouco elevadas nos pneus.

    Para uma lotação de 5 pessoas, o livro sugere que se use 2.3 bar à frente e 2.8 bar atrás. Pessoalmente não me agrada usar uma diferença de pressão tão grande entre os eixos, uma vez que o carro pesa o mesmo à frente e atrás.
    Utilizo, por isso, a pressão máxima para o eixo traseiro sugerida pelo livro de recomendações, mas atrás e também à frente, ficando assim 2.8 bar à frente e 2.8 bar atrás. E não é muita pressão, a direcção continua óptima e este é um hábito pessoal.

    Senão vejamos:

    As pressões recomendadas pelo fabricante originalmente parecem-me muito baixas, os pneus curvam muito junto à base e, principalmente em curvas, torcem demasiado. Gosto de sentir o carro mais sólido, mais firme a reagir à direcção e à tracção, por isso a pressão igual nos dois eixos torna-se óptima, ficando todos os pneus com a mesma aderência, com pressões um pouco mais altas impede-se que aqueçam em demasia e gerem porosidades, duram mais e gastam-se todos por igual, culminando tudo isto num consumo mais baixo sem afectar visivelmente a estabilidade do carro no que diz respeito à aderência. Uma forma de verificar que o pneu está suficientemente cheio mas não em demasia é colocar ar suficiente até que todo o piso do pneu toque no solo por igual e sem que as bordas laterais comecem a levantar em relação ao centro do pneu. Quando se atingir este ponto, atingiu-se a pressão ideal. Normalmente é o método que utilizo. A pressão a utilizar não depende apenas do recomendado pelo fabricante do carro, mas também, e bastante, dos pneus que se utilizam.

    As viaturas que vemos hoje em dia nos stands já vêm com pressões de pneus muito mais elevadas do que as de carros do mesmo segmento há 10 anos atrás, usando os mesmos pneus. Porque será ?

    Muitas pessoas desperdiçam combustível e desgastam travões por usarem pressões demasiado baixas e, para além disso, as distâncias de travagem também se tornam menos eficientes. Pneus insuficientemente cheios dificultam a aceleração do carro, a eficiência das travagens, desgastam muito as bandas laterais dos pneus e impedem as suspensões de reagir correctamente às irregularidades do piso, acabando por as prejudicar precocemente e empenando as jantes ao mínimo descuido. Em suma, anulam parcialmente a manobrabilidade que se pretende do carro.


    Uma fotografia dele, recentemente, com os pneus em questão. Apesar de a foto não ser direccionada aos pneus, verifique-se que os pneus, apesar da pressão colocada, não estão com as respectivas paredes completamente rectilíneas ao solo e que todo o piso do pneu assenta correctamente nele:


    [​IMG]


    E venham muitos mais km. :lol:
     
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  3. Z13

    Z13
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    Concordo com o que escreves Daniel, mas o teu carro tem um peso de aproximadamente 50% em cada eixo, vazio. Quando o carregas com 5 adultos e enches a bagageira, todo esse peso se vai repercutir principalmente no eixo traseiro, por isso deves aumentar mais a pressão nesse eixo.

    Uma boa forma de analisar o "toque" dos pneus com o solo é molhando o piso do pneu com uma esponja e avançar com o carro 5/6 metros e observar a zona que secou (em contacto com o solo).

    De resto, obedeço sempre ás pressões sugeridas pelos fabricantes. Antes de um carro ser colocado à venda fazem milhares de km em testes, e se os pilotos profissionais que os testam, em conjunto com os engenheiros, concluem que aquelas pressões são as indicadas... não sou eu que vou andar a inventar!

    Quanto muito adequa-las ao tipo de trajecto que faço, (mais cidade, mais auto-estrada)...:thumbsup:

    um abraço
     
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  4. Daniel Vilão

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    Super Célula

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    Claro que sim, perfeitamente de acordo. Claro que só uso a pressão igual nos dois eixos quando faço mais cidade, para diminuir o atrito no trânsito, usar menos o acelerador e diminuir um pouco os consumos.

    Em situações em que seja necessário usufruir de toda a aderência e conforto dos pneus, utilizo o que é recomendado pelo fabricante da viatura, os 2.3 bar à frente e 2.8 bar atrás, até porque quando se faz estrada/auto-estrada, é necessário que a dianteira não esteja tão rígida para utilizar velocidades maiores, senão tornava-se menos confortável e seguro, pois as curvas também não seriam descritas na perfeição, principalmente em situações de piso molhado.

    Por isso, sempre que haja muito percurso de alta velocidade, longo curso ou estradas mais escorregadias, utilizo sempre a pressão recomendada pelo fabricante, superior no eixo de trás relativamente ao da frente.
     
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  5. Mário Barros

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    Conheça os mitos sobre os carros a GPL e fuja deles como o Diabo da cruz.
     

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