Céu cor de Abelha

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por cdm 11 Jan 2010 às 23:36.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Em teoria tudo o que fazemos pode ter influência, desde um simples mexer do braço num aperto de mão ao bater de asas de uma borboleta, pode hipoteticamente despoletar um sismo. A questão é conseguir compreender e relacionar directamente os efeitos das forças de umas coisas sobre outras.

    Que a Lua provavelmente exerce uma pressão nada negligenciável sobre a Terra é evidente. Que isso possa ser traduzido numa relação causa-efeito já é muito mais difícil. Afinal há que não esquecer, que por um lado a Lua pode exercer pressão e por outro no mesmo ciclo lunar pode fazer o efeito inverso. E como sabes, sem se saber as outras forças todas em jogo, provavelmente muito mais complexas, poderosas ou influentes, não há forma de medir e relacionar forças menores.

    Teoricamente até podes estar a submeter algo a uma enorme força e ela não ceder, e de seguida relaxares a força e ela partir-se por isso mesmo.

    Na verdade ninguém conhece as estruturas e forças que estão em jogo em determinado momento, pelo que todas essas associações que se fazem por vezes são apenas pseudociência ou ciência não comprovada.

    De qualquer forma, nem estava a falar exactamente disso, mas mais da "estória" da humidade ou do abafado.
     
  2. LRamos

    LRamos
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    19 Jan 2010
    Mensagens:
    27
    Local:
    Seixal


    Aos interessados sobre estas relações, deixo a sugestão de consulta a título de exemplo:

    Atmospheric 'tides' trigger landslides at night :
    http://www.newscientist.com/article/dn18092-atmospheric-tides-trigger-landslides-at-night.html

    Earth's tides :
    http://www.britannica.com/EBchecked/topic/176156/Earth-tide

    Lava lake oscillations and the magma reservoir beneath a volcano :
    http://www.springerlink.com/content/c4651451p72v11w3/


    Cumprimentos,
    LRamos
     
  3. AndréFrade

    AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Jun 2009
    Mensagens:
    4,565
    Local:
    Montijo / Loures (Atual)
    Nunca tinha ouvido de tal acontecimento;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,101
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    A Lua exerce efectivamente uma influência sobre a Terra e vice-versa! Essa influência estende-se desde a física até aos próprios ciclos biológicos dos seres vivos. A influência da Lua apesar de "infima" não pode ser negligênciada, numa posição a força gravitica k exerce sobre nós actua "subtraindo" uma dada % do nosso peso e tal condiciona outras propriedades como a densidade da matéria e pressão (não apenas a atmosférica). Por outro lado, quando na posição contrária, exerce o efeito contrário. Pode ainda esta influência/acção ser potenciada pela posição do sol que pela sua distância, contribui de forma mais infima. A dimensão desta influência lunar é proporcional ao tamanho do sistema k consideramos, ou seja, se por ex dissermos que reduz o peso da água em 0.001% dizemos que isso é nada, mas se considerarmos a profundidade média dos oceanos em 3km, facilmente verificamos k das alterações no peso, densidade, pressão resultam marés de até, sei lá, 2-5 metros! A proporção está lá, ex: 3m de maré para 3000m de profundidade média global, o que é quase nada, mas com efeitos não negligênciaveis! :) da mesma forma, considerando o magma como um fluido interno do planeta, podemos supor que a atração/repulsao gravitica lunar exerce efeitos semelhantes, talvez mais, no que toca à pressão do manto sob a crosta que age como tampão impedindo marés do magma, mas decerto talvez, influenciando o maior/menor fluxo de lava nos vulcões, é possível.. E dessa forma, talvez induza indirectamente na dinâmica dos sismos, através de variações de pressão do manto sob a crosta, acredito que sim! Tudo é possível num dado grau de acção, não negligênciavel.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,101
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Também já ouvi falar, não nessa expressão em si, outras expressões do tipo "estar com ares de neve" ou simplesmente nuvens de neve. Eu sou um ceptico, mas por dar o devido valor à sabedoria popular, procuro encontrar sempre alguma explicação mais científica e menos heuristica! :) Acredito que as nuvens tipo cor de abelha, com menos gradiente de cor, mais esbatidas, esbranquiçadas, aveludadas,..., tenham uma razão de ser: a visibilidade do fenômeno de vaporizacão dos flocos de neve desde a nuvem até à superfície! Se esta vaporizacão se torna visível, podemos percepçiona-lá como uma névoa de condensado que envolve a nuvem até à terra, dando uma aparência de céu cor de abelha! É esta a minha explicação, que vale o que vale, mas talvez faça sentido.. O que acham? :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página