Cheias no Algarve - 1 Novembro 2015

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
O problema em Albufeira é estrutural, cada vez que chove um pouco mais o resultado é o mesmo, será que é preciso acontecer algo verdadeiramente grave para se tomarem medidas? :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
No dia 1 de Novembro foi gravíssimo! Sistema mal limpo?

Quando disse "acontecer verdadeiramente grave" estava a dizer algo como aconteceu na Madeira há uns anos em que houve vários mortos e desaparecidos.

As causas e/ou possíveis soluções não sei, não tenho formação na área, mas nunca serão fáceis de aplicar ou baratas.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
Passado quase 1 ano e nada ainda foi resolvido.

http://www.sulinformacao.pt/2016/10...ias-em-albufeira-apresentado-a-2-de-novembro/

Que venha mais uma cut-off valente, para meter tudo em ordem.

1º será em Lisboa, depois em Albufeira, e se forem como as obras na EN125 que estão paradas, é melhor irem preparando que lá para 2040 estão prontas mais rápido vem um temporal valente do que as obras são feitas. :huhlmao:

O novo túnel vai sair a uma zona alta da cidade, ora sendo Albufeira uma cidade sempre descer até à baixa, acho que não será muito boa ideia. :wacko:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
http://www.cm-albufeira.pt/content/plano-de-drenagem-de-albufeira-foi-apresentado

Aqui está os planos para prevenir as cheias.

Da para terem a ideia de como está actualmente a borrada que foi feita.

Todas as pessoas que conheço em Albufeira, dizem que isso não vai resolver nada. O erro continua a ser o mesmo entubar a ribeira, pior é quando a natureza leva tudo à frente. As cidades do Algarve estão preparadas para uns chuviscos, basta chover 10 ou 20 mm numa hora, existe logo inundações, então em Albufeira, desde que entubaram a ribeira é uma festa cada vez que chove e vai continuar a ser uma festa. :D

Até 2030, Albufeira ainda vai levar com muitas inundações e enxurradas e quando a obra tiver toda pronta já está desactualizada.

Se um dia, chover 150/200 mm em Albufeira, logo verão se essa tubagem não rebenta toda e a ribeira não leva tudo até à praia. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

aoc36

Nimbostratus
Registo
30 Mar 2012
Mensagens
507
Local
albufeira- montechoro
Todas as pessoas que conheço em Albufeira, dizem que isso não vai resolver nada. O erro continua a ser o mesmo entubar a ribeira, pior é quando a natureza leva tudo à frente. As cidades do Algarve estão preparadas para uns chuviscos, basta chover 10 ou 20 mm numa hora, existe logo inundações, então em Albufeira, desde que entubaram a ribeira é uma festa cada vez que chove e vai continuar a ser uma festa. :D

Até 2030, Albufeira ainda vai levar com muitas inundações e enxurradas e quando a obra tiver toda pronta já está desactualizada.

Se um dia, chover 150/200 mm em Albufeira, logo verão se essa tubagem não rebenta toda e a ribeira não leva tudo até à praia. :rolleyes:

Ainda no dia 24 choveu 30mm numa hora e a baixa ficou logo com água.
O erro já está feito pode ser é minimizado. Acabaram foi por torrar muitos milhoes e agora toca a destruir o parque urbano para remendar e torrar outros tantos . Agora vão é desviar para outro ponto por um outro túnel de maior dimensões.
Se concordo? Não tenho conhecimento para tal....
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Todas as pessoas que conheço em Albufeira, dizem que isso não vai resolver nada. O erro continua a ser o mesmo entubar a ribeira, pior é quando a natureza leva tudo à frente. As cidades do Algarve estão preparadas para uns chuviscos, basta chover 10 ou 20 mm numa hora, existe logo inundações, então em Albufeira, desde que entubaram a ribeira é uma festa cada vez que chove e vai continuar a ser uma festa. :D

Até 2030, Albufeira ainda vai levar com muitas inundações e enxurradas e quando a obra tiver toda pronta já está desactualizada.

Se um dia, chover 150/200 mm em Albufeira, logo verão se essa tubagem não rebenta toda e a ribeira não leva tudo até à praia. :rolleyes:

A Filosofia é e tem sido a que a taxa de retorno destes eventos é algo reduzida se considerarmos um período de 20/30 ou mais anos. Por exemplo nos meus quase 30 anos, de episódios extremos de precipitação recordo-me deste último em Albufeira depois o de 1997 em Monchique e alguns esporádicos no Gilão em Tavira e na ribeira de Bensafrim em Lagos. Talvez os piores tenham sido na década de 80 que quase já não fazem parte da minha geração. Em 20/30 anos muita coisa muda nas câmaras, muitas pessoas passam por lá, logo depois ninguém tem a culpa.
A mesma Filosofia pode ser aplicada aos Sismos, quando houver um vem tudo abaixo ou quase. Como se diz na gíria "quem não tem dinheiro não tem vícios" logo ou constrói-se com o que se tem ou com base em probabilidades, aliás a nossa vida é uma probabilidade.

Voltando ao tema não é só Albufeira, existem muitos outros casos. Vejo por exemplo um estádio Algarve que quando foi construído teve uma grande área impermeabilizada que foi e é drenada para a ribeira mais próxima. Na primeira grande chuva após, vários terrenos foram destruídos a jusante. Agora com a construção do IKEA uma área semelhante será impermeabilizada e novamente será canalizada para o mesmo curso de água. Não me parece que alguém esteja preocupado com isso!
Nas obras da 125 as áreas com problemas de escoamento continuam com os mesmos problemas, ou seja gasta-se o dinheiro e fica-se mal servido.

Eu para mim já nem me chateio já estou como o outro...Tsunami onde? Olha para mim aqui em cima do Monte!
É pena é que os maiores lesados nisto tudo são sempre os mesmos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego