O grande volume de registos fotográficos e de vídeo não permite inseri-los todos nos tópicos de seguimento. Dia 4, corrente de nor-noroeste com cumulonimbus, trovoada, granizo e eventos de vento severo. Célula a sudoeste de Cascais:
Dia 4, corrente de nor-noroeste com cumulonimbus, trovoada, granizo e eventos de vento severo. Ao nascer do sol, célula a entrar na península de Setúbal pela Caparica, em movimento para sueste:
Alguns aspectos da célula da mensagem anterior: a cortina de chuva sobre a Caparica e a retaguarda da célula. A base da célula tinha desenvolvido alguma rotação que era particularmente visível na altura em que foi feita a segunda foto:
Novamente a célula das 16:21 da tarde do dia 4, a sudoeste de Cascais. Seria interessante comparar com uma vista de longe para ver a estrutura que produziu aquela descarga de água. Imediatamente atrás veio outra célula ainda maior e na mesma direcção de deslocamento formou-se um cordão de cumulus:
Dia 4 ainda, já próximo do poente, os raios de sol a "furarem" por entre os cumulus e cumulonimbus, revelando bastante humidade ainda nos níveis médios/altos da troposfera: O último raio de sol parece "soprar" a nuvem:
Muitas boas fotos por aqui! Já agora, podem aproveitar e participar: Submissão de fotos até dia 15 de Dezembro. Informações e Regulamento aqui: http://troposfera.pt/index.php/actividades/concurso-foto
Céu do dia 9/11 na praia do Cabo do Mundo em Leça da Palmeira. Fiz a foto com um filtro densidade neutra de 10 stops usando 30 segundos de exposição:
Mais uma que fiz também no dia 9/11 em Leça da Palmeira. Filtro Lee de 10 stops ( recomendo vivamente para quem gosta de longas exposições diurnas ) e 30 segundos de exposição, céu arrastado com um aguaceiro no horizonte: