Aqui ficam algumas fotos que me chegaram da cheia de domingo e segunda-feira passadas... 14 e 15 de Fevereiro... e que levaram ao corte da estrada nacional 120 (EN120) durante 2 horas... Esta são fotos mais ou menos normais tiradas antes do Natal. Já havia alguma água nos campos... E estas são as fotos da cheia na várzea de Aljezur na confluência de 3 ribeiras... Na primeira foto mesmo aqui por baixo de onde estão a ler fica a EMA de Aljezur (ao canto de cima do lado esquerdo da foto)... Ainda assim não superou o recorde das cheias de 1989 porque nessas a água entrou pela janela da escola primária. Mas também nessa altura ainda não existia o aterro onde está o edifício novo da câmara municipal.
Apesar dos incómodos, prejuízos e sustos, é sempre um grande registo meteorológico! Agreste obrigado pela partilha de um momento tão impactante! É pena que os meio de comunicação não tenham noticiado o acontecido!
muita agua é lindo ver o sul de novo verdejante...as cheias desde que nao causem problemas de maior até sao boas para os campos... suponho que a riberia estivesse a ser influenciada pelas fortes marés altas que teem ocorrido e pela ondulação, que dificultam o escoamento... ( lua nova).
Passei mutos anos de férias em odeceixe e claro que passei muitas vezes em aljezur agora nunca pensei nem em sonhos ver assim a ribeira impressiona principalmente a quem conhece fónix isso é mesmo muita água
Sem dúvida, para quem conhece a região ainda se torna mais impressionante estas imagens! No Verão, por vezes está seca, a ribeira, e ainda está uns bons metros abaixo da vila. Se não fossem os campos agrícolas à volta, que permitem que a água se espalhe... Apesar de ser possível travar um pouco o escoamento, duvido que as marés tenham influenciado muito, pois a vila já está significativamente afastada do mar, de maneira a que já não seja afectada pelas marés, mas posso estar enganado... para quem não sabe, há registos de antigamente se poder levar embarcações até à vila! A única notícia que encontrei: http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=39786&tnid=3 Parece que houve entrada de água em algumas habitações, mas não ocorreram danos de maior. Já é a segunda vez este Inverno que ocorrem cheias em Aljezur (a outra ocorreu pelo Natal), e foram bem intercaladas, pois quando me dirigi à zona no início de Fevereiro a ribeira estava já com um caudal banalíssimo. Obrigado por partilhares as fotos, Agreste.