Carros do Google Maps Streetview em Lisboa e Porto

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se virem uns carros com umas estranhas camaras no tejadilho sorriam ou fujam conforme a preferência :D São os carros do Google recolher imagens em Lisboa e Porto para o Streetview do Google Maps. No Verão segue-se Braga.

Google Portugal: Ruas de Lisboa, Porto e Braga em imagens tridimensionais na Net até final do ano

264196.jpg


Vai ser possível percorrer Lisboa, Porto e Braga na Internet, quase como se se estivesse nas ruas destas cidades, através de uma nova ferramenta que a Google Portugal vai disponibilizar até ao final deste ano, conhecida como Streetview e associada ao sistema de navegação Google Maps.

O lançamento do Streeview para as três cidades portuguesas foi hoje anunciado publicamente pela Google Portugal, até porque amanhã vai ter início a captação de imagens nas cidades de Lisboa e do Porto. No Verão, a recolha de fotografias pelos carros da Google deve começar em Braga.

Em causa estão veículos equipados com várias máquinas fotográficas, colocadas viradas para diferentes ângulos e em forma de cruz em cima do tejadilho dos automóveis, que vão percorrendo as ruas das cidades, explicou a directora de marketing da Google Portugal, Inês Gonçalves.

Estas imagens são depois todas cuidadosamente integradas, de forma a que não se perceba que se trata de fotografias sobrepostas, num trabalho que se prolonga por vários meses. “Estamos a falar de uma quantidade gigantesca de imagens que temos de certificar que têm boa qualidade e boa resolução”, indicou a mesma responsável.

Em termos de privacidade, foram tomados vários cuidados: “Só são tiradas fotografias a locais públicos, que qualquer pessoa poderia tirar; numa segunda fase, há um processo de desfocagem das caras das pessoas e das matrículas, que deixam de estar nítidas; por último, as imagens que vão ser tiradas amanhã só irão estar disponíveis dentro de alguns meses, não são em tempo real.”

No âmbito do Streetview, dentro do "site" do Google Maps, está incluído também um "link" através do qual as pessoas podem comunicar à Google que não querem uma determinada imagem disponível, que no mesmo instante é fotografada de forma automática no ecrã.

São várias as justificações que podem ser apresentadas, incluindo a pessoa em causa considerar que poderia ser reconhecida nessa mesma imagem ou então considerar que um determinado conteúdo não deve ser visto publicamente, como por exemplo um acto de violência. “No limite, as pessoas até podem dizer que não querem que o prédio delas apareça”, acrescentou a directora de marketing.

Portugal deverá ser o décimo país a ter disponível esta ferramenta. O Streetview está actualmente disponível para várias localidades, em nove países do mundo: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Espanha, Itália, França, Reino Unido e Holanda.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1374219
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Já está disponível no Google Maps o Streetview de Lisboa e Porto :thumbsup:

Olá Vince

Também ouvi um excerto dessa notícia e ao longo desta verifiquei que poderia ir ao encontro de um pormenor que há algum tempo me deixou curioso.

O pormenor é inevitavelmente a questão da privacidade que envolve pessoas e bens, como a desfocagem da face das pessoas que circulam nas ruas abrangidas e também as matrículas das viaturas em circulação ou estacionadas.

Falou-se sobre isto, mas poderemos passear descontraidamente, a pé ou de carro sem que sejamos (por assim dizer) descobertos? :o
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Já estive a brincar um pouco com o streetview, e é de facto, fantástico!
A cobertura não é, naturalmente, integral, mas está bastante completa em Lisboa e Porto...
Além do mais, o streetview não se restringe às cidades, antes se estendendo à periferia, por exemplo, a zona onde moro está coberta, e não é Lisboa, tal como a Maia não é Porto e tem alguma cobertura.
Não procurei em outras zonas, mas presumo que haja cobertura das principais zonas periféricas de Lisboa e Porto, é uma questão de explorarem.
De qualquer forma, é mais um brinquedo excelente do Google...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Continuo com muitas reservas quanto a esta ferramenta... Por um lado parece-me fantástica, mas por outro ainda há pouco praticamente "entrei em casa dos meus pais", e consegui ver alguns dos meus amigos no café... sem grande distorção... Acho fantásticas as possibilidades desta ferramenta... mas por outro lado começo a achar que começamos a entrar num exagero.
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Sinceramente não concordo. Não se vê mais do que um qualquer transeunte vê ao passar na rua a pé ou de carro. Portanto não vejo grandes problemas nesta nova fascinante ferramenta que o google disponibiliza.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu percebo um pouco o que querem dizer..
Mas sendo apenas espaços públicos, ruas.. Não vejo sinceramente grandes perigos..

E está incrível, fantástico!
Fiquei :surprise:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Continuo com muitas reservas quanto a esta ferramenta... Por um lado parece-me fantástica, mas por outro ainda há pouco praticamente "entrei em casa dos meus pais", e consegui ver alguns dos meus amigos no café... sem grande distorção... Acho fantásticas as possibilidades desta ferramenta... mas por outro lado começo a achar que começamos a entrar num exagero.

Receios confirmados e por isso justificados ou isso não passou de uma casualidade?
Então uma infeliz casualidade! :scared:
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Brutal :D Hoje já dei uns passeios por Lisboa, sem ter de respeitar o código da estrada :D:D

Também já vi gente e carros conhecidos de pessoal amigo, onde paro quando vou a Lisboa.

Acho importante ou mesmo fundamental, todas as matriculas e caras estarem desfocadas.

Gostei da velocidade, navegação e da qualidade de imagem apresentada.

Abraços
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Receios confirmados e por isso justificados ou isso não passou de uma casualidade?
Então uma infeliz casualidade! :scared:

A questão é mais complexa do que parece à partida. É óbvio que numa qualquer foto, todos nós estamos sujeitos a ser vistos por qualquer pessoa... Ao andarmos na rua simplesmente a mesma coisa. Mas aqui trata-se de imagens disponíveis para todos 24h! É claro que é uma ferramenta fascinante e eu acho até de alguma utilidade, nomeadamente como um espectacular mapa 3d.

Mas vejam este caso, fazendo um reset a qualquer juízo moral... (Porque por um lado eu diria "bem feito" :p )

http://www.ipjornal.com/noticias/416177_google-street-view-separa-casal.html
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
A questão é mais complexa do que parece à partida. É óbvio que numa qualquer foto, todos nós estamos sujeitos a ser vistos por qualquer pessoa... Ao andarmos na rua simplesmente a mesma coisa. Mas aqui trata-se de imagens disponíveis para todos 24h! É claro que é uma ferramenta fascinante e eu acho até de alguma utilidade, nomeadamente como um espectacular mapa 3d.

Mas vejam este caso, fazendo um reset a qualquer juízo moral... (Porque por um lado eu diria "bem feito" :p )

http://www.ipjornal.com/noticias/416177_google-street-view-separa-casal.html

Boas

Vitor, mais vale então este casal estar separado, se ele a andava a enganar , não estou a ver o motivo de estares juntos, mas aqui entramos num campo mais complicado.

Quem é que disse à mulher que o marido estava a sair da sex shop, foi o amante dela :D

Mas não achas que as webcam, já muito utilizadas até aqui em portugal, não pode acontecer o mesmo, e não existe o cuidado de tapar caras nem matriculas.

Abraços