Hoje decidi ir ver a zona mais baixa e antiga da Póvoa de Santa Iria quando constatei que o rio Tejo estava a galgar as margens na zona do Bairro dos Pescadores, deixando a comunidade piscatória da cidade em sobressalto. Aqui deixo algumas fotos tiradas na tarde de 27/02/2010 :
É provável que mais do que o habitual motivo de cheias em rios (as descargas de barragens e chuvas intensas) neste caso seja a súbida intensa do nível do mar à passagem da tempestade (storm-surge) que tenha causado isso, ainda por cima tendo isso coincidido com a maré cheia ao que parece!
Excelente registo. Conheço perfeitamente essa zona ribeirinha, e é interessante o contraste entre o estado normal e o cenário de hoje.
Grande registo como testemunho deste dia tão marcado pela instabilidade. Do outro lado estão os estragos e contratempos que tudo isto sempre trás às pessoas.
Sem duvida que esta inundação foi provocada pela convergência de vários factores, entre eles o "storm surge" ou maré de tempestade.
Com a próxima maré-cheia prevista para cerca das 2h30 da tarde, acham que o rio Tejo pode voltar a galgar as margens aqui na Póvoa de Santa Iria?
Sinceramente não tenho conhecimento de causa para dizer sim ou não, mas a probabilidade será menor claro, que ontem além da maré-cheia, que é o normal dos dias todos, houve uma maré de tempestade muito importante associada ao centro da depressão, que hoje não é um problema!
O Tejo voltou a galgar as margens na Póvoa de Santa Iria neste dia 28 Fev. 2010 mas de forma muito menos intensa que ontem. Deixo aqui um vídeo: [ame="http://www.youtube.com/watch?v=PJv1y1-1Fy8"]YouTube- Inundação na Póvoa de Santa Iria - 2[/ame] Pode ver-se que está bem mais perto do seu leito normal. Hoje apenas inundou alguns barracões dos pescadores a parcialmente a estrada.