CHINA: Deslocou primeira missão com destino à Lua

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Cheng`e I no Espaço

A China lançou hoje a sua primeira missão à Lua, operação que marca o arranque do programa nacional para colocar um homem na superfície lunar em 2020. O Chang`e I, aparelho que usa o nome da deusa que segundo a mitologia chinesa voou até à lua, partiu às 18:15 (11:15 em Lisboa) do centro aeronáutico de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste do país.
"A operação é normal", ouviu-se a partir da sala de controlo, som repetido vezes sem conta na televisão estatal chinesa, que acompanhou o lançamento em directo. Após desaparecer no céu, a emissão da CCTV mostrou uma simulação de computador mostrando o aparelho a dirigir-se para leste em direcção a Taiwan.
O aparelho deve entrar na órbita de transferência Terra-Lua a 31 de Outubro e chegar à órbita lunar a 05 de Novembro. Os especialistas chineses esperam que a Cheng`e I envie a primeira imagem da Lua no final de Novembro, continuando depois as explorações científicas durante um ano.
O custo desta expedição para a China é de 1,4 mil milhões de renminbi (131 milhões de euros). A Índia, outro país em desenvolvimento, vai lançar uma missão semelhante no próximo ano.
Durante o Congresso do Partido Comunista Chinês, que decorreu na semana passada na capital chinesa, o governo chinês anunciou os objectivos espaciais para os próximos cinco anos, que inclui a instalação em órbita de um "laboratório do céu". Pequim planeia também enviar astronautas à superfície lunar, mas os cientistas e engenheiros chineses pensam já em futuras missões em Marte e outros planetas nas próximas décadas.
Os primeiros planos aeronáuticos chineses começaram na década de 1970, vinte anos após Mao Tse Tung, o criador da China comunista, afirmar que a nação asiática não podia sequer "lançar uma batata no espaço", mas os planos abortaram devido à Revolução Cultural, que mergulhou o país no caos político e económico. Em 2003, Yang Liwei tornou-se o primeiro chinês no espaço ao abrigo de um projecto da Associação Nacional Espacial da China.
Passados dois anos, outros dois astronautas permaneceram em órbita da Terra durante cinco dias.

© 2007 LUSA
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Espaço: Eclipses lunares de 2008 podem causar problemas à primeira sonda lunar chinesa

Responsáveis do programa espacial chinês admitem que o satélite Chang E I, o primeiro do país que orbita a Lua, poderá ter problemas de alimentação energética devido aos eclipses lunares em 2008, indica hoje a imprensa. Os eclipses, um a 21 de Fevereiro e outro em Agosto de 2008, vão deixar a sonda chinesa sem energia solar durante cerca de cinco horas e meia, pelo que os responsáveis do programa estão a investigar como solucionar o problema que pode resultar destes fenómenos, indicou o chefe de desenho do Chang E I, Ye Peijian. A temperatura no satélite irá descer a 130 graus abaixo de zero e os eclipses são um verdadeiro desafio para o funcionamento de várias peças do equipamento, disse Ye Peijian.
Outro desenhador do satélite, Rao Wei, apelou à calma indicando que a sonda foi testada para fazer frente a esta descida de energia e está dotada de baterias que vão servir de alimentação energética caso seja necessário. Além disso, durante os eclipses alguns componentes da nave vão ser desligados para poupar energia.
Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua, Terra e Sol se alinham, impedindo que os raios solares cheguem ao satélite lunar. O Chang E I foi lançado a 24 de Outubro da base espacial de Xichang, sudoeste da China, entrou em orbita lunar a 05 de Novembro e as suas primeiras fotos da Lua foram tornadas públicas no passado dia 26 de Novembro pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.
Baptizado com o nome de uma deusa chinesa, que segundo a lenda viajou à Lua, o aparelho vai examinar o solo lunar e irá elaborar um mapa tridimensional do solo. Antes de continuar as suas missões lunares, com o segundo envio de sondas lunares em 2012, a China vai lançar em Outubro de 2008 a sua terceira nave tripulada, a Shenzhou VII.

© 2007 LUSA
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
0,1020,1029323,00.jpg


Chinese probe photographed the moon link

The Chinese space probe "Chang'e 1" has its first pictures of the moon and the earth gefunkt. "Der mehr als 1000 Jahre alte Traum des chinesischen Volkes, zum Mond zu fliegen, beginnt, wahr zu werden", sagte Regierungschef Wen Jiabao. "The more than 1000-year-old dream of the Chinese nation to fly to the moon, begins to be true," said Prime Minister Wen Jiabao. Es ist der Auftakt eines ehrgeizigen Raumfahrtprogramms. It is the prelude of an ambitious space program.

The mission of the probe "Chang'e 1" marks the beginning of an ambitious ten-year program for the exploration of the moon, in which China also has a robot to the moon and then send back to Earth. In fünf Jahren ist die Landung eines Mondfahrzeuges und 2017 der Transport von Gesteinsproben zur Erde vorgesehen. In five years, the moon landing of a vehicle and 2017, the transport of rock samples to Earth.