Castanheira de Pêra - Férias da Páscoa 2011

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Estas férias da Páscoa passei na Castanheira de Pêra.
Embora as condições meteorológicas não tivessem sido as melhores na sexta e sábado, o tempo foi se tornando cada vez mais interessante o que me possibilitou algumas fotos.
Deixo aqui então um cheirinho do meu fim de semana:

img1q.jpg


img3ek.jpg


Parede curiosamente simples na Castanheira de Pêra:
img7h.jpg


Paisagem para NE:
img4dd.jpg


img2wy.jpg


Vista para SO, Serra da Lousã:
img12r.jpg


Ao cair da noite surgiu uma célula vinda de Norte.
Panorâmica 130º, vista para Norte:
img5mo.jpg


img6k.jpg

Para os curiosos, não existe tratamento de cor nestas duas últimas fotos.

Visita rápida à feira de antiguidades em Figueiró dos Vinhos:
img8d.jpg


O Casulo de Malhoa:
img9q.jpg


Idosa pensa na vida no pátio da Igreja São João Baptista, (ainda em Figueiró dos Vinhos):
img141i.jpg


De regresso a Castanheira de Pêra, o céu estrelado atraia a minha atenção:
img13yp.jpg


img11b.jpg
 


Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Cada vez mais me sinto orgulhoso por pertencer a este fórum, não só por gostar de meteorologia , mas também de ver o trabalho aqui colocado por alguns membros , neste caso fotografia.
Mais uma vez aqui ficou uma autentica obra fotográfica , desta vez postada por o Henrique, obrigado e parabéns , pela partilha:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Parabéns pelo trabalho, colocaste aqui fotos magníficas que davam com todas as certezas lindos quadros de parede! :w00t: :)

Quais as especificações que usaste na penúltima foto, por debaixo da foto onde está a idosa a pensar na vida, na Igreja?


Isto é, tempo de abertura, exposição, ISO e velocidade de disparo?

Estou bastante curioso em saber, pois nem em locais com pouca ou praticamente nenhuma luminosidade aqui em Corroios, consigo fotografar tanta estrela... E com tanta definição... :sad:

Caso não saibas responder à pergunta, não há problema, só a coloquei porque se ainda a tiveres na máquina dá para ver as especificações com que tiraste a mesma. Se o Henrique não me souber responder à pergunta, alguém me pode dar uma ideia das especificações para tirar fotos deste tipo? :)
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Obrigado pelos elogios, pois são eles que me fazem acreditar que é sempre possível melhorar e explorar o mundo da fotografia :).

Lightning...
Essa foto foi tirada com um tempo de exposição de 8 segundos, já ultrapassando o limite de exposição para se fotografar um céu estrelado como este. Utilizando mais do que este tempo de exposição e atendendo ao resto das definições que optimizei, pode-se tornar arriscado pois as estrelas começam a deixar rasto.
Devo dizer ainda que o sitio onde tirei esta foto tem pouca luz emitida pelas redondezas e por isso tornou mais fácil a observação de estrelas

Quanto ao resto das definições;

Distância focal de 50mm (Objectiva fixa)
Abertura: 1.8/F
ISO: 400

Quando ao shutter (velocidade de disparo), como deves saber, o tempo de exposição é o lado negativo da velocidade de disparo isto é... a velocidade de disparo é o mesmo que o tempo de exposição. Neste caso a velocidade de disparo foi de 1(foto)/8" (segundos).



Abraços
 
Editado por um moderador:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
(...)

Lightning...
Essa foto foi tirada com um tempo de exposição de 8 segundos, já ultrapassando o limite de exposição para se fotografar um céu estrelado como este. Utilizando mais do que este tempo de exposição e atendendo ao resto das definições que optimizei, pode-se tornar arriscado pois as estrelas começam a deixar rasto.
Devo dizer ainda que o sitio onde tirei esta foto tem pouca luz emitida pelas redondezas e por isso tornou mais fácil a observação de estrelas

Quanto ao resto das definições;

Distância focal de 50mm (Objectiva fixa)
Abertura: 1.8/F
ISO: 400

(...)

Henrique junto-me aos restantes colegas para te felicitar pelo belo trabalho que aqui nos trouxeste! :shocking:
Muito bem elaborado e sem descurar esse lado mais "artístico" que tantas vezes nos escapa aquando do momento de registar um determinado fenómeno ou situação meteorológica.
Como saberás cada foto têm um exif onde ficam registados todos os parâmetros da fotografia. Ora vendo o exif da fotografia em questão, aparece a indicação de um tempo total de exposição de 13 seg., isto apenas para ser-mos correctos na informação sobre os dados da fotografia! ;).

Para os que, como eu, ficaram maravilhados com este céu tão estrelado e sem arrastamento das estrelas, o segredo está na abertura tão grande que a lente permite: 1.8/F. A maioria das lentes comuns vai até um máximo de 3.5. ;) Isto sem esquecer uma ISO400, que desde que a máquina não apresente muito ruído, pode também dar uma grande ajuda a ganhar sensibilidade à ténue luz estelar.

Mas o que importa aqui é apreciar e desfrutar com esta magnífica foto-reportagem que nos preenche os sentidos e embriaga a visão! :thumbsup:

Obrigado pela partilha Henrique. E já sabes queremos mais! :D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Também gostei bastante da foto das bonecas, certamente valiosas não só pelo valor sentimental como também pelos materiais que as devem constituir e até a delicadeza das suas roupas, em suma, normalmente muito caras!
As restantes, desde a nebulosidade de instabilidade tão característica das áreas que circundam a Lousã, enfim, gostei bastante. :thumbsup: